19set

Pesos Livres ou Máquinas

pesos_livres_ou_máquinasPesos extremamente pesados, que possam ser levantados por 10 repetições no máximo (ou seja, a 11ª seria absolutamente impossível), estimularão as fibras musculares rápidas que são responsáveis pelo aumento de volume muscular.

Encontrarei quem concorde comigo, quando afirmo que, por exemplo, usando uma máquina de supino seria mais provável conseguir fazer a derradeira repetição forçada, estimulando ainda mais o aumento das fibras musculares no peito, do que executando o mesmo exercício com barra quando os músculos secundários (deltoides e tríceps), já em falha devido ao trabalho de neutralização e estabilização do movimento, impediriam a execução desta última repetição, impedindo também,  a estimulação máxima do músculo do peito.

Creatina em Pó HTProCreatina em Pó HTPro

Quando utilizamos pesos livres, o trabalho de neutralização e estabilização é um extra a ser realizado pelos músculos, podendo muitas vezes levar-nos a falha muscular por exaurir os músculos secundários e não os músculos-alvo. Por outro lado, as máquinas são projetadas a fim de isolar partes do corpo em particular, minimizando (tanto quanto possível) a participação de grupos secundários que serviriam basicamente de apoio ao exercício em questão. A precisão que os equipamentos modernos possuem em sua biomecânica e alavancas de força faz com que se possa isolar cada grupamento muscular, evitando-se lesões e propiciando grandes resultados. Eu em particular, sou adepto a aparelhos com sistemas de alavancas e pesos livres, em função de suas qualidades, pois me permitem dirigir adequadamente os cursos dos movimentos, variar os vetores de força durante os exercícios, avaliar a carga durante o mesmo, variar a carga durante o curso e a velocidade dos movimentos tanto na contração concêntrica quanto na excêntrica, a transmissão de carga é direta sem qualquer intermediação de sistemas mecânicos. O sistema alivia a sobrecarga incidente sobre as articulações, o alongamento muscular é confortável e a contração máxima facilitada.   Na minha larga experiência como atleta e treinador, posso afirmar tenho muitos alunos construídos exclusivamente em máquinas.

Não digo que as máquinas sejam melhores que os pesos livres, mas lhes apresento uma perspectiva diferente, que poucos já consideraram. O treinamento com pesos livres é importantíssimo para os iniciantes, pelo motivo de mobilizar grupos musculares contribuindo para a construção de um físico completo. Para atletas de alto nível recomendo o uso de máquinas principalmente em grupos musculares que exijam maior atenção.

 

BONS TREINOS E BONS GANHOS!

 

Salvar

Salvar




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

2 comentários em “Pesos Livres ou Máquinas

  1. Os pesos livres são também importantes para a postura, numa primeira fase e antes de ir para as máquinas é necessário fazer as respirações e saber qual a posição mais adequada para cada máquina.
    Ainda se vê muitas pessoas com posturas desaquadas, pois só ambicionam fazer aquela série e esquecem-se da coluna e de outras zonas musculares que estão a prejudicar!

  2. O problema é q máquinas na maioria das vezes produzem movimentos anti-naturais e q vão contra a biomecanica natural do corpo humano, assim máquinas são muito mais lesivas, o número de lesões em fisiculturistas é infinitamente maior do q em levantadores Olímpicos e Powerlifters por essa razão. O trabalho em máquinas deve ser complementar, 70% do treino deve ser feito com exercícios livres com barras e alteres, ou seja para cada 10 exercícios ao qual vc adota em sua rotina 7 são com barra e alteres e 3 serão em máquinas ou guiado, como é o caso do smith ( q condeno grandemente por não respeitar a biomecanica natural do movimento humano, principalmente no agachamento, ao qual pode levar a lesões). Também tem a questão dos estabilizadores…máquinas não trabalham plenamente os músculos…vc isolada o músculo alvo na máquina… e os estabilizadores são deixados de lado…a longo prazo isso gera sérios desequilíbrios de força entre os músculos , onde também pode favorecer a lesões.Reside também o fato q exercícios livres estimulam maiores ”descargas ” hormonais e isso é super importante, principalmente para aqueles q não usam anabolizantes (ou fazem uso em pequenas quantidades).Um exemplo disso são os primeiros fisiculturistas q existiram nas décadas de 10…20..30…40…50…60…TODOS eles treinavam ou eram powerlifters…levantadores olímpicos…strongmans…ou pelo menos priorizavam aumento progressivo de cargas nos exercícios básicos como agachamento livre…levantamento terra…supino…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.