09 ago

Taurina: O que é, para que serve, benefícios, colaterais, onde encontrar

Taurina O que é, para que serve, benefícios, colaterais, onde encontrar

Taurina chamada também de l-taurina ou ácido 2-aminoetanossulfónico é uma substância ácida com particularidades excepcionais para o organismo humano.

Quando adultos produzimos este aminoácido não essencial que também é encontrado na alimentação, especialmente em laticínios, peixes (sardinha), miúdos, carne, beterraba, nozes e leite humano.

Os efeitos fisiológicos positivos deste nitrogenado são amplos e especiais para todas as pessoas, inclusive animais (gatos particularmente). Contudo, são atletas os maiores beneficiados.

Entre esses efeitos, destacamos a ação antioxidante que afasta os radicais livres; grande auxílio para promover o superávit de força nos músculos e acima de tudo, ajuda na metabolização da insulina.

Talvez já tenha ouvido falar que a taurina tem esse nome porque é produzida no testículo de touros, de fato, isso é verdade, porém homens também produzem nos seus.

Mas, é também verdade que a temos em todo o corpo, graças a secreção no fígado, bílis, cérebro e condução através de fluídos para coração, intestino, músculos e ossos.

Como suprir o organismo com esse ácido sulfônico? Será verdade que energéticos possuem taurina? Porque precisamos e quais os suplementos indicados para suprir a demanda deste elemento?

São todas questões propostas e discutidas no decorrer deste post. Enriqueça seu conhecimento continuando com a leitura!

 

O que é Taurina?

 

Cientificamente a taurina é conhecida como um ácido amino sulfônico, resultado da metabolização de aminoácidos do tipo sulfurados, entre eles, cisteína e metionina e ainda vitamina B6.

No senso comum podemos dizer que ela é um “depurador”, eliminando resíduos de minerais e outros elementos através do fígado e ao mesmo tempo tem propriedades construtoras.

No ano de 1827 foi possível isolar esse ácido graças as pesquisas e trabalho de Friedrich Tiedemann e Leopoldo Gmelin, ambos cientistas.

Que, ao encontrarem a substância na bílis bovina puseram o nome latino “taurus”, justamente por isso a conhecemos por taurina.

Aliás, é comum a associação deste elemento presente em bebidas energéticas ao sêmen bovino.

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Ora, isso não passa de absurdo e uma falsa informação, já que a tecnologia e a ciência podem isolar e sintetizar qualquer tipo de aminoácido.

Então, é fundamental desmistificar essa falsa ideia de que existe sêmen ou urina de boi nos energéticos, pois estes são feitos com taurina criada artificialmente.

No mundo todo é reconhecido a importância deste nutriente, tanto que desde 1984 a Food and Drug Administration (Estados Unidos) solicitou inclusão do aminoácido na proporção 50mg/l nas fórmulas de leite em pó para crianças.

Isso prova que – além do modo natural de produção – o organismo necessita de reposição através da alimentação e suplementação, como veremos adiante.

 

Para que serve a Taurina?

 

A taurina tem como função formar ácidos biliares, estes sintetizados a partir do colesterol assim como esteroides.

Temos que sem esses ácidos a absorção de gordura fica comprometida, levando assim a pessoa a ganhar peso.

Ácidos biliares tem ligação direta com a bile, que “trabalha” sem cansar para secretar taurina e enviar as células hepáticas, inclusive vesícula, para posteriormente ser transportada até o duodeno e então impedir que a gordura se acumule no organismo.

Mas, a taurina tem ainda várias outras funções, dentre elas, devemos citar:

  • Todo o potencial reconhecido para servir de antioxidante;
  • Fundamental para a osmose;
  • Ajuda a desintoxicar porque atua diretamente no fígado;
  • Serve para suprimir a pressão arterial em pessoas hipertensas;
  • É importante para evitar atraso no crescimento;
  • Atua como reguladora da quantidade de sais e água no organismo;
  • É intensificadora da insulina, proagindo deste modo para que o anabolismo ocorra;
  • Serve para neutralizar neurotransmissores responsáveis por convulsões, por exemplo.

Além disso, é de responsabilidade da taurina em quase 50% prover aminoácidos para a saúde cardíaca.

E uma de suas benfeitorias é reduzir a homocisteína (conhecida como veneno para as células), que pode causar danos aos vasos sanguíneos.

Taurina ainda é fundamental para minimizar as chances de doenças como Alzheimer (uma das premissas que mais tem sido estudada atualmente).

Praticantes de diversas modalidades esportivas, inclusive fisiculturistas, consomem turina em forma de suplemento para não comprometer o desempenho tanto nos treinos como em tempos de provas.

 

Quais os Benefícios da Taurina

 

Muitos e de diferentes formas, os benefícios da taurina, principalmente através da suplementação são percebidos com:

1. Mais definição corporal: A taurina é fundamental para transportar oxigênio para os músculos, auxiliando assim a alcançar a forma de hipertrofia mais rápido.

2. Fidedigna para a musculatura: O gás natural óxido de nitrito que o corpo produz graças a taurina serve para melhorar o fluxo de sangue;

3. Otimização na recuperação pós-treino: Com mais oxigenação e nutrição os músculos se recuperam mais rapidamente;

4. Menos fadiga muscular: Sim é a taurina a grande responsável para amenizar a fadiga muscular;

5. Ajuda a evitar o diabetes: Como a taurina simplifica e melhora a atividade da glicose no organismo, equilibra o sinal parácrino, onde o controle sobre a secreção da insulina é maior;

6. Melhora a produção de glóbulos brancos: Dessa forma aumenta a imunidade;

7. Ajuda a neutralizar neutrófilos e assim evita que processos inflamatórios se alastrem;

8. Serve também para reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos;

9. Tem efeito diurético: Neste caso, auxiliando para um shape enxuto e saudável;

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10. Ajuda a aumentar a testosterona de forma natural, porque não interfere na produção de estrogênio e isso é fundamental para a a saúde masculina principalmente.

E, de acordo com o estudo pioneiro aqui no Brasil, desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM), tendo como líderes Lício Velloso, professor e Rafael Camargo, pesquisador…

… a ação da taurina no cérebro é imprescindível para potencializar a insulina no SNC (sistema nervoso central) e para melhorar a sinalização também da leptina.

Ambas situações, de acordo com a pesquisa com camundongos, dito de uma forma simplificada, demonstram reduções no peso, colesterol e glicose.

Neste contexto, pessoas obesas sumariamente podem se beneficiar da taurina como auxiliar para o emagrecimento.

 

Qual a função da Taurina

 

Como visto até agora, a taurina tem muitas funções e atributos para o organismo humano.

Contudo, neste tópico vamos direcionar o assunto para a relevância deste aminoácido não essencial, mas fundamental, para aqueles que praticam musculação.

Ao contrário dos estimulantes como cafeína, por exemplo, a taurina não tem esse poder tão pouco esse propósito.

Igualmente não é o suplemento mais completo para a construção de músculos, mas, sua performance é gigante para evitar a oxidação celular, principalmente protegendo-as de radicais livres.

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Para atletas a taurina traz ganhos para otimizar o oxigênio que o corpo utiliza, promovendo então muito mais resistência.

São vários os estudos em humanos atletas sobre as vantagens da taurina para a performance de um modo geral.

Outra função da Taurina que favorece fisiculturistas é auxiliar para aa metabolização de glicose e de outros aminoácidos, e isso ajuda de forma sútil, mas efetiva para o anabolismo, principalmente a longo prazo.

Mas, não podemos ignorar outro efeito onde a taurina tem papel importante, a vasodilatação, que é muito importante para praticantes de musculação em especial.

 

Efeitos colaterais da Taurina

 

Felizmente são poucos os efeitos colaterais que suplementos com este aminoácido oferece.

porém, para consumi-los é recomendado consultar um profissional da área de nutrição ou mesmo clínico geral, afim de ajustar a quantidade ao perfil da pessoa.

É importante entender ainda que a combinação de taurina com outros elementos como cafeína, resulta em ações diferentes no organismo.

Um bom exemplo disso são os energéticos que misturam esses dois itens e que necessitam de controle no consumo, que aliás não são recomendados para cardíacos, por exemplo.

Quantidades ideias de taurina são seguras e efeitos colaterais tendem a surgir somente quando existe excesso.

Alguns percebidos (raramente) são:

  • Diarreia;
  • Ulcera péptica;
  • Aumento da produção de ácido no estômago.

Em casos esporádicos, a taurina pode influenciar no desempenho dos rins e fígado.

 

Como tomar taurina

 

Para efeito ergogênico visível recomenda-se em torno de 3g/dia.

Porém, dose iniciais de 500mg aumentadas gradualmente são recomendadas para avaliar sua atuação no organismo.

Taurina como suplementoPeríodos de 4 semanas são ideias para ajuste dessa quantidade, que pode sim, chegar a 6g/dia sem qualquer efeito colateral ou malefício.

Porém, é fundamental avaliar as necessidades e objetivos de cada usuário, considerando tipo de dieta, idade, sexo, estilo de vida, entre outras coisas.

 

Perguntas e respostas

 

Quem não pode consumir taurina?

De forma geral a taurina é segura como vimos, contudo, mulheres grávidas e que amamentam não devem consumir.

Para idosos e crianças é importante que se faça uso comente com receita médica.

Pessoas que sofrem com problemas renais ou hepáticos também de vem evitar assim com doentes do transtorno bipolar, pois tem-se que a taurina poderá piorar o quadro.

 

Taurina emagrece?

Emagrecimento não é o propósito sobressaliente deste suplemento, contudo, como mencionado no decorrer do texto, sua função reguladora da insulina ajuda a propor efeito de saciedade.

Além de auxiliar para que outros aminoácidos sejam melhor assimilados no organismo favorecendo melhor metabolização.

 

Taurina pode ser consumida com outros suplementos?

Sim, principalmente com Pré Treino. O Pré Treino Challenger da Growth Supplements possui taurina em sua fórmula.  Clique aqui para conferir!

 

Para concluir este post, lembramos que poderá fazer perguntas sobre a taurina e a melhor forma de incorpora-la na dieta.

Além disso, sugerimos compartilhar este post na sua rede social preferida a fim de educar e orientar mais leitores.

 

Referências

CHANG, L.; XU, J. X.; ZHAO, J.; PANG, Y. Z.; TANG, C. S.; YONG, Q. I. Taurine antagonized oxidative stress injury induced by homocysteine in rat vascular smooth muscle cells. Acta Pharmacologica Sinica, n.25, p. 341-346, 2004.

CUISINIER, C.; GAILLY, P.; FRANCAUX, M.; LEBACQ, J. Effects of guanidinoethane sulfonate on contraction of skeletal muscle. In: DELLA CORTE, L.; HUXTABLE, R. J.; TIPTON, K. F. Taurine 4: taurine and excitable tissues. New York: Kluwer Academic Plenum, p. 403–409, 2000.

DALL’AGNOL T,; SOUZA P.F.A. Efeitos fisiológicos agudos da taurina contida em uma bebida energética em indivíduos fisicamente ativos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v.15, n.2, p.123-126, 2009.

 




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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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