01set

Pilates “A história do método e do criador”

PILATES A história do método e do criadorFalar em JOSEPH HUMBERTUS PILATES, remete a uma história de superação, ousadia e criatividade, mais do que isto, demonstra a importância da relação que se estabelece entre o corpo e a mente.

Nascido na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, em 1881 Joseph era considerado uma criança muito doente, diagnosticado com asma, raquitismo e febre reumática. Porém, foram exatamente as limitações presentes em sua vida que o impulsionaram para contornar uma realidade por meio de muito estudo e dedicação.

Por iniciativa própria Joseph explorou e uniu o conhecimento de diferentes áreas de estudo como: medicina oriental, anatomia, fisiologia humana e yoga. Ainda dedicou-se ao conhecimento de diferentes esportes como: esqui, ginástica, mergulho e em 1912 tornou-se boxeador profissional, neste período  ministrou aulas de autodefesa para detetives da Scotland Yard.

Em 1914 (período da I Guerra) foi exilado, mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados. Neste momento, iniciou a utilização de molas no tratamento dos enfermos, o que seria a base para mais tarde desenvolver um método de exercícios e equipamentos. Sua técnica só foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma gripe que matou milhares de pessoas na Europa em 1918.

BST - Whey Protein HTPro IIBST - Whey Protein HTPro II

A cada série de exercícios desenvolvida e aplicada, as melhorias e os avanços se refletiam em seu corpo a favor da flexibilidade e da força. A partir deste momento seu  próprio método era delineado.

Em 1923, foi  inaugurado seu primeiro Studio de Pilates em Nova Iorque.  Porém,  a repercussão do método ocorreu a  partir dos anos 40, principalmente entre os bailarinos, como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.

Joseph Pilates viveu uma vida longa e saudável, morrendo aos 87 anos por complicações pulmonares após inalar grande quantidade de fumaça num incêndio em seu Studio. JOSEPH partiu sem deixar herdeiros e sua esposa Clara Pilates, assumiu a continuidade do trabalho de seu marido.

Após alguns anos por iniciativa de Clara Pilates, a direção do Studio passou para Romana Kryzanowska (aluna do studio na década de 50), neste tempo vários estudantes de Joseph e Clara Pilates abriram seus próprios studios,  difundiram seu método e agregaram importantes contribuições a nível de desenvolvimento e aperfeiçoamento do Método Pilates. No Brasil, Alice Becker Denovaro, foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da Técnica de Pilates e a responsável por introduzir o método.

A superação das limitações e a ousadia em explorar técnicas e conhecimento com  criatividade, foram as principais ferramentas para o desenvolvimento de um método singular.

O método Pilates é indicado para todas as idades, sem contraindicações, onde o método é que se adapta as características peculiares de cada um, com equipamentos desenvolvidos  para propiciar força, flexibilidade, resistência, concentração e equilíbrio para corpo e mente.

 

“A boa forma física é o primeiro requisito para a felicidade”
 (Joseph Pilates)

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

2 comentários em “Pilates “A história do método e do criador”

  1. Juliana,

    faço musculação à mais de tres anos, recentemente descobri uma escoliose e me indicaram exercicios para correção de postura. Gostaria de fazer pilates, uma vez que me traria benefícios tanto para a musculatura como para a minha postura, mas como trabalho e estudo teria que sacrificar a musculação em prol do pilates.
    Seria uma boa troca?! Poderia correr o risco de engordar nessa troca e perderia a massa muscular antes conquistada?

    Desde já agradeço a atenção.

    1. Para a correção postural procure um fisioterapeuta especializado. Ele poderá te indicar a melhor forma de corrigir sua postura, bem como o fator biomecânico dessa desordem postural.
      O pilates é muito indicado nesses casos, porém existem outros métodos que podem te ajudar na postura sem você precisar abandonar completamente a musculação!

      Maciel Rodrigues – Fisioterapeuta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.