30 jun

Cobavital: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Cobavital O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Cobavital é um medicamento anabolizante que contém na sua fórmula a Cobamamida. A função principal é auxiliar pessoas (de todas as idades) com dificuldades para engordar.

Praticamente livre de efeitos colaterais, graças a ausência de esteroides na fórmula, o Cobavital surgiu como proposta par auxiliar pessoas com dificuldades para ganhar peso.

A substância principal Cobamamida é a maior responsável para realizar este objetivo, pois trata-se de uma enzima que interfere no metabolismo de forma positiva principalmente sugerindo o anabolismo.

Muitas crianças e adolescentes que não desenvolvem peso e altura, de acordo com a faixa etária, são tratadas com Cobavital para corrigir déficits nestes períodos.

Adultos, em contrapartida buscam o Cobavital para outros fins, principalmente para ganhar massa que se transforma em shape interessante e definido com a ajuda de treinos específicos.

Entender como o cobavital funciona, conhecer suas propriedades, saber o que o consumo pode causar ao organismo e também quais os benefícios do medicamento, são todas propostas deste artigo.

Que ao ser preparado pela equipe Dicas de Treino é agora oferecido ao leitor com propósito educativo.

 

O que é o Cobavital?

 

O estimulante do apetite Cobavital é um remédio sintético, da classe terapêutica Orígenos com alto poder para incentivar o usuário a comer.

Mesmo se tratando de um anabolizante, não contém esteroides. E, por isso é recomendado, inclusive, para crianças a partir de dois anos de idade, que podem consumi-lo sob orientação médica.

Ectomorfos adultos também se beneficiam do medicamento, inclusive sendo usado como um dos principais para corrigir o organismo deste grupo.

Fisiculturistas e outras pessoas que precisam engordar, buscam pelo Cobavital e encontram vantagens significantes enquanto usam, principalmente por que não estão expostos aos efeitos severos de anabolizantes esteroides por exemplo.

Leia também:

OXANDROLONA (Anavar): para que serve, benefícios, colaterais e como tomar

Stanozolol (winstrol): para que serve, benefícios, excesso, colaterais e como tomar

Trembolona: para que serve, benefício, efeitos colaterais, como tomar

Na fórmula deste medicamento não são encontradas substâncias que possam interferir na quantidade de hormônios no organismo, como outros similares disponibilizados para ganhar massa.

E justamente são os elementos da fórmula do Cobatival que aumentam sua segurança no consumo.

 

Quais itens compõe a fórmula do Cobavital?

 

Os comprimidos pequenos deste medicamento, são pensados para agregar ao organismo quantidades corretas da enzima cobamamida, e outros elementos.

Essa coenzima por sua vez, é rica em vitamina B12, que tem entre suas diferentes funções realizar a síntese eficiente de proteína degradada no fígado.

E como sabemos, quando a proteína é digerida e preservada no organismo é distribuída para músculos e outros órgãos, evitando assim o catabolismo muscular, levando a ganho de massa magra e não gordura.

A cobamamida ofertada na quantidade de 1mg em cada comprimido de cobavital não altera o funcionamento endócrino do organismo, logo não afeta a produção dos hormônios andrógenos.

Além disso, outros benefícios também são percebidos na cobomamida, como:

  • Como preventiva de anemias;
  • Para sanar demandas e vitamina B12;
  • Melhoras na ingestão de nutrientes;
  • Trata quadros de anorexia.

Entre ouras funções.

Outra substância importante do Cobavital é o cloridrato de ciproeptadina – disponibilizado em 4 gramas – que age como estimulador da fome, sendo usado na medicina para tratar astenia (perda da força) e casos em que existe convalescença globalizada.

Além disso, a fórmula do Cobavital contém outros excipientes entre eles: celulose microcristalina, laurilsulfato de sódio, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, ciclamato de sódio e aromatizantes.

 

Para que serve o Cobavital?

 

Pessoas que já experimentaram diferentes tipos de dietas hipocalóricas, shakes proteicos, injeções e até mesmo diferentes estimulantes de apetite, mas sem resultados, acabam encontrando no Cobavital a resposta para o problema de magreza.

Pois ele serve para que a pessoa sinta mais fome (abre o apetite) e então passe a comer mais, não sendo o justo o título de “remédio para engordar”, mas sim de estimulante.

Outras situações como a falta de apetite de fato, e sensação de fraqueza frequente e que não despertam o interesse por comida – também são tratadas com este fármaco.

CobavitalLeia também:

Durateston: para que serve, benefícios, função, excesso, efeitos colaterais, como tomar

Testogar: para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

Dianabol: para que serve, benefícios, colaterais, como tomar

Pessoas que passaram por tratamento químico e perderam muito peso, caso de neoplasias, outras situações como anorexia, quadros de aversão a comida e por isso ficaram muito magros, recebem o medicamento como terapia coadjuvante.

Para grupos de pessoas que não tem massa, e que visam hipertrofiar o medicamento é usado por período determinado.

Agindo assim como um construtor de massa, que vai precisar ser remodelada obviamente (motivo mais que relevante que justifica a necessidade de praticar exercícios durante o uso de Cobavital).

 

Quais os benefícios de usar o Cobavital?

 

O primeiro e mais significante é o efeito rápido e seguro, semelhante a outros anabolizantes, porém sem o usuário correr riscos – mais evidentes nos anabolizantes esteroides.

Para tratamento clínico o Cobavitol tem ótima relação custo x benefício, pois não é caro, e pode ser encontrado em praticamente todas as farmácias.

Além disso:

  • Os efeitos colaterais são brandos, quase imperceptíveis;
  • A administração é fácil;
  • Não tem nenhuma relação com o aumento ou queda hormonal;
  • Não causa nenhum tipo de dependência;
  • Trata e previne anemias;
  • Pode ser usado em casos de desnutrição;
  • É coadjuvante para o desenvolvimento muscular de octomorfos;
  • Soma a saúde muscular ofertando mais proteína;
  • Pode ser administrado com vitamina B;
  • Não causa aromatase;
  • Não existe risco de ginecomastia.

Para aqueles que desejam aproveitar o medicamento para ganho de massa, salienta-se que devem associar o uso com uma dieta equilibrada, que contenha boas quantidades de proteínas, legumes, verdura e frutas.

 

Qual é Função do Cobavital?

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

A função principal é melhorar a síntese proteica da dieta, dispersando este nutriente no organismo para mais massa magra.

Existem ainda várias outras funções deste medicamento, e por isso é importante separar por objetivo:

Para crianças pequenas ajuda a tratar atrasos no desenvolvimento (failure to thrive).

Em adultos, a função principal é auxiliar para alcançar o IMC (índice de massa corporal) conivente com idade, sexo e estatura.

 

Cobavital Engorda?

 

 

O que causa o excesso de Cobavital no organismo?

 

Qualquer medicamente quando usado sem controle traz algum dano para o organismo humano, com o Cobavitol não é diferente.

Reações costumeiras com a superdosagem podem sugerir quadros de depressão ou estímulo exacerbado do sistema nervoso, causando agitação e inquietação. Necessitando neste caso, de atendimento médico imediato.

A ciproeptadina, presente no medicamento, pode ainda deixar mais evidente os efeitos do álcool se consumida em conjunto com bebidas alcóolicas.

 

Quais os efeitos colaterais do Cobavital?

 

Mesmo sutis – quando o Cobavital é utilizado tanto para tratamento clínico como por adultos que desejam ganhar massa – alguns efeitos colaterais podem surgir.

Entre os mais evidentes é a sonolência, que conforme relatos pode ser intensa, mas, de acordo com o fabricante, tende a desaparecer após os primeiros dias de uso (normalmente 4 dias).

Contudo, recomenda-se atenção se manipular máquinas ou veículos quando estiver fazendo uso deste medicamento.

Em crianças (desnutridas) esse efeito colateral (sonolência) parece ser vantajoso, pois auxilia na diminuição do gasto calórico, já que os pequenos tenderão a dormir mais.

Além desse, outros sintomas já foram percebidos como:

  • Sensação de boca seca permanente;
  • Dor de cabeça;
  • Rubor facial;
  • Atropicio (dilatamento das pupilas, olhos “saltados” e paralisados);
  • Enjoos;
  • Alergia na pele;
  • Ressecamento de mucosas;
  • Agitação;
  • Nervosismo.

Aleatoriamente, pessoas com tendência a engordar, que tomam o medicamento, mas que não se exercitam, ou que não cuidam da dieta, podem vir a ganhar peso desordenadamente.

Obviamente que outros efeitos colaterais podem surgir, considerando as variantes de cada organismo, neste caso é importante manter a observação enquanto ocorrer o uso do remédio.

 

Quem não pode tomar Cobavital?

 

Alérgicos a vitamina B e Ciproeptadina; pessoas com glaucoma ou com Obstrução Piloro-Duodenal, homens com próstata aumentada, não devem consumir este medicamento.

Portadores da Doença de Wilson (excesso do mineral cobre no corpo), doentes com Atrofia Óptica de Leber ou pessoas que foram expostas a cirurgia do tipo Gastrectomia, também ficam fora do grupo apto para este remédio.

Além disso, mulheres grávidas e que amamentam devem evitar o Cobavital. O uso em idosos deve ser supervisionado.

Usuário de medicamentos do tipo IMAO (inibidores da monoamino – oxidase) devem informar ao médico antes de iniciar a terapia com cobavital.

Diabéticos precisam de avaliação anterior ao consumo, pois este medicamento contém açúcar.

 

Como tomar Cobavital?

 

Um medicamento com funções tão amplas, também requer maneiras de 0administração diferenciadas.

A  fórmula  líquida – xarope de cobavital – é muito indicada para crianças pequenas entre 2 e 6 anos e a dosagem deve ser sugerida pelo médico pediatra. O fabricante recomenda ¼ do copo medida que acompanha o xarope.

Para menores da idade mínima recomendada (2 anos) não há evidências que o remédio possa ser usado.

Crianças maiores de 6 anos e adolescente já podem fazer uso do microcomprimido. Devendo assim consumi-lo diariamente (2 unidades/dia) durante período determinado também por um médico.

No caso de xarope, o ideal para a dose, são dois copos medida pela metade (2,5ml) duas vezes por dia.

Para adultos, a recomendação é de 3 comprimidos, distribuídos ao longo do dia, e se preferir 5 ml de xarope 3 vezes ao dia.

O ideal é que o Cobavital seja consumido inseridos diretamente na boca (sem mastigar) e engolido em seguida, de 15 a 20 minutos antes das refeições principais com água, suco de frutas ou leite.

Como trata-se de um medicamento, o horário e a posologia deve ser observada e seguida fielmente, de forma alguma exceder a dose recomendada.

Passado o horário de ingestão, vale usar o bom senso, quando muito próximo a dose seguinte desconsiderar a dose esquecida, caso contrário deverá ingerir a dose ignorada.

 

Perguntas e Respostas

 

Cobavital tem ciclo?

Não. Mas observa-se que o período máximo de uso é de 90 dias para adultos magros e que visam ganhar massa com o medicamento, para assim evitar que o fármaco não faça mais efeito.

Para tratamento clínico deverá observar a recomendação médica.

 

Cobavital da sono?

Sim. Mas, essa situação não é de fato um efeito colateral do remédio, apesar de assim ser entendido, mas sim uma consequência da maior quantidade de comida que será consumida. A justificativa está no aumento do ácido clorídrico que se espalha pela corrente sanguínea, sempre que se consome boas quantidades de alimento.

O fato é que existe mais liberação no plasma de mais HCO3 (responsável pela elevação do pH) que ocasiona lentidão nos neurônios, e em contrapartida resultando em letargia que induz ao sono.

 

Cobavital precisa de receita?

Não. Mas é aconselhável realizar consulta médica prévia para ajustar as doses, principalmente em crianças.

 

Qual a fórmula do Cobavital?

No caso de Xarope de Cobavital, podemos encontrar:

  • A cada 5ml: 1mg de Cobamamida; 4mg de Cloridrato de Ciproeptadina; e excipientes do tipo q.s.p no toal de 5ml.

Vale lembrar que o xarope deve ser preparado em casa, após misturar a emulsão de 100 ml com o envelope lacrado de cobavital.

Já os comprimidos de Cobavital são fornecidos em cartelas, onde cada comprimido tem o equivalente a 5 ml do xarope, portanto, 1mg de cobamamida e 4 mg de cloridrato de ciproeptadina.

 

Adultos podem tomar xarope de Cobavital?

Sim, inclusive o modo de usar está explicado acima, no tópico “como tomar”, no entanto, a fórmula em comprimidos é mais funcional.

Vale lembrar que após preparado, o xarope vale por 30 dias se conservado em temperatura ambiente adequada.

 

Quantos comprimidos vem em uma caixa de Cobavital?

Não há um número padrão de comprimidos por caixa. Em alguns casos são disponibilizados 16 comprimidos em outros 30, 45 e até 60 unidades. Vale avaliar o tempo de tratamento para adquiri-lo de forma vantajosa.

 

Quanto custa um Cobavital?

Preço também é um outro quesito sem padrão neste medicamento, é possível encontrar ofertas entre R$11,50 até R$15,90 para caixas com 16 comprimidos.

E para 30 compridos R$29 até R$70,00.

Todas as informações contidas neste artigo foram preparadas com base em pesquisa e por isso podem ser partilhadas em redes sociais.

Leitores que desejarem interagir serão bem-vindos e podem utilizar o chat abaixo, para fazer colocações e questionamentos sobre o assunto.

 

Referências

KOROLKOVAS, A. Dicionário Terapêutico Guanabara. 8 ªed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Kardinal CG et al. A controlled trial of cyproeptadine in cancer patients with anorexia and/or cachexia. Cancer (1990).

Gaspar, MC. Et al. Resultado de intervenção nutricional em crianças e adolescentes com fibrose cística. Jornal de Pediatria Vol. 78 Nº2 (2002).

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

2 comentários em “Cobavital: O que é, para que serve, benefícios, função, colaterais, como tomar

  1. Já tomei… Não me deu fome alguma, muito pelo contrário, deu um sono excessivo e muito estresse! Com todo mundo prestou, minha mãe toma e gosta porque funciona!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.