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Peito de peru é saudável? Não… Peito de Peru é um vilão na sua Dieta

Peito de peru é saudável ou NãoO peito de peru ganha preferência, muitas vezes, por apresentar menos calorias que a mortadela ou o presunto. Trata-se de um amigo falso, pois é mais um embutido rico de aditivos químicos. Isto é, pode parecer uma opção light, mas não deixa de causar danos a sua saúde, ainda mais se consumida diariamente.

Esse produto alimentício industrializado contém, geralmente, glutamato monossódico, aromas artificiais, corantes e conservantes, potencialmente tóxicos a sua saúde. As carnes de aves são brancas e a coloração do peito de peru já comprova um dos seus processos químicos.

Além disso, 40g de peito de peru oferecem, em média, apenas 3,6 de proteína. Com um único ovo, opção mais saudável, você já ultrapassa essa quantidade e garante uma fonte proteica totalmente mais confiável e nutritiva.

Não fique atento apenas ao valor calórico do peito de peru e conheça também seus outros componentes na lista de ingredientes. A produção de carne processada combina carne e outros tecidos animais como vísceras, pele e sangue, além de produtos como leite ou soja em pó. Você sabia?

 

Valores Nutricionais Peito de Peru

 

Porção de 100g
Calorias105cal
Proteínas9g
Gordura0,9g
Colesterol60mg
Ferro1mg
Sódio46mg

Vejamos os ingredientes de um desses mixes artificiais vendidos nos mercados:

Blanquet de peru light: peito de peru, água, fécula de mandioca, maltodextrina, sal, proteína de soja, regulador de acidez lactato de sódio, aromas naturais, aromas naturais de pimenta preta, vermelha e branca, aroma natural de fumaça, estabilizantes tripolifosfato de sódio e polifosfato de sódio, antioxidante eritorbato de sódio, realçador de sabor glutamato monossódico, conservador nitrito de sódio, corante carmim.

Por mais que se pareça com um alimento saudável, não deixa de ser um embutido industrializado que carrega uma grande quantia de substâncias que deveriam ser evitadas de sua dieta. Abaixo, conheça alguns nutrientes presentes em quase todo peito de peru:

 

SÓDIO

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Principalmente, o consumo desse item pode contribuir para hipertensão arterial, diabetes e até AVC (acidente vascular cerebral). Como se sabe, produtos industrializados exageram um pouco mais em suas doses. Nas dietas de perda de peso, o excesso de sal causa retenção hídrica, inchaço e prejudica a definição muscular.

 

AÇÚCAR

Por mais que ninguém imagine, alguns peitos de peru também trazem uma quantidade de açúcar ou de xarope de glicose. Isto é, você consome açúcar mesmo em um produto salgado. Sem perceber, faz mal a sua saúde.

 

FÉCULA

É o amido retirado de alimentos sob a forma de farinha, como mandioca e batata. Ou seja, é uma carne processada e misturada com farinha para, justamente, dar mais volume ao produto. Farinha branca, aliás, que deve ser evitada em dietas.

 

NITRATO

Trata-se de adjetivo químico que, no seu estômago, contribui para a alteração e até a destruição de componentes. Nesse processo, transforma-se em compostos chamados nitrosaminas e nitrosamidas, com potencial carcinogênico, mutagênico e teratogênico.

 

O clima quente, em grande parte do nosso pais, faz com que a decomposição desse produto seja mais rápida. Com isso, grande parte dos fabricantes abusa nas dosagens desse componente químico e ultrapassa, muitas vezes, os valores permitidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o alto consumo de carnes processadas é potencialmente cancerígeno. A OMG revela que que o consumo diário de 50g de carne processa aumenta 18% o risco de câncer colorretal. Aliás, grande parte das agências de saúde internacionais indica evitar seu consumo.

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Troque o peito de peru por comidas de verdade. Cozinhe peito de frango e congele em porções. Faça refogados de carne moída ou use o atum. Esqueça os embutidos, que são produtos industrializados e possuem poucos nutrientes. O ovo ainda continua sendo a melhor opção quando se busca por proteínas.

Que tal um patê de atum?

Ingredientes: Uma lata de atum, uma colher de requeijão light e cerca de seis dentes (a gosto) de alho.
Para preparar o patê: bata todos os ingredientes no liquidificador.
Pronto! É prático e muito gostoso. Faça porções semanais e, desta forma, invista em você.

Essa foi a dica de hoje da equipe do Dicas de Treino. Acompanhe as próximas publicações e não esqueça de deixar o seu comentário abaixo. É muito importante para nós.

 

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