02 abr

O que é Musculação?

De acordo com Dr. Santarém (2009), exercícios resistidos ou exercício contra a resistência, na grande maioria das vezes, são realizados com pesos, embora existam outras formas de resistência à contração muscular. Mais conhecida como musculação, o treino resistido com peso faz referência ao seu efeito mais evidente, que é o aumento de massa muscular.

A musculação não é uma modalidade esportiva e sim, uma forma de treinamento físico. Os exercícios com peso compõem a base de treinamento do culturismo (musculação de competição) e dos levantamentos de peso (básico e olímpico), além de servir como base para preparação de atletas de diversas outras modalidades.

Devido às suas qualidades, a musculação passou a ocupar lugar de destaque nas academias onde o objetivo é a preparação física, independente do objetivo atlético. Além de proporcionar o aumento de massa muscular, os exercícios com peso estimulam a redução de gordura e o aumento de massa óssea, levando à mudanças extremamente favoráveis na composição corporal.

Os exercícios com pesos constituem, uma das mais importantes e completas formas de preparação física. Uma das características mais marcantes é a facilidade de adaptação a condições físicas de cada pessoa, possibilitando o treinamento de pessoas extremamente debilitadas. O exercício com pesos possui omissão de movimentos rápidos e desacelerados, apresenta baixo risco de lesões traumáticas, com destaque, em reabilitação geriátrica e terapêutica.

Segundo Simón (2007), “a musculação é uma atividade ao alcance de todos e que, basicamente, é um conjunto de técnicas que, com o uso de pesos, provoca a adaptação do corpo”. Esse fenômeno acontece, devido à geração e recuperação por meio do treinamento e, posteriormente, graças à supercompensação.

A musculação ou treinamento de força se encaixa dentro de um conceito mais amplo do que o do bem estar físico, englobando uma série de aspectos, como força, flexibilidade, coordenação, velocidade, resistência, é uma ferramenta útil na recuperação de lesões e uma boa defesa contra inúmeras doenças. Além do mencionado treinamento de força, que pode ser parte da preparação física de vários esportes, ou pode ser, como de fato é, uma disciplina em si mesma que constitui um hábito saudável para que a prática.

 

Referências:
SANTAREM, José Maria.  Hipertrofia Muscular. Disponível em: saudetotal.com.br/artigos/atividadefisica/hipertrofia.asp
SIMÓN Felipe Calderón. Técnicas de Musculação: Guia passo a passo, totalmente ilustrativo. São Paulo: Câmara Brasileira de Livros, 2007. 194 p.

2 comentários em “O que é Musculação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *