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Problemas de Coluna? Faça Pilates!

pilates-colunaO método Pilates já é bastante conhecido no mundo todo. Além de proporcionar a melhora da qualidade de vida como um todo, ele também é bastante procurado como forma de tratamento de problemas na coluna. Pessoas que possuem uma patologia leve a moderada, sendo crônica ou aguda, podem se beneficiar do método porém, existem casos que apenas cirurgia consegue resolver o problema.

 

Principais problemas de Coluna

 

Dores da coluna é um mal dos novos tempos. O que antes era uma patologia característica em idosos, hoje é muito comum até mesmo em crianças. A preocupação com os mais jovens originou-se desde que eles começaram a apresentar mais deformações na coluna do que o normal. O problema? A maioria foi por excesso de peso nas mochilas que levavam para a escola. Pesquisas apontam que algumas levavam mais de 5 quilos de material escolar dentro da mochila, sendo que o valor considerável é apenas de 10% do peso da criança.

Já os adultos sofrem consideravelmente desse mal, principalmente de dores localizadas na coluna lombar. Pessoas que trabalham a maior parte do tempo sentada possuem chances consideráveis de desenvolver problemas na região lombar, pela simples compressão das vértebras e pelo encurtamento da musculatura. Uma patologia relacionada a isso e bastante comum é a Ciatalgia que é uma dor causada pela compressão do nervo ciático, gerando queimação, fraqueza muscular e parestesia.

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Outro mal que tem se tornado comum entre os adultos e até entre os jovens é a hérnia de disco. A região torácica que mais sofre dela é a lombar, exatamente porque é esse local que mais recebe compressões com o passar do dia. Normalmente não percebemos essa compressão mas, faça o seguinte teste: peça a alguém para medir o seu comprimento assim que você acordar e também na hora de dormir. Você estará alguns centímetros a menos por causa dessa compressão causada, até mesmo, pela pressão que a coluna de ar exerce acima de nós.

 

Os músculos que dão Sustentação e Equilíbrio

 

Existe uma região do nosso corpo chamada de Core ou centro de gravidade, formada por 29 pares de músculos. Essa área tem como função dar estabilidade para a coluna e, ao mesmo tempo, maior mobilidade e amplitude de movimento para nós, de forma que não se perca o equilíbrio. Os músculos mais importantes são os oblíquos, tanto interno como o externo, transverso, multífidos (que se localizam lateralmente a cada vértebra), reto abdominal, quadrado lombar, músculos que fazem parte do assoalho pélvico e os glúteos. Toda essa região nos ajuda a permanecer de pé e ter grande amplitude de movimento como flexionar e estender a coluna lateralmente.

É bem clara a importância de manter esses músculos sempre em perfeito estado. Quanto mais fortalecidos eles estão, menores são as chances de que o indivíduo venha desenvolver algum tipo de patologia na região da coluna. Como o método Pilates tem seu foco principal o fortalecimento da região do core, sem dúvidas que esse é uma excelente forma de prevenção e tratamento dos problemas na coluna que atingem tantas pessoas, não importa a idade.

 

Algumas Dicas

 

Mas fique atento porque não é qualquer desvio que pode ser considerado patológico. Com o passar dos anos é normal que pequenas anormalidades apareçam na nossa coluna. O problema é quando isso passa a interferir no seu dia a dia de maneira negativa. Como, por exemplo, quando a pessoa é afastada do trabalho e fica incapacidade de fazer coisas simples como levantar de uma cadeira ou até mesmo, permanecer muitas horas em pé ou sentado.

Além de fazer sessões de Pilates, você também pode tomar medidas para evitar desenvolver alguma patologia típica. Por exemplo, a bolsa usada pelas mulheres e que são carregadas de um único lado deve ser o mais leve possível e levar apenas o essencial mesmo. Mochilas são melhores para a coluna mas, muito cuidado para não exagerar no peso e desenvolver uma retração da coluna torácica e formar o famoso peito de pombo.

 

Salvar

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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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