27maio

Musculação na Prevenção e Tratamento de Lesões

Musculação na Prevenção e Tratamento de LesõesEstá muito enganado quem acha que a academia é só para quem quer ficar forte e repleto de músculos. Hoje irei descrever um pouco sobre outra função muito importante da musculação, a prevenção de lesão e reabilitação das mesmas.

Lesões em músculos, tendões, articulações, ligamentos e ossos que ocorrem com facilidade no esporte ou no dia-a-dia, seja por desequilíbrio muscular, atrofia, encurtamento, uso excessivo entre outros. Falar em prevenção pode ser complicado, porém um trabalho de fortalecimento muscular faz com que o corpo seja capaz de suportar um maior impacto e tenha mais preparo, para que dessa forma o risco de lesão diminua.

É importante ressaltar que cada caso é um caso. Pessoas com músculos abdominais e dorsais enfraquecidos são mais propensas a desenvolver uma lesão nas costas ou um desvio na coluna, que poderá se tornar algo mais sério (artrose, hérnia de disco), problemas clássicos para quem fica horas na frente de um computador, por exemplo.

Na terceira idade é muito comum ver casos de lesões devido à osteoporose, atrofia muscular e perda de equilíbrio, nesses casos a musculação ajuda com o aumento da massa óssea, fortalecimento e flexibilidade muscular. Como obtemos esses resultados? Com exercícios de resistência, força e proprioceptivos.

Mulheres têm mais facilidade para desenvolver problemas no joelho e no tornozelo, primeiro por causa do ângulo entre o quadril e o joelho (conhecido como Ângulo Q), e também pelos famosos saltos alto que não os deixam em uma posição anatomicamente correta. Mas com exercícios de fortalecimento de quadríceps e propriocepção o esforço exigido durante o dia será suportado, consequentemente, evitando algumas lesões e dores nessas articulações.

O que eu considero mais importante é que na musculação você irá adquirir força e criar consciência para certos movimentos, que quando realizados durante o dia a dia podem ocasionar lesões, como ao se agachar para pegar algo pesado ou levantar algo por cima da cabeça.

 

Lesões Vs. Reabilitação

 

Quando a lesão é mais séria, o tratamento começa na sala de fisioterapia, onde aos poucos os movimentos da articulação e/ou músculos lesados vão sendo recuperados. Após essa etapa ou quando a lesão não é tão grave, o tratamento continua com a musculação para que ocorra a recuperação da força perdida e do equilíbrio muscular.

Se você vive fugindo da academia, é importante entender que ela pode ser muito útil a você. Por isso, é cada vez mais comum ver profissionais de fisioterapia dentro do ambiente de musculação. Com um trabalho mútuo a recuperação é mais rápida e segura.

Procure um bom profissional, porque apesar da musculação ser capaz de prevenir lesões ela também pode ser a causa, se não realizada corretamente. Bom Treino!

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Um comentário em “Musculação na Prevenção e Tratamento de Lesões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *