16 nov

Para que serve o BCAA, qual sua eficiência? Como e porque tomar?

Para que serve o BCAA, como e porque tomar

Descubra neste post Para que serve o BCAA, o que é e se você também pode consumir este produto!

O BCAA (Branched Chain Amino Acid) que é tradução livre significa Aminoácidos de Cadeia Ramificada é um dos suplementos mais conhecidos entre atletas, bem como pessoas que praticam exercícios de longa duração.

É natural que para melhorar rendimento durante exercícios, as pessoas busquem auxilio de alimentos ou medicamentos que possibilitem isso.

Mas, algumas vezes consomem produtos que nem são recomendados para a satisfação que procuram, e terminam desacreditando do potencial de alguns suplementos, por exemplo.

Não é o caso do BCAA que tem sido sempre muito bem falado por quem utiliza produtos dessa natureza.

Porém, o que é, para Para que serve o BCAA e como tomar, são respostas que vamos trazer ao longo do artigo.

 

O que é e Para que serve o BCAA?

 

Quem busca informação sobre como cuidar do corpo, também busca por “soluções” rápidas para amenizar ou resolver situações.

Diante disso, é comum buscar a informação do avesso e já mudam a ordem das perguntas e vão logo para “Para que serve o BCAA?”

E sabemos que o mais coerente é primeiro saber a origem e a composição da substância.

Como já mencionado, o produto tem como base aminoácidos. Esses estão intimamente ligado ao tecido muscular.

Para que nosso corpo funcione direito, com a construção muscular eficiente, precisamos 20 tipos de aminoácidos. Um número e tanto, não acha?

No entanto, nós produzimos apenas a metade dessa necessidade, colocando da dieta a responsabilidade para suprir os demais.

Como tomar BCCA Para que serve o BCAAEspecificamente, os aminoácidos que dão origem as proteínas que por sua vez estimulam o desenvolvimento dos músculos, se dividem em 2 grupos:

  • Não essenciais – os que o próprio corpo produz
  • Essenciais – que não são produzidos pelo corpo

O BCAA é justamente um conjunto dos principais aminoácidos essenciais que colaboram para o crescimento e desenvolvimento muscular.

No BCAA os aminoácidos presentes são: leucina, valina e Isoleucina. Que para o corpo humano significam:

  • Leucina ou I-leucina, a aquisição é por meio da dieta, neste caso incorporar diariamente alimentos como carne, feijão, laticínios e ovos;
  • Valina, outro essencial, e que pode ser adquirido através das leguminosas, carnes, laticínios. A função principal da Valina é formar músculos;
  • Isoleucina, que tem como responsabilidade controlar a quantidade de açúcar no sangue, melhorar a produção de hemoglobina, entre outras.

No entanto, o uso dos suplementos com doses específicas e previamente manipuladas, facilita a ingestão diária desses aminoácidos essenciais.

E a proposta do aminoácido BCAA_da HTPro Nutrition, é justamente suprir essas necessidades, só que de forma segura e ideal para cada dosagem, experimente e avalie os benefícios para seu organismo.

 

Para que serve o BCAA e para quem é indicado?

 

A principal função desse suplemento é recuperar o tecido muscular, após extenuante atividade física.

Seu uso é recomendado para atletas de alto rendimento, como ciclistas, maratonistas, triatletas, nadadores entre outros. Ou aquelas pessoas que estão diariamente realizando diferentes treinos em academias.

Durante exercícios os músculos sofrem um desgaste considerável, esse processo é nomeado de “estado catabólico”.

O suplemento BCAA atuará na regeneração acelerada do tecido muscular, pois estimula a produção de insulina, responsável por oferecer a célula glicose e aminoácidos.

Essa capacidade do BCAA favorece a redução da fadiga muscular, a prevenção de lesões e possíveis dores nos músculos.

Então para condensar, poderíamos listas como benefícios do BCAA, os seguintes pontos:

Creatina HTPro G01Creatina HTPro G02
  • Aceleração da regeneração muscular;
  • Favorece a produção de insulina levando energia para células;
  • Combate lesões e dores musculares;
  • Reduz a fadiga;
  • Auxilia no desenvolvimento dos músculos.

Vale salientar que o BCAA não define a musculatura. Não é ele o responsável por corpos como os dos fisiculturistas.

Esses músculos são resultados de anos de treino e dedicação aos exercícios. O BCAA é um complemento que ajuda a executar tais práticas.

 

Existem riscos para uso do BCAA?

 

Respondida à pergunta Para que serve o BCAA?, e ante de chegarmos na posologia, é importante falarmos sobre a existência ou não de efeitos colaterais.

Diferente de grande parte dos aminoácidos existentes, o BCAA não é metabolizado pelo fígado, mas sim oxidados no músculo esquelético.

Porém, o uso excessivo não é recomendável. Então, o melhor é seguir as prescrições na embalagem ou melhor ainda consultar um médico antes de iniciar o consumo.

Não existe males apontados como sendo causados pela ingestão do BCAA. Porém, a metabolização dos aminoácidos provoca uma perda de líquidos de maneira acelerada. Por isso, quem consumir, precisa ingerir muita água.

O BCAA não é indicado para pessoas que tenham problemas renais, mulheres grávidas ou que amamentam.

 

Para que serve o BCAA e como tomar?

 

O BCCA é comercializado em cápsulas, líquido e pó. Muitas marcas confiáveis disponibilizam esse produto no mercado de suplementos.

O produto é recomendado para quem quer melhor desempenho para realizar atividades físicas e otimizar os resultados, mas sem perdas  para a saúde.

A ingestão do produto vai variar de acordo com o rendimento esperado. Exercício com queima calórica maior, por exemplo, necessitariam de maiores quantidades de BCAA.

Leia também:

O que é BCAA, para que serve, como e porque tomar?

O que é CREATINA, para que serve, como e porque tomar?

O que é WHEY PROTEIN, para que serve, como e porque tomar?

Mas, de forma geral, encontrará com sugestões de consumo diário algo em torno de 14 a 15 gramas. Em cápsulas corresponderia a 4 diárias.

A recomendação da ingestão de cápsulas, por exemplo, é normalmente duas horas antes dos exercícios e duas assim que finalizar a sequência. Lembre-se de que sempre deverá ingerir bastante água.

Novamente reforçamos a ideia de consultar um especialista antes. Não adianta consumir este tipo de aminoácido se seu corpo tiver restrições ao produto.

 

BCAA para que serve e qual sua eficiência?

 

Além de alcançar o anabolismo proteico muscular, e reduzir as chances de lesão nos músculos em decorrência do exercício físico, os BCAAs também são consumidos por atletas para:

  • Evitar o estado de fadiga central;
  • Melhorar o índice de aproveitamento para pessoas que se exercitam em ambientes quentes;
  • oportunizar a secreção da insulina;
  • aumentar a imunocompetência.

Pois, na verdade, buscar os limites do corpo é o objetivo de todo praticante de exercícios e por isso utiliza mecanismo para melhorar sua performance.

Alcançar meta, melhorar tempo, chegar ao topo ou simplesmente ficar com a saúde em dia, são alguns dos desejos desses.

Para alcançar isso é natural que essas pessoas utilizem produtos como BCAA, e outros suplementos. Mas, é importante manter uma alimentação balanceada para garantir seu bem-estar.

O BCAA é um meio para atingir um fim, e não uma cura. O consumo de forma correta trará bons resultados. Muitos casos mostram sua eficácia.

Para que serve o BCAA respondido, Como Tomar também, então, o passo seguinte é experimentar o BCAA_da HTPro Nutrition, avaliar os resultados, comentar abaixo (porque sua opinião é importante para nós) e compartilhar este artigo para contribuir na propagação da informação!

E é claro: Seguir em frente com os treinos, sempre com disciplina e persistência!

 

Referências

ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22293293;

Blomstrand, E.; Andersson, S.; Hassmen, P. A.; Ekblom, B.;  Newsholme, E. A. Effect of branched-chain amino acid and carbohydrate supplementation on the exercise-induced change in plasma and muscle concentration of amino acids in human subjects. Acta Physiologica Scandinavica, v.153, n. 2, p.87-96, 1995;

Rogero, M. M.; Tirapegui, J. O. Aminoácidos de Cadeia Ramificada, Balanço Protéico Muscular e Exercício Físico. Nutrição em Pauta, v.83, p.28-34, 2007;

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

3 comentários em “Para que serve o BCAA, qual sua eficiência? Como e porque tomar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.