16out

POTENAY: Tudo que você precisa saber sobre esse Estimulante

Potenay mefentermina injetvelO POTENAY, é um preparado químico, contendo complexos vitamínicos e estimulantes, originalmente desenvolvido para a recuperação de animais de grande porte (mamíferos especificamente) em estado debilitado.

Portanto, os testes clínicos e científicos abrangentes, foram realizados apenas para uso veterinário.

No entanto, a comunidade de fisiculturistas, bodybuilders e também, de atletas, utilizam a substância como EAS (Esteróides Anabolizantes).

Com efeitos diversos, que começa pela excitação e aumento da autoconfiança logo após a aplicação, em longo prazo o desempenho para hipertrofia é grande. Podemos dizer também, que o uso divide muito opiniões.

De um lado estão aqueles que desejam a qualquer custo eclodir músculos, e por isso, não investigam sobre o uso de produtos, principalmente quanto a dosagem e formas de uso. Outros, no entanto, expressam que o uso poderá prejudicar a saúde física e mental.

A dica, neste caso é sempre ponderar conceitos, informações e buscar ajuda especializada no assunto, a iniciativa de ingerir o composto por conta própria é veementemente condenada.

O que sabemos ao certo é que como o Potenay não é proibido, sendo vendido livremente, a preços bastante acessíveis, seu uso tem se tornado muito comum. O que levanta algumas questões essenciais:

  • Como funciona e para que serve em humanos?
  • Quais são os efeitos colaterais e possíveis riscos?
  • Seu uso é aconselhável?

Neste artigo, vamos procurar responder estas três perguntas, sem preconceitos, mas, também sem esconder do leitor, uma realidade óbvia: o uso de substâncias químicas exige acompanhamento de profissionais da área, pois podem levar a estados caóticos de desconforto e dependência.

 

POTENAY: Como Funciona e Quais os Efeitos em Humanos

 

A substância que provoca os efeitos anabolizantes é o sulfato de mefentermina, o que é na verdade um hipertensivo pós-anestésico.  Na medicina este elemento, foi descartado para uso em humanos, mas está presente em compostos termogênicos e que revigoram os atletas.

No caso do Potenay, a presença deste sulfato, não configura o produto como anabolizante, mas de forma geral ele é um agente hipertensivo, que aumenta a pressão sanguínea, estimulando a circulação e a respiração. Além do estímulo geral ao corpo, proporcionado pela presença do complexo vitamínico B.

Por estes motivos, é utilizado pré treino ou pré competição (no caso de lutadores ou atletas em geral), para melhor rendimento físico e psicológico, o que justifica que o fato de seu uso ser considerado doping, passível de punição em competições oficiais.

O efeito é imediato, assim como a performance e as sensações boas (pela liberação de serotonina) tendem a ser passageiras, o que pode influenciar para que os usuários passem a consumir doses inadequadas, por isso vale ressaltar que o acompanhamento profissional para o uso do produto é imprescindível.

Consideremos especificamente o uso em academias, ambientes, a princípio, preparados para treinar a musculatura e chegar a hipertrofia de forma correta, e dentro do contexto dessas, estão os bodybuilders que normalmente fazem o uso da substância de três formas diferentes:

  1. Aplicação intravenosa,
  2. Intramuscular;
  3. Ingestão pura e simples.

Como dissemos, não há testes clínicos para nenhuma destas versões de utilização, mas, a cultura estabelecida na comunidade de usuários, confere um conhecimento geral sobre os efeitos e riscos envolvidos com o uso, veja bem, “conhecimento geral”, o que nem sempre é o suficiente para usufruir de um produto deste porte.

BI 01BI 01

Vale lembrar que há casos de indicação médica para tratamento de deficiências hormonais com este produto, mas, jamais, para efeitos estéticos.

 

POTENAY: Riscos e Efeitos Colaterais

 

Embora o conhecimento baseado nos relatos de usuários não possa ser considerado como científico (há muitos vídeos e depoimentos que incriminam o uso), é bastante razoável afirmar que boa parte dos utilizadores não apresentam efeitos colaterais significativos.

No entanto, isto depende de critérios, principalmente em relação:

  • Da forma de uso: O uso intravenoso não é recomendado de forma alguma, pois, por se tratar de um agente hipertensivo, pode causar taquicardia e até mesmo, parada cardíaca, na pior das hipóteses. Já, o uso intramuscular, pode causar deformações localizadas e o uso oral, desde que em dosagem mínima, parece ser o único relativamente seguro.
  • Quantidade ou continuidade: Todo excesso faz mal! É muito comum os usuários não se contentarem com as doses iniciais e acabar administrando altas quantidades (nada recomendado).
  • Predisposição individual: Relativamente porque, como dito, alguns indivíduos, tem predisposições genéticas que tornam o uso contraindicado em qualquer circunstância.

Com relação ao uso continuado, a comunidade científica parece bastante segura acerca da relação com o desenvolvimento de quadros de dependência, mas, repetindo o que frisamos anteriormente, por se tratar de substância veterinária, faltam estudos clínicos a respeito.

A julgar pelos relatos de usuários, a dependência, quando ocorre, está mais relacionada ao sentimento de que é a droga que está produzindo os efeitos desejados no corpo, não necessariamente, aos efeitos químicos da mesma. (novamente, sem comprovação clínica).

Fora estes fatores, por se tratar de um forte estimulante, tem efeitos comuns, que podem ou não ser duradouros de acordo com o uso, como insônia, secura na boca, sudorese, excitação, etc.

 

POTENAY: Como Saber se a Utilização é Indicada para o seu Caso Particular

 

Em primeiro lugar, não há como saber se um indivíduo tem intolerância à substância a não ser, pela exposição, o que significa que sempre há riscos, as vezes podem ser pequenos, mas também podem ser grandes e ofensivos.

Em segundo lugar, devemos deixar claro que, mesmo em animais, o uso é intramuscular (segundo a própria bula) e portanto, o modo intravenoso jamais poderá ser recomendado.

Por outro lado, considerando que o uso na comunidade de bodybuilders, atletas, e treinandos de academia, é bastante difundido, com muitos profissionais fazendo uso corriqueiro, também não se pode negar que os riscos são menores do que aparentam.

Leia também:

Como Aumentar a Testosterona Naturalmente

Causas e sintomas de Baixa Testosterona em Homens

O que é Testosterona, para que serve, como e porque tomar

Mas, isso não significa carta branca. Qualquer EAS, mesmo os alternativos, como o Potenay, se constituem em atalhos para um desejo estético, normalmente alcançável, por outros meios.

Ou seja, a construção de um corpo perfeito, ou a obtenção de melhores resultados esportivos, são atingíveis sem o uso da substância. Portanto, se for fazer uso dela, faça com moderação, avaliando sempre, possíveis indicações de alterações nas funções do corpo.

Pondere e coloque a sua saúde em primeiro lugar!

É aconselhável se consultar com um médico e/ou com profissionais confiáveis da área, antes de começar qualquer treinamento, ou consumo de substâncias para alcançar mais rapidamente a hipertrofia.

Comente e compartilhe sua opinião e experiência sobre o assunto, nós, valorizamos a sua participação!

 

Referências
bulavet.ideiasuteis.com.br/m/1803
direitodesportivo.com.br/Legislacao/Livreto_COB.pdf
repositorio.ufba.br:8080/ri/handle/ri/2058

 

  • 406
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.