14 nov

Protusão Discal (hérnia de disco) X Musculação

Bom, vim aqui falar um pouco da minha experiência com esse problema.

Tudo começou quando trabalhava no mercado e “malhava” na academia (sim, pois aprendi depois o que era treinar), no mercado carregava muitas caixas, pegava peso sem a postura correta, pois, a empresa só te coloca lá, mais não dá nenhum suporte para te ensinar como carregar peso e etc.

E assim fui. Não conseguia treinar todo dia porque o mercado exigia muito, às veze estava quebrada, às vezes não dava tempo e fui sentindo dores na lombar, no começo não liguei achava que eram dores normais de quem trabalhava demais, as dores aumentando, às vezes sentia fisgadas que iam da lombar até o calcanhar, repuxava e nem conseguia andar direito, até que na páscoa sem treinar, pois faziam ficar várias vezes no mercados das 8 às 22hs, lembro até hoje, que um japonês veio comprar 20 caixas de ovos de meio quilo e claro empolgada com a venda fui pegar as caixas, e se não me engano as caixas tinha 12 ovos, mas pra quem já estava cansada, estafada e já vinha com dores, na terceira caixa eu travei literalmente, larguei a caixa no chão e comecei a grita por ajuda, porque não conseguia mais me mexer, era uma dor insuportável, chorava, ir de carro até o hospital foi um martírio, cheguei lá me deram um relaxante muscular e me mandaram procurar um ortopedista, foram dias de enrolação até marcar o ortopedista, e na época graças a Deus meu supervisor me deixou em casa pela conta dele mesmo, porque os médicos não queriam me dar atestado. Nos cinco primeiros dias desse travamento só conseguia dormir no chão, forrava um cobertor no chão e dormia, o ortopedista falou que não poderia mais fazer musculação e me mandou procurar outra atividade, fiz mais de 40 sessões de fisioterapia e fiquei 6 meses na hidroginástica e o médico nada de me liberar, eu com raiva, fazendo essa atividade que não gostava, pois porque quem é ferreiro não se contenta com pouco.

Como sai da empresa acabei ficando sem convênio, foi a deixa pra voltar pra academia, como frequento a mesma academia desde os dezoito, hoje tenho 26, já sou mais que conhecida, e lá todos sabem do meu problema, expliquei tudo para hoje meu grande mestre, o Prof. Jefferson Emiliano. Ele passou exercícios que não sobrecarregam as vértebras, minhas protusões são na L4-L5 L5-S1, ele me ensinou a encaixar o quadril, travar o abdômen e fazer as execuções corretas, e um ótimo trabalho com exercícios para abdômen, pois eu já treinava pernas e superiores e a parte do meio do corpo, onde é a sustentação, a lombar, ficava sem treino e desprotegido.

Depois que comecei a focar nos abdominais, retirar os exercícios que não posso fazer hoje quase não sinto dor. E o melhor nesse mês de acompanhamentos com meu nutricionista Israel e os treinos do Jefferson mantive a massa magra e consegui baixar 3,8% do bf. Quer dizer consegui emagrecer e com os exercícios corretos e mantive a massa magra.

Sinceridade de tudo o que passei, vejo que os médicos são contra a musculação, suplementação e etc. Parece que eles têm um tabu com isso, para a maioria você tem que fazer dieta e caminhada, puxar ferro é quase um crime, não estou aqui para julgar ninguém e nem pra falar “não escute o seu médico, largue tudo e volte”. Mas todos os médicos que passei me recriminavam e falavam que nunca mais poderia fazer musculação.
Mas no meu caso hoje estou 200% melhor com os treinos de musculação com foco na lombar, do que quando fazia hidroginástica.

Procure bons profissionais, tem vários professores na academia que são bons, eu mesma passei por uns 4 até chegar no Jefferson, sigo as orientações dele corretamente. Sei que nunca vou poder fazer agachamentos ou exercícios que o peso fique nos ombros e sobrecarregue a lombar, mas estou feliz porque mesmo sem esse exercício eu vejo resultados e isso é o que importa.

 

O que temos que ter é foco e força de vontade, sem esses dois não chegamos a lugar nenhum.

 

“A ÚNICA PESSOA QUE IMPEDE DE TER O FÍSICO QUE VOCÊ DESEJA É VOCÊ MESMO”

104 comentários em “Protusão Discal (hérnia de disco) X Musculação

  1. Oi,tenho espondilolistese de L4 e L5 e malho ha alguns meses me lecionei a pouco, meu nervo ciático acabou inflamando e agora estou em tratamento e estou com medo de voltar a malhar pois ja fiz ate treinamento funcional para ver se não me lecionava mas aconteceu também e agora tenho muito medo de voltar a malhar ou fazer qualquer outro tipo de exercício!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>