26 jul

Musculação pode emagrecer SIM!

musculacao-pode-emagrecer-simMuitas pessoas preocupadas em emagrecer acreditam que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois embora haja uma perda da porcentagem de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular), podendo não apresentar perda de peso na balança.

Saiba que emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação faz. Afinal, você prefere emagrecer e ficar com o corpo flácido e fraco ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e atraente?

Estudos asseguram e a prática comprova, que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de, na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.

Em relação ao gasto calórico, numa caminhada moderada de 1 hora você pode eliminar de 200 a 300 kcal. Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de kcal (dependendo de cada metabolismo).

Após o exercício aeróbio, nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.

Vimos que a musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

Para você ter uma ideia, 1 kg a mais de músculos (que não é muito fácil de conseguir) consome 15 kcal extras por dia. A longo prazo ( mais ou menos 10 meses) se você conseguir ganhar 2kg de músculos, poderá perder 8400 calorias. Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. É claro que a dieta alimentar também é necessária, tornando o resultado mais rápido.

Sem dúvida, o melhor que se tem a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, à musculação e aos alongamentos, num programa adequado às suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, tornando indispensável uma avaliação e acompanhamento de profissionais preparados para lhe atender.

Comprovadamente, a musculação é um excelente meio de reduzir o percentual de gordura, mas os benefícios não se resumem a isso apenas. O treinamento com pesos estimulará a síntese de proteínas musculares melhorando sua estética e as funções do aparelho locomotor. Além disso, os benefícios obtidos com o uso de exercícios resistidos serão mais duradouros, devido à manutenção e até mesmo elevação do metabolismo de repouso, que parece ser relacionado com a massa muscular.

Enfim, tendo em vista os inúmeros benefícios proporcionados pelos exercícios com pesos, é recomendável que se perca o medo da sala de musculação e descubra as maravilhas que lá o esperam.

O post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

49 comentários em “Musculação pode emagrecer SIM!

  1. Concerteza Emagece, eu emagreci 2 Kg em 1 semana, fazia Series de 15 repetições, e tinha uma alimentação balanceada, nao corri e nem fiz bicicleta apenas musculação.

  2. é muito bom saber sobre isso,as faço musculaçao e exercicio aerobicos como 1 hora de esteira e 1 hora de transport, e as vezes faço musculção pois tenho medo de ganhar peso,sabendo q a massa magra pesa mais q a gordura e eu preciso emagrecer !!1 por favoe envie mais sobre isso para o meu imail,como perder peso e esculpir o corpo com saúde !!!

  3. Concordo muito, eu fazendo apenas musculação em 2 anos consegui emagrecer cerca de 30kg. Pena que fiquei parado um tempo ai acabei engordando um pouco de novo, mas como ja conheço a eficaz da musculação to treinando serio novamente em busca de uma melhor estética e saúde.

  4. Adorei! Serviu como estímulo! Informações detalhadas com palavras de fácil entendimento! Parabéns! Continue publicando artigos como esse que ajudará muitas pessoas!

  5. Muito bom, essas dicas tem sido um incentivo as atividades fisicas,a treinos realmente verdadeiros, e a mim principalmente, um grande incentivo a fazer alem do treino aerobico e pump, aderi a musculação.

    Valeu dicas de treino

  6. Muito boa a dia, essas informações são de grande valia, agora poderia passar um tipo de dieta para quem faz esse tipo de treinamento. pois se tem que diminuir na alimentação e o corpo pede ainda mais pra alimentar-se fica muito dificil nao seguir a dieta a risca.

  7. Olá, eu faço musculação a 5 meses com intuito de ganhar massa nos membros inferiores e afinar a cintura, aumentei sim quadril de 90 p/ 92 mais tambem aumentei a cintura de 61 p/ 65.Não quero que isso aconteça! Faço 5 min de bicicleta com carga e 4 min de eliptico e depois vou fundo na musculação, 3x por semana. Não toma nenhuma suplementação. Alguma dica para que eu alcance meu objetivo de 58 cm de cintura e 96 de quadril?

  8. Musculação é igual a ganho de massa muscular. Fazer 5 minutos de bicicleta e 4 de elíptico é o mesmo que nada, serve porcamente pra aquecer pra musculação. Talvez você deva fazer mais exercícios aeróbicos pra reduzir medidas na cintura e reavaliar o tipo de exercícios que você anda fazendo na musculação.

  9. Faço muculação há 02 anos direto de 3 a 4 vezes por semana, com o objetivo de ganhar massa muscular. Tenho 52 kg e 1,66 cm, já troquei a série várias vezes, troquei o professor e nada de ganho de maasa muscular, quando há alguma diferença é pra menos! tomo Whey protein concentrado da Age e ômega 3. Vou começar a tomar bcaa será que ajuda?

  10. É, eu não faço exercícios aeróbicos. Não tenho tempo! Ou faço musculação ou faço aeróbicos!
    Não tomo suplementos, pois não tenho dinheiro para os manter, Então meu ganho de massa magra (quase 2 anos) é ínfimo.

    A barriguinha meio estufada. Penso em fazer, ao menos, abdominais. Não tenho tempo de fazer musculação + aeróbicos.

    Sugestões?

  11. em Julho iniciei na Academia.Estava com 124kg.Nenhuma calça servia mais. Hoje estou com 116kg.Entro de novo nas calças q.não serviam, faço esteira por 35minutos diarios com trotes de 15minutos, na esteira.depois faço aeróbicos. muitas frutas, linhaça, e granola,leite desnatado, e Ceva só sabados.estou ficando legal!

  12. Sou aluno de musculação a mais de 20 anos e ja treinei em varias academia em Maceio é sempre bom esta aprendendo com os profissionais para tambem ter conhecimento.

  13. boa tarde, eu gostaria de tirar uma dúvida, talvez alguém possa responder algumas dúvidas a respeito da musculação para mim:
    eu treino musculação a 6 anos e meio, comecei treinar para emagrecer, na época estara com aproximadamente 121 kilos e 150 centimetros de barriga na altura do umbigo, em pouco menos de 2 anos cheguei aos 92 kilos e 100 cm de barriga, tive e parar por motivos pessoais por um periodo de 1 ano e meio e voltei a treinar novamente a 2 meses, estava com 98 kilos e agora estou com 101 kilos e 700 gramas, porém estou me sentindo mais magro, perdi 8 cm na barriga, estava neste retorno com 120 cm, me sinto mais magro, to tendo de usar cinto em algumas calças, as camisetas e camisas estão mais soltas, porém estou ficando mais pesado, o que esta acontecendo, meu treino é com 3 repetiçoes, carga moderada para fazer um pouco acelerado, treino peito/biceps na 2ª – costa/triceps na 3ª – perna/abdominal na 4ª – ombro e triceps e biceps na 5ª e na 6ª perna e abdominal, porém não estou alcançando meu objetivo de emagrecer, não como massas, doces, frituras e não consumo bebidas alccolicas, refrigerantes, coisa e tal, me alimento de arroz e outros integrais, sucos naturais, café, frutas, alguns tipos de saladas, não consumo carnes vermelhas em excesso, somente 1 a 2 vezes por semana, alguem pode me ajudar a esclarecer essas dúvidas.

  14. Daniel, a sua preocupação deve ser primordialmente na perda de gordura e ganho de massa magra. Esqueça a balança e se possível compre um aparelho medidor de gordura. Por isso você está se sentindo mais magro quando veste suas roupas, porém mais pesado quando sobe ana balança. Você adquiriu massa magra e isso é ótimo! Outra coisa, não é necessário cortar demais o consumo de carnes vermelhas, e sim a quantidade de carboidrato que você está ingerindo. Arroz e frutas como banana, abacate e manga podem ser saudáveis mas contém muita frutose e carboidrato. Prefira morango, maçã, mamão e aumente a ingestão de verduras, legumes e proteínas em sua dieta. Continue seu treino e tente focar mais na perda da GORDURA corporal e não do peso na balança. Boa sorte e força!!

  15. Olá,sempre treinei musculaçao mas ja faz quase um ano q parei.Emagreci bastante pois mudei minha alimentaçao por conta própria e acabei ficando flacida.Tenho uma filha q me ocupa muito o tempo,como estamos chegando no fim do ano vou sempre à praia e gostaria de saber se caso eu começar a treinar agora em novembro até dezembro vou ter algum resultado no meu corpo?Ñ quero milagre mas só uma mudança nas pernas e bumbum.

  16. Pura verdade! Malho ha 2 anos e sempre fiz exercícios aeróbicos para emagrecer, fazia aulas e malhava uma ficha leve, me empenhava mais no aeróbico do que na musculação, e apesar de notar uma diferença nunca consegui perder aquela barriguinha. Mas há uns 4 meses resolvi investir mais pesado na musculação e diminuir meu treino aeróbico, e posso dizer que vi mais resultado nesses últimos 4 meses do que no ano anterior inteiro. Com certeza uma musculação pra valer, com dedicação e esforço gera um ótimo resultado!

  17. Ola, eu malho a um tempo ja, e sempre procuro fazer a aerobica alinhada com a musculação.Pois assim como vou perdendo vou torneando,alias nao da pra ficar magra e toda molenga nao é mesmo??????rsrs
    Ta sendo Otimo.
    Ahh e eu estou malhando no periodo matutino,chego antes das 6 na academia, pois as 7:30 tenho que estar no trabalho.
    E pra mim que ja malhei anoite, pela manha é muito melhor que anoite,fico muito mais motivada, ao contrario que todos pensam que pela manha da aquela preguiça.rs

  18. bom ja fiz academia antes, e por motivo de saude fiquei parado por 3 anos por isso acabei engordando, hoje faço academia em casa tenho aparelhos e busco malha todos os dias da semana menos sabado e domingo, tomo L.A Linoleic Acid da midway, é um suplemento alimentar para ajudar na rudução de peso, desde quando voltei a treina, não perdi muito peso, mas ja veoje tennho 123cjo a diferença eu antes de malha eu tinha 136cm de barriga hoje tenho 123cm, de braço eu tinha 33cm hoje estou 44cm, estou perdendo muita gordura localizada, e criando gordura magra, roupas que não servia ja estão servindo, e o melhor as pessoas que comigo convive ja notam a diferença, bom eu recomendo faça musculação mais passe pelo seu medico, e procure um proficional para lhe ajudar com os exercicios, faço em casa porque ja frequentei muito uma academia, mas quando tenho duvida , vou a academia de um amigo tirar as duvidas… muscxulação tudo de bom…

  19. Dúvida sobre perder peso sem perder massa: aeróbico de 30 a 40 min e musculação com peso alto, poucas repetições e pequenos intervalos, alé de alimentação, é isso? Mas faço o que primeiro, a musculação ou aeróbico? Vou na academia terça quinta sexta sab e dom, qual a sugestão de treino? Obrigada e parabéns!

  20. Já vi muita gente falando que não emagrece, mas, como experiência própria eu estou malhando a dois meses, e já perdi 2 kilos de massa gorda. Sem regime, mas eu ganhei quase três quilos de massa magra. Minha personal disse que quanto mais massa magra eu ganho, mais fácil eu queimo gordura.!

  21. ola pessoal eu tenho 1,78 de altura e 90 kilos mas tenho muita dificuldade de secar o abdome tambem nao consigo perder peso mas tambem nao ganho mais peso faço musculaçao pesada mais buscando a hipertrofia como faço pra perder um pouco mais de cintura ?

  22. Voltei a academia no dia 5 de fevereiro,tenho 1,86 de altura estava pesando 106 kg,hoje um mes e 10 dias depois , estou pesando 102 kg , e o meu corpo vem se definindo ! Alimentaçáo balanceada,trino de 50 minutos pela manha e muita diciplina, principalmente nos fins de semanas

  23. oi pessoal eu conseguir emagrecer 12 k em 5 meses de musculação dietas hoje ganhei 1k de massa magra entrei pesando 98 k hoje peso 87.4 kg me sinto melhor e definido

  24. estou fazendo a 6 meses mais estou pensando em desistir pois não concegui emagrecer,alguem tem alguma dica pra me ajudar? obrigado.

  25. Boa noite!

    Começa a fazer exercício aeróbico e musculação, iniciou em janeiro/2013 pesando 103 quilos, hoje estou com 93,1 quilos – faça corrida, elíptico e musculação, eu estava manequim 48/50 e hoje já estou manequim 44, acredito que tenha eliminado mais de 10 cm de barriga, fazendo abdominal – existem dias que não ir à academia em decorrência de audiências e compromissos logo cedo.

    Engordei 11 quilos desde que sai da faculdade há 7 anos e em 5 meses eliminei 12 quilos, creio que se continuar assim regrando a alimentação e nos exercícios eliminarei mais quilos, não tomo nenhum suplemento.

    Boa sorte a todos nós.

  26. Bom eu malhei em 2009 durante 6 meses emagreci 7 kg eu pesava 72 e fui pra 65 kg só que em cada mês eu perdia mais centímetros de cintura do que peso. Então parei devido a condição financeira mas mantive o meu peso. Em 2010 entrei de novo mas em 1 mês tive que sair pois engravidei estava com 67 bom ao final da minha gestação pesei 92 kg hoje após 1 anos peso 77 resaltando que tenho 1.56, sempre fui um pouco acima do peso mas minha meta é 60 kg vou começar a malhar novamente.
    Como devo começar? Alguém tem algum comentário de ajuda. Será que é possível alcançar essa meta?

  27. Parabéns ao site! Cheio de ótimas informações!
    Esclareceu minha principal dúvida: estou acima do peso, mas posso SIM treinar aeróbico + musculação (treino pesado para ganhar massa magra, que ajuda a eliminar, massa gorda, certo)?
    Obrigadão, #foco!

  28. Professor Luiz Nunes, muito bom seu artigo, você conseguiu expor um assunto científico de maneira esclarecedora e leve, tornando o texto gostoso de ler! Por favor, continue nos presenteando com artigos assim!

  29. Muito bom o artigo! Porém ainda tenho duvidas em relação a musculção, sempre que começo a fazer musculação acabo ganhando medidas e como meu objetivo é perder sempre fico frustrada… Faço 1 hora de aerobico e meu treino muscular sempre é 3 series de 15 com pouca carga. Por favor alguém me ajude, o que devo fazer?

  30. Olá Luiz, o seu artigo está pode estar até de fácil compreensão mas pode ser mal interpretado por quem não esteja ligado a esta parte do desporto. A musculação é sim um bom meio, porem não é tão eficaz como exercícios cardio/fitness, apenas serve de complemento a um treino organizado e correcto.
    Quem está preocupado com a perda de peso deverá focar-se em ter um treino equilibrado (dando valor aos exercícios como corrida e salto à corda com varias intensidades) mas a maior e mais importante parte deste processo todo é FORA do ginásio na alimentação que o cliente faz devendo evitar os hidratos de carbono principalmente.

    Comprimentos, Ricardo Bastos.

  31. Ola malho a mais ou mens um ano, fiz uma dieta e perdi 20 kilos, passei de 86 par 66, faço mais aerobica e queria dicas de como perde mais 6 kilos, me ajudemmmmmmmmmm..

  32. Boa tarde
    Estou com muitas dificuldades em conseguir resultados com musculação/aeróbicos
    Já consegui começar a correr (já corro entre 30 e 45 min)
    Porém cada profissional diz uma coisa:
    Não pode treinar perna em dia de corrida!
    Já outro fala o oposto: Tem que correr no mesmo dia que treina perna para dar descanso aos músculos no dia seguinte.
    Preciso muito de ajuda para montar um treino decente, a minha ideia é correr 3x semana e estou interessada em começar a fazer Muay Thai pra ver se emagreço um pouco mais…
    Como devo me organizar???
    Obrigada

    1. Cara Verusca o treinamento e muito pessoal o que e bom para você pode não ser para mim, eu te aconselho a procurar um profissional da área pois deve levar em consideração sua idade, peso, disponibilidade de tempo e qual resultado você tem em mente, boa sorte e não perca o foco, abraço.

  33. Muito bom artigo .. Alguém podia mostrar esse artigo para o Marcio Atalla da rede globo .. o cara é um frango e quer transformar todos que ele treina em frango também.. Se depender dele todo mundo só faz aeróbico e o minimo de musculação possível. Vi ele rindo de um rapaz que intercalava musculação e aeróbio em um dos treinos que ele elaborava pra um participante dessas especies de reality show de perda de peso, segundo ele deve ser feito 90% de aeróbio e se for preciso( que ele acha que não é ), um pouco de musculação.

  34. Olá amigos isso e um assunto em alta ultimamente,a musculação com tudo tem que ser aliada a alimentação, não adianta uma sem a outra, agora devesse levar em consideração que a estética não e tudo a saúde e o bem estar vem em primeiro lugar, pelo que li a maioria dos depoimentos colocam a estética em primeiro plano tenho 50 anos e posso assegurar aos amigos leitores que pensem pois o tempo passa, não se faz exercício só no verão precisamos tanto quanto a comida e descanso, abraço a todos.

  35. Olá, tenho 56 anos, peso 92 kg e tenho 1,70 de altura, estou flácida e, gostaria de fazer musculação. Há alguma restrição? Não sou cardíaca mas, sou hipertensa controlada. Vocês podem me informar que tipo de exercício seria mais viável para a minha idade. Além de ter que perder peso, preciso enrijecer minha musculatura. Em quanto tempo (fazendo com frequência) posso obter resultado?
    Por favor me orientem.
    Desde já agradeço.
    Alice

  36. Ola, eu tenho 53 anos e a um ano e meio comecei a frequentar uma academia por questoes de saude, mas acabei me apaixonando, mas so agora estou levando a serio minha alimentaçao. Procurei uma nutricionista e pedi para o professor a mudança do treino, ja consegui eliminar 5kilos, mas ja estava perdendo medidas e agora ainda mais. Faço musculaçao primeiro cerca de 1hrs.e depois aerobio por mais ou menos 1:45
    ,sendo que ou byke depois aula de ritmo ou esteira 1hr e transport 30min isto pela manhar e a noite faço tai boo nas terça e boxe na quarta e quinta. So que o ponteiro da balança esta demorando a se mexer, ouço dizer que estou me exercitando demais. Tambem tomo whey protein so pela manha. O que fazer. Obrigada.

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