21jun

Suplementação para Mulheres: Conheça os suplementos mais indicados para o público Feminino

Suplemento, suplementação para MulheresOlá pessoal! Resolvi abordar novamente em um tema direcionado ao público feminino e, dessa forma, me aprofundar em algo que sempre friso a importância nos demais artigos, a suplementação.

As verdadeiras marombeiras possuidoras de conhecimento eu excluo dessa questão específica, porém a seguinte pergunta, respondo com frequência quando se trata de mulheres: AH MAS SE EU TOMAR ESSE TRECO EU NÃO VOU ENGORDAR NÉ?

Gafanhotas inocentes, possuidoras do dom divino da beleza e de sede por evolução física e mental, lhes darei com muito carinho o que falta para que atinjam seus objetivos estéticos, a maravilhosa e edificante, INFORMAÇÃO, a qual espero, sinceramente, que posteriormente seja transformada em conhecimento, queridas fêmeas que enfeitam nosso mundo másculo dos ferros.

Ainda não entrando no nosso tema principal, vamos deixar claro a vocês senhoras e senhoritas, que nenhum tipo de alimento nesse mundo engorda. Mais específico ainda, NENHUM macronutriente engorda. O que são esses benditos macros? São as proteínas, carboidratos e lipídeos, vulgo, gorduras.

Mas como assim, carboidrato não engorda? GORDURA NÃO ENGORDA? Não. O que engorda é o EXCESSO e a má escolha de quais fontes usar.

Certo, mas então me dê um exemplo prático?! Azeite de oliva é uma fonte de gordura que se usada na quantidade correta será benéfico para seu corpo. Como também a batata doce é uma boa fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, que seria uma boa escolha para o seu dia-a-dia, exceto, claro, no pós treino e no desjejum, que seriam os horários nos quais nosso corpo necessita de carboidratos simples, de rápida absorção.

Para cada objetivo há um certo protocolo a se seguir. Melhor ainda, para cada indivíduo há um certo esquema praticamente específico de se montar uma dieta, pois sempre a individualidade biológica necessita ser respeitada.

Objetivos pelos quais gosto de dividir minhas orientações são: DEFINIÇÃO MUSCULAR E HIPERTROFIA.

Amigas, que mais uma vez fique claro, a DIETA é muito importante para que conquistem o corpo dos seus sonhos, e sem dúvida nenhuma a prática de uma atividade física e o devido repouso também. A suplementação entra como um UP nessa combinação de estímulos. Então, suplementar sem antes ter uma dieta bacana será jogar seu tempo e dinheiro fora.

Sendo assim, o ideal seria que todos pudéssemos contar com uma equipe de profissionais que trabalhassem em prol da nossa evolução física. Mas como a grande maioria dos leitores não são Eike Batista e Bill Gates prefiro falar no melhor custo x benefício.

Agora, vamos entrar em uma situação hipotética para depois iniciarmos algumas sugestões de como suplementar de acordo com seu objetivo.

Vamos supor que estou lidando com 2 tipos de mulheres, uma delas busca hipertrofia e a outra definição muscular. Agora vou dizer o que a fêmea 1, da HIPERTROFIA, já tem, sendo então:

  1. TREINO ADEQUADO A SEU OBJETIVO E PARTICULARIDADES;
  2. DIETA HIPERCALÓRICA E HIPERPROTÉICA;
  3. REPOUSO IDEAL.

Então essa senhorita tem um rendimento médio e gostaria de investir em suplementação, o que deveria usar para acelerar seus ganhos de massa muscular? Do meu ponto de vista, colocarei em ordem respectiva de importância o que e como usar.

 

Suplementação para Mulheres

 

SHAKE DE PROTEÍNA DE RÁPIDA ABSORÇÃO + CARBOIDRATO SIMPLES

Tradução: Whey Protein + Dextrose

Quando usar: imediatamente após seu treino com pesos e logo que acordar.

Banner Gif HTPro WheyPor que usar: no pós treino seu corpo necessita urgentemente de nutrientes para que possa iniciar o processo de recuperação muscular, sendo que alimentos sólidos normais tem absorção mais lenta que este tipo de shake. No desjejum é o mesmo sentido, seu corpo passou em média 8 horas em jejum, necessita urgente de nutrientes.

Dica: whey protein é uma proteína extraída do soro do leite. Há todo um processo para que chegue na loja bem bonitinha no potinho para você comprar, então pelo amor de São Anabolismo das Causas Impossíveis, não use leite. Whey não é pra ser gostosinho igual nescau, é pra ser absorvido rapidamente, então misture cerca de 300ml de água num shake contendo 1 scoop de whey e no mínimo 1 scoop de dextrose.

 

CREATINA

Quando usar: juntamente com seu shake pós treino, 5g é a dose padrão.

Por que usar: não vou explicar nada fisiologicamente e nem falar sobre ATP, então explicando de forma bem simples e bruta, a creatina vai auxiliar no processo de recuperação muscular e no ganho de força.

Dica: tome no mínimo 3L de água pura, por dia, quando estiver administrando creatina, poupe seus rins, eles agradecem.

 

PROTEÍNA DE ABSORÇÃO GRADUAL ANTES DE DORMIR

Tradução: Caseína/Albumina.

Quando usar: antes de dormir, gafanhota.

Por que usar: para evitar que seu corpo passe tanto tempo em jejum e promover um sono mais anabólico, lembrando que o músculo cresce no descanso.

Dica: Syntha 6 é uma boa opção, sendo que a absorção total do produto dura cerca de 8 horas.

Gafanhotas hipertrofiadas, é claro que há mais opções, mas em relação a custo x benefício é o que teríamos para dar um belo up no seu processo de construção muscular.

Agora vamos a fêmea 2, que busca definição muscular. Hipoteticamente ela já possui:

  1. TREINO ADEQUADO A SEU OBJETIVO E PARTICULARIDADES;
  2. DIETA HIPOCALÓRICA E HIPERPROTÉICA;
  3. REPOUSO IDEAL.

Mesmo esquema, vamos à suplementação com bom custo x benefício:

 

SHAKE DE PROTEÍNA DE RÁPIDA ABSORÇÃO + CARBOIDRATO SIMPLES

Dica: mesmo esquema da galera da hipertrofia, porém o objetivo principal seria evitar o catabolismo muscular, que é frequente em dietas visando definição. Catabolismo seria quando o músculo usa a si mesmo como fonte de energia. Importante nessa fase será usar menos carboidrato que na fase de hipertrofia, sugiro algo em torno de 15-20g.

 

POLIVITAMÍNICOS

Quando usar: no desjejum.

Por que usar: geralmente em dietas hipocalóricas há restrição de muitos alimentos, sendo que o indivíduo acaba negligenciado o uso de algumas fontes importantes de vitaminas, então o polivitamínico irá preencher os espaços vazios.

Dica: nesse tipo de dieta, é comum que o indivíduo fique estressado pela baixa quantidade de carboidratos na dieta, sendo que em situações de stress o corpo libera um hormônio extremamente catabólico, conhecido por cortisol. Dessa forma, abuse da suplementação com vitamina C, pois o uso de cerca de 3g dessa vitamina reduz bastante os efeitos maléficos desse hormônio, além de claro, prevenir gripes.

 

TERMOGÊNICOS

Quando usar: cada produto tem sua particularidade, a maioria usa – se em jejum, porém deve – se ler a sugestão de uso de cada produto e suas especificidades.

Por que usar: termogênicos aceleram o metabolismo, ou seja, queimam as calorias extras.

Dica: jamais use além da dose recomendada pelo fabricante, cada produto tem certas combinações específicas de ingredientes, então não ache que o dobro da dose irá gerar o dobro de resultados, o que acarretará será o dobro de efeitos colaterais. Então tenha bom senso e juízo.

Ok gafanhotas, torneadas e longilíneas! Tenho apenas algumas considerações finais para que possam ir passear nas lojas de suplementos e serem felizes.

Uma delas é: treino, dieta e repouso estão acima de qualquer suplemento existente no mercado.

Para as suplementofóbicas eu aconselho que deixem de ser mulheres das cavernas e desfrutem dos benefícios da ciência, suplementos nunca substituirão alimentos e o contrário também vale. Então, a combinação de ambos será extremamente benéfica a vocês. Parem de viajar achando que tudo engorda e que depois que parar de usar as coisas, vão voltar a ser como antes.Banner Gif HTPro Creatina Bom, nada é para sempre, se você comprar um guarda chuva e sair andando em um dia chuvoso provavelmente não irá se molhar, mas não adianta depois de usar 3 horas seguidas achar que já pode viver sem o guarda chuva e será impermeável, não. Mesma coisa vale para a dieta, se fizer dieta por anos, terá seu belo corpo por anos, caso um dia jogue tudo para o alto, os seus seios e bumbum vão todos para baixo, não há como fugir disso.

E a dica mais importante de todas, consulte um nutricionista ESPORTIVO ou um NUTRÓLOGO. São estes os profissionais que darão o melhor para vocês, pois como eu já disse, nada mais importante que a individualidade biológica, cada uma de vocês é um ser humano único e com características muito específicas, não pequem nisso.

Então é isso mulherada, tentei ser o mais breve e simples possível, meu objetivo sempre é que vocês entendam o que quero lhes passar, não me importo em mostrar que sei algo usando termos técnicos e palavras de difícil leitura, me importo sim em ajudar. Se houver alguma dúvida específica, fiquem a vontade aqui ou até mesmo no meu facebook. Porém é claro, o artigo está aqui, não adianta vir com perguntas gerais que não irei ter tempo nem paciência para responder, sejam específicas que terei o maior prazer em ajudá-las.  No mais, treinem como monstras, comam como uma leoa e durmam como ursas.

 

E lembrem – se gafanhotas, treino sem dieta e uma boa suplementação é como um carro sem pneu.

NO EAT NO GAIN.   Beijão e bons treinos!

 

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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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59 comentários em “Suplementação para Mulheres: Conheça os suplementos mais indicados para o público Feminino

  1. Ai que lindo amei o artigo ;D já malho a um bom tempo suas dicas é mara! mas uma duvida vou começar a tomar o BCAA quando devo tomar no pré ou no pós treino ? obg ;*

    1. Olá, geralmente o BCAA se toma antes e depois do treino ou em outros horários dependendo da recomendação do nutricionista. Em todas as embalagens possui instrução de uso, recomendação e a quantidade que deve ser ingerida e seus respectivos horários. Como muda um pouco para cada marca a ideia é que você siga a instrução de acordo com a embalagem do produto que você vai comprar.

  2. E as cheiinhas que querem queimar uma parte da gordura (abdominal e das costas ) e ganhar massa nas pernas ?
    Desculpa se vce colocou isso e eu nao prestei atenção , e abg desde já.

  3. Adorei o artigo, aliás, adoro nosso blog (nosso, porque leio tanto que sinto como se fosse um pouquinho meu também, com todo o respeito), vou passar adiante, e sempre se lembre de nós, mulheres marombas que amam treinar!! Brigadão!

    Bjs e um super ano pra você, com muito mais artigos maravilhosos!!!

    1. Muito obrigado pelo carinho Verinica!
      Leitores como você fazem com que o DT tenha a responsabilidade de adicionamos mais e mais posts!
      Continue acompanhando o Blog, pois sempre vamos trazer novidades pra vocês! Tenha boas leituras e ótimos Treinos!!! Abraço.

  4. Ameeeeeiiiiii o artigo, vc consegue falar serio brincando, é muito divertido, rsrsrsr. Depois me fale mais sobre a a creatina, to querendo tomar mas to com muitas duvidas e medo. Bjim

  5. Olá, Top essa explicação…
    Mais gostaria de saber um seguinte.
    Eu me encaixo na FEMEA 1, e queria saber se poderia trocar a creatina por um bcaa?
    Porque ja tomei algumas creatinas e num surtiu muito efeito (fiz a dieta direitinho recomendada pela nutricionista por 5 meses cada e suplementando mais mesmo assim não senti efeito)!
    Então, posso trocar por um bcaa ou não ?

    1. A CREATINA e o BCAA tem objetivos totalmente diferentes!
      Tem que ver se a creatina que você usou é de qualidade.. tem muitas no mercado que não valem nada!

  6. Olá, querido. Belo texto. Como nunca tinha lido?
    Comecei com a suplementação. Perdi 28kg e sou corredor de longas distâncias. O consumo de massa magra é avassalador e tive que virar um consumidor de Whey. Uso no pós-treino. 30g+60g de Dextrose e tenho uma dieta que só faz uso de carbos de alto IG em pré-treino aeróbico ou em quantidades muito pequenas antes da musculação. Mas não quero saber de mim.

    Essas medidas também servem para minha namorada? Ela tem 155 e 59kg e deseja hipertrofia. Ela vem correndo comigo e também almeja distâncias um pouco dolorosas como 10k que daria quase 1h de corrida, somada a treinos que vão de 30min a 1h30. Mulheres ativas fisicamente são muito diferentes de homens nas mesmas condições. Ela faz musculação três vezes por semana com um trabalho forte de pernas e um mais leve e amplo para costas e membros superiores em geral.

  7. Oi adorei este post, muito informativo, mas tenho uma dúvida, eu treino há 2 anos com objetivos hipertróficos e tive excelentes ganhos no começo com Mega pack+dextrose+albumina, depois passei a tomar Creatina+dextrose+Bcaa+Mega pack+albumina e também tive excelentes ganhos mas resolvi maneirar nos suplementos e simplifica-los, estou querendo saber mais sobre a Glutamina. Se eu tomar Glutamina+dextrose+Bcaa+Whey e albumina vou ter melhores ganhos nos meus treinos ? Gostaria que me explicasse mais sobre a Glutamina . Obrigada beijos ;*

  8. Vc foi esclarecedor em muitos pontos.

    No meu caso especifico treinei 3anos de 3a4x na semana com suplementos, emagreci, ganhei pouca massa e mediana definição, pouco para minha dedicação.

    Mudei de foco!

    Sou pequena em estrutura óssea, tendência a ser magra, mas pode também ser uma FASLA MAGRA se não me conter, mas de modo geral sou disciplinada e focada.

    O que desejo? Ficar com musculatura enrijecida e definida, não tenho grandes ambições de coxas grandes, ate porque em mim não ficaria estético e natural, gosto do meu corpo, quero defini-lo, ou melhor desenha-lo!

    Vou 3x na academia para musculação e aerobico( esteira), gosto de correr e preciso descansar, não vivo para isto. A atividade física é que tem que tem que se encaixar em minha rotina.

    Alimento-me de 3 em 3 horas. Por gentileza como construo uma definição com músculos desenhados e durinhos, principalmente na parte interna das coxas que insistem em não obedecer.

    O que uso antes do treino , após o treino e antes de dormir, dou docente chego em casa tarde e não tenho aquela vontade de comer o que tem, poderia usar um suplemento especifico.

    Obrigada por contribuir com suas orientações.
    Grande BJ.

  9. NOSSA PERFEITO!!!!!!!! PARABÉNS, VOCÊ É CLARO OBJETIVO E MUITO SINCERO.
    aMO LER SEUS TEXTOS E SUAS EXPLICAÇÕES PASSO COM A NUTRICINISTA 1 VEZ POR MÊS, TERINO 5 DIAS POR SEMANA… MAS PASSO AQUI SEMPRE PARA TIRAR AS DUVIDAS QUE SEMPRE FICAM NA CABEÇA.. POR EXEMPLO VOU LEVAR NOVOS NOMES A MINHA NUTRICIONISTA SOBRE OS SUPLEMENTOS IDICADOS AQUI E SOBRE A ALIMENTAÇÃO NO GERAL….
    MUITO OBRIGADINHA VC EH D+++++++++++

  10. Adorei as dicas vou começar a malhar e meu objetivo e a hipertrofia, quero ficar com corpão dos sonhos e vou colocar suas dicas em prática principalmente DIETA. BJS

  11. Olá, estou pensando em começar a tomar suplemento, mas só frequento a academia 3 dias na semana, devido ao falta de tempo. Gostaria de saber se mesmo não treinando todos os dias, o uso é recomendado.

  12. Oláa,tenho 22 anos estava treinando aqui no meu condominio 2 semans em seguida quando comecei um mal-estar,fui parar o hospital ,tava produzindo o cortizol,tomei 4 soros.O medico disse que meu ritmo estava mto exagerado,alem do stress… E desde daí fiquei com receio de voltar p academia,fico babando qndo vejo uma mulher bonitona na TV…Eu sinto muitaa fomeee,e fico muito fraca nos treinos.Queria saber o que eu devo tomar??? quero ganhar massa magra , malhar direitinho sem passar mal ou sentir sensacao que vou desmaiar…???

  13. Bom, eu treino todo dia, pra ganhar definicao apenas, porém ja tentei tomar whey protein
    e toda vida dps de tomar vomitava. depois diminui de 500 ml pra 200 tbm ficava ruim dps de tomar.
    Depois descobri q fico ruimm com barra de proteina, e ai o que fazeR? :P

  14. Parabéns pelo artigo, bem explicado e de forma simples para aquelas que ainda estao se iniciando nesse vasto universo dos suplementos. Já treino há 3 anos e mais ou menos 2 venho variando entre vários suplementos e marcas, me adequando com o que há de novo no mercado. Mas sempre utilizando essa base: Whey, Bcaa, dextrose ou malto (nunca entendi muito bem a diferença entre as duas, rs). Vou começar a investir na albumina antes do descanso anabólico, nunca fui muito fã por causa dos colaterais (kkkkkkk) então geralmente utilizo whey, porém de avaliar o custo a albumina sai mais em conta…
    Enfim, parabéns pelo site e pelas matérias, sempre bem escritas e de fácil entendimento..
    Abraços e bons ganhos
    Isabella

  15. Parabéns pelos artigos! Minha dúvida é: Tomo whey apenas depois do treino, mais como acho o gosto muito ruim, eu bato o whey com água e uma banana! O que você acha? A banana atrapalha a digestão do whey?

  16. Ola..ótima matéria…
    O meu caso seria definição muscular, na parte de shake de proteina + carboidrato simples, devo tomar no desjejum e pós treino??
    obrigado!!!

  17. Qual a melhor marca de Whey Isolate na sua opinião? Tomo um da Six Star que encontrei aqui nos Estados Unidos. 30g de proteína por dose. Agradeço! :)

  18. Gostaria de um esclarecimento sobre o Syntha 6, pois, tenho pretensão de tomar, porém, há muitas divergências quanto ao que tenho ouvido de alguns profissionais, que falam que o glúten presente nesse suplemento irá fazer com que eu engorde.

  19. Amei a sua matéria, estou longe da academia a 2 anos sai quando engravidei depois pela jornada de escritório, casa e filho não consigo encontrar tempo para ir a uma academia, tenho uma vida muito agitada e corrida. Não consigo ganhar peso, faço alguns exercícios em casa, você poderia me indicar algum suplemento que me ajude a ganhar massa ou até mesmo peso. Nem na gravidez eu engordei, no terceiro dia apos o parto só faltava dois kilos para voltar ao meu peso e perdi os dois na mesma semana. Quando eu malhava meu instrutor me falou sobre os Hipercalóricos, mas não cheguei a comprar pela duvida, pois existem milhões de marcas.

  20. Amei a matéria, malho há 3 anos e nunac consegui resultados satisfatórios, quero ganhar 3 kg e não consigo. Tomo albumina batida com banana e leite pela manhã, antes do treino tomo 2 capsulas de bcaa, depois do treino + 2 capsulas de bcaa e uma dose de whey protein,. Depois de tanto tempo malhando e não vendo resultado esta me deixando desestimulada! preciso de um help!!!

  21. Já utilizo o Syntha 6, mas na parte da manha, antes de dormir utilizo a proteína de lenta absorção, no caso a albumina mesmo. Prejudica o efeito de alguma se eu tomar a albumina junto com um scoop de Syntha 6 com água de dormir ?

  22. Vou iniciar agora! Essas dicas valeram bastante, quero definir minha musculatura, meu namorado é fortão me sinto muito pequena ao lado dele espero conseguir o meu sonhado corpo, obrigado pelas dicas!

  23. Boa Noite, minha duvida é o seguinte tenho 16 anos e minha nutricionista é totalmente contra qualquer tipo de suplementos , porem meu objetivo maior é definir a barriga , já deu uma lida do seu artigo Redução de gordura abdominal achei ótimo, tento seguir a dieta em minha opinião é o obstaculo maior a ser passado não sei se é por causa de minha idade , enfim pretendo começar a tomar TERMOGÊNICOS e o Whey Protein + Dextrose , mas tenho muitas duvidas se é exatamente oque devo tomar ! ou se continuo apenas com os treinos e a dieta .

  24. Olá, faço academia á 8 meses estou tomando suplemento FEME PACK, gostaria de saber se esse suplemento funciona ou se não, pois já pesquisei e alguns sites dizem que sim outros sites dizem que não e eu realmente não sei.. Aguardo resposta, obrigado!

  25. Vou seguir a risca as suas instruções!
    Erica, se você não tendeu o que ele disse me desculpe, você deve ser preguiçosa para ler.. pois ele colocou etapa por etapa e tudo muito claro e explicado.

  26. Ótimo artigo, me deu uma luz incrível. Já estou malhando há 2 meses, mas não consigo ver resultados com musculação. Além disso, perco peso e continuo com aparência de sobrepeso. Muito provavelmente eu estou perdendo mais massa magra do que deveria junto com a gordura, já que precisei fazer algumas dietas bem restritivas.

    Meu objetivo é simplesmente emagrecer sem flacidez. Agora estou a uns 5kgs do meu objetivo, mas já se foram 15 e bem, o corpo sente esse baque. Eu só quero definição muscular, principalmente para braços. Tudo o que entendo de suplementação é o que acabei de ler aqui. Você teria algumas opções de whey para sugerir? Não tenho noção de como escolher, e também não posso dar 200 reais se o produto não durar, pelo menos, 3 meses.

    Desde já, obrigada!

  27. Seus posts são muito divertidos além de serem informativos!
    Sempre dou muitas risadas com o seu bom humor!!!! kkkkkk ( calma gafanhota!) hahahaha, mas por que este apelido “gafanhota” gostaria de entender melhor para aumentar as risadas…. Muito bom! Sucesso! ah, e tenho uma perguntinha….. vc já fez algum post sobre aqueles whey protein próprio para mulheres?

  28. Parabéns pelo artigo! Quero fazer uma pergunta: ha muitos anos, não durmo mais que 4 horas por noite, é possível obter resultados mesmo assim? De resto já estou fazendo tudo direitinho. Abraços.

  29. muitoo legal,antes eu estava fazendo errado pois nao sabia q para tomar WHEY era so com água,antes eu tomava com leite…q absurdo! pois eu nao sabia… Muito legal esses auxilios q vcs dao,nos ajudao bastante is very nice seu web site parabens.
    Thanks XX

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