O que é Pilates e quais os seus Benefícios

O que é Pilates e quais os seus BenefíciosMuita gente já ouviu falar de Pilates. Ele ficou por um tempo na moda, todas as estrelas de Hollywood e atrizes brasileiras famosas faziam os exercícios que esculpiam o corpo. O método foi desenvolvido por Joseph Pilates, um alemão que passou toda a sua infância com problemas de saúde como raquitismo, asma e febre reumática.

Já imaginando o seu futuro numa cadeira de rodas e sempre dependendo de outras pessoas para as tarefas mais simples, ele resolveu montar exercícios que o ajudassem a desenvolver força muscular e evitar contraturas e atrofia. Ele foi autodidata e estudou anatomia e fisiologia do corpo humano e também medicina oriental para descobrir como o nosso corpo funciona. Inventou alguns aparelhos com os quais fazia exercícios, tornou-se ginasta e mergulhador e montou o seu próprio método de exercícios que lhe deu uma longa e vida e muita saúde.

 

Objetivos do Método

 

Os exercícios do Método Pilates se centram em fortalecimento do organismo como um todo e utiliza a força dos músculos do core como alavanca para ter a força necessária, a fim de realizar os exercícios. Os músculos do core são aqueles que nos trazem maior equilíbrio e estabilidade. Como pode-se imaginar, eles são extremamente importantes e são, ao todo, 29 pares de músculos. Os principais grupos musculares são os abdominais (oblíquos, superiores e e inferiores), lombares (principalmente o quadrado lombar) e os glúteos. Esses músculos estabilizam e sustentam a bacia, a pélvis e a coluna, em especial, a região lombar e torácica inferior.

 

Como os exercícios são realizados

 

O Pilates é, sem dúvidas, uma das modalidades de exercícios mais ecléticas que podem existir, pois, pessoas de qualquer idade, sexo e mesmo aquelas que sofrem de patologias articulares, musculares ou ósseas, não só podem como devem, praticar esse método. Até mesmo os mais sedentários podem iniciar os treinos sem nenhum receio. Os exercícios de Pilates são realizados com redução de impacto e poucas repetições evitando assim, o desgaste das articulações. O controle da respiração durante o exercício é primordial, pois, irá ajudá-lo na execução do mesmo.

É importante destacar que não existem exercícios padronizados ou mesmo grupos deles. Cada indivíduo precisa ser avaliado por um profissional para que as suas limitações e necessidades sejam determinadas. O tipo de exercício escolhido, a quantidade de séries e repetições e a carga imposta serão escolhidos por alguém capacitado para tanto. Essa especificidade direcionada para cada indivíduo foi ensinada pelo próprio Pilates que chegava a alterar radicalmente os exercícios visando as necessidades do indivíduo.

 

Os benefícios encontrados no Pilates

 

O Método Pilates ficou bastante famoso devido aos grandes benefícios que consegue levar para o organismo, desde físico até psíquico. Ele é capaz de combater o estresse, a ansiedade e até mesmo, elevar a autoestima. Veja outros benefícios encontrados nos exercícios:

  • É ideal para pessoas que sofrem com dores nas costas. O Pilates consegue realizar uma reeducação postural e trabalhar as áreas mais afetadas, amenizando e eliminando os problemas que causam a dor na coluna;
  • Fortalece músculos de maneira global e, consequentemente, aumenta a força dos ossos através da tração exercida pelos tendões evitando fraturas provocadas pela osteoporose e por quedas;
  • Ajuda a controlar a respiração, fortalecendo o diafragma, principal músculo respiratório, evitando pressões internas provocadas pela inspiração e expiração em momentos errados do exercício;
  • É possível sentir a melhora da coordenação motora, muito interessante para indivíduos de idade mais avança que possuem maior propensão à quedas;
  • Aumenta a mobilidade e flexibilidade dos movimentos do corpo reduzindo dores musculares e prevenindo lesões, o que é bastante interessante para atletas;

 

É importante salientar que qualquer pessoa, crianças, gestantes, adultos, idosos ou indivíduos que sofrem de patologias e, por conta disso, possuem a sua mobilidade reduzida, podem experimentar o Pilates. No caso de gestantes e pessoas que sofrem de doenças articulares, ósseas ou musculares devem procurar o seu médico para obter a liberação do mesmo para os exercícios. É importante também procurar um profissional que esteja gabaritado para aplicar o método.

 

Salvar

Salvar

Whey Protein Growth Chamada Grupo Whats
Artigo anteriorTreinar com Gripe faz Mal?
Próximo artigoPré-treino, quando utilizar?
Calila é Fisioterapeuta graduada pela UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Possui os cursos: Avaliação das Disfunções Têmporomandibulares; II Curso de Diagnóstico por Imagens para Fisioterapeutas; Pilates: uma visão atual de saúde e bem-estar; Fundamentos da ergonomia; DORT/LER.

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria de experimentar este método de Pilates que parece eficaz. Tenho uma Bronquiectasia crônica, sei das dificuldades que terei que enfrentar devido ao grau avançado da doença, porém gostaria de fazer algo pois levo uma vida extremamente limitada, e de cara observo que os meus queridos descendentes já sinalizam os mesmos sintomas. Se não der certo pra mim ao menos eles poderão ser beneficiados. Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui