26dez

O que são TERMOGÊNICOS, para que serve, como e porque tomar?

termogênicosOs termogênicos tem como principal função no organismo acelerar o metabolismo, levando decorrente a este aumento um maior número de calorias perdidas proveniente das lipólises (quebra de gordura para obter energia). Alguns agem diretamente sobre o sistema nervoso central (SNC) impedindo ou adiando, a liberação na corrente sanguínea do hormônio leptina, que interage com receptores do hipotálamo favorecendo a saciedade. Desta forma, inibindo a sensação de fome, visto que indivíduos obesos apresentam uma maior concentração deste hormônio e ainda apresenta certa resistência à sua ação. Em geral são apresentados nas substâncias como cafeína, efedrina, chá verde, óleos (cártamo, coco, chia) e outros alimentos que aceleram o metabolismo lipídico.

 

Para que serve os Termogênicos

 

Toda essa busca incessante por melhores e maiores resultados, ou menores tempos não é recente. É sabido que os modismos dietéticos são utilizados desde os tempo de 500-400 a.C., onde os guerreiros gregos consumiam fígado de cervo e coração de felinos (leão) na busca de algo que pudesse dar velocidade, força e bravura aos mesmos (Applegate; Grivetti, 1997). Como visto na apresentação do termo, os termogênicos agem como um “queimador de gordura” e inibidor de apetite, trazendo desta forma vantagens para os indivíduos que almejam perder peso e tecido adiposo associado ao exercício.

Em geral, estimulam o Sistema Nervoso Central (SNC) de forma sistêmica, o que põe nosso estado de alerta e ataque ativo! Sim nosso organismo com um maior número de receptores beta-adrenérgicos ativos nos põe em modo de ataque! Assim, há decorrente do maior estímulo provocado por ingestão dos alimentos e suplementos termogênicos uma maior aceleração cardíaca, broncodilatação e glicogenólise (quebra do glicogênio para obter energia). Agora dá pra entender o porque do corpo ficar em “modo de alerta”? É desta forma que os termogênicos agem, e desta forma serve para manter o metabolismo acelerado, promovendo uma queima calórica maior durante o dia.

 

Benefícios dos Termogênicos

 

Os benefícios como já citado envolvem a aceleração cardíaca, broncodilatação e glicogenólise.

Aceleração Cardíaca: com uma maior aceleração dos batimentos cardíacos, mais sangue e nutrientes chegam as células e tecidos – alvo, melhorando a performance no exercício e queima de gordura, por um maior estímulo do corpo para o rendimento;

BST - Whey Protein HTPro IIBST - Whey Protein HTPro II

Broncodilatação: maior armazenamento de oxigênio = maior rendimento aeróbico! Sim, se há uma broncodilatação (aumento da dilatação das parede dos brônquios) também aumentam o diâmetro interno dos pulmões, o que permite um maior fluxo de O2. Exercícios que exigem um maior número de oxigênio para o rendimento (aeróbicos) como uma corrida ou exercícios de endurance e até os que exigem muito pouco ou quase nenhuma presença de oxigênio (anaeróbicos) treino de força, sprints e o famoso HIIT (Treino intervalado de alta intensidade);

Glicogenólise: a quebra do polissacarídeo encontrado no músculo esquelético e fígado também é ativada, uma vez que sua “quebra” libera consigo energia, e em exercícios que exigem um esforço maior que 70 % do VO2MÁX o glicogênio muscular é uma das fontes energéticas mais requisitadas.

 

Malefícios dos Termogênicos

 

Os malefícios em geral se dão por 2 motivos: doses e tipo de indivíduo que aderiu a substância.

Doses: Você comprou um termogênico ou ingeriu o alimento e “por alto” sabe a recomendação diária da substância no corpo, e fez o que muitos fazem quando querem resultado rápido, DUPLICARAM OU QUINTUPLICARAM A DOSAGEM NA INGESTÃO! E agora? Pensa comigo, se com a dosagem indicada o corpo já reage de forma acelerada, pense o corpo acelerado 2 X ou 5 X mais!? Toda uma cascata de eventos irá ocorrer, aumento excessivo de frequência cardíaca (FC), aumento de bronco dilatação, glicogenólise e redução do apetite. Por isso que na indústria de suplementos se recorre aos profissionais como nutricionistas, farmacêuticos e médicos, os mesmos sabem as respostas fisiológicas das substâncias termogênicas.

Diferentes tipos de Indivíduos: quando se pensa em comprar um termogênico dificilmente se associa procurar um profissional qualificado como um nutricionista, ai ocorre um erro que acaba em malefício, indivíduos que querem perder peso que têm hipertensão, arritmias cardíacas, insônia e outras patologias que associadas a aceleração da FC não combinam de forma alguma com essas substâncias! E ai? O final já se sabe, complicações e até mesmo a morte, é o que pode ocorrer com o uso das substâncias em pacientes que não poderiam utilizar o mesmo.

 

Ingestão dos Termogênicos

 

As dosagens seguem a rotulagem do produto, é muito importante seguir as recomendações vistos os malefícios citados acima!

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Posso perder peso utilizando os termogênicos e não fazendo exercício? – Não, não é porque o corpo se encontra em uma maior queima de gordura que o exercício deve ser deixado de lado, a não ser que queira um efeito sanfona onde o indivíduo crê que perder 5 Kg em 2 semanas e ganhou 6 em 2 semanas após o uso da mesma.

Qual melhor horário para usar termogênico? – Antes do treino é o horário mais adequado, visto que o corpo precisa entrar em estado de atenção e ir mais preparado de substratos para a queima de gordura no exercício.

 

Referências Bibliográficas

Applegate, E. A.; Grivetti, L. E. Search for the competitive edge: a history of dietary fads and supplements. Journal of Nutrition, v.127, p.869-873, 1997.

 

Esperamos que o post tenha ajudado você a sanar suas dúvidas!
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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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7 comentários em “O que são TERMOGÊNICOS, para que serve, como e porque tomar?

    1. O termogênico não deve ser considerado um pré-treino.. Mas pelo fato de ter cafeína ele acaba dando um gás na hora de treinar… Geralmente faço a ingestão de termogênico 45min antes do treino. Mas acredito que cada produto deve ter a orientação de ingestão na própria embalagem..

  1. Oi.. Gostaria de saber se estou fazendo certo, como todo humano que há na face da terra temos que trabalhar para conseguir estes suplementos certo? Comprei o termogênico mas não vou para o treino de manha pois tenho que trabalhar, e o meu trabalho é mediano, trabalho tanto sentado como de pé e ás vezes não pego peso mas dependo do dia e da ocasião pego um peso geralmente são caixas, e de noite vou para a academia treinar, sendo um dia braço e no outro pernas, o que faço é o seguinte tomo uma capsula ao acordar antes de tomar o café da manhã, e a outra capsula eu deixo para tomar à tarde geralmente la pelas 16 horas, sendo que a cada duas capsulas são 400mg de cafeina.
    e gostaria de saber se estou fazendo certo ao manter este ritmo ou teria outras ocasiões em que eu poderia tomar termogênico em outros horários.
    Seria de grande ajuda ter uma resposta pois comecei a fazer academia fazem 2 semanas.
    Desde já agradeço!!

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