14 nov

Protusão Discal (hérnia de disco) X Musculação

Bom, vim aqui falar um pouco da minha experiência com esse problema.

Tudo começou quando trabalhava no mercado e “malhava” na academia (sim, pois aprendi depois o que era treinar), no mercado carregava muitas caixas, pegava peso sem a postura correta, pois, a empresa só te coloca lá, mais não dá nenhum suporte para te ensinar como carregar peso e etc.

E assim fui. Não conseguia treinar todo dia porque o mercado exigia muito, às veze estava quebrada, às vezes não dava tempo e fui sentindo dores na lombar, no começo não liguei achava que eram dores normais de quem trabalhava demais, as dores aumentando, às vezes sentia fisgadas que iam da lombar até o calcanhar, repuxava e nem conseguia andar direito, até que na páscoa sem treinar, pois faziam ficar várias vezes no mercados das 8 às 22hs, lembro até hoje, que um japonês veio comprar 20 caixas de ovos de meio quilo e claro empolgada com a venda fui pegar as caixas, e se não me engano as caixas tinha 12 ovos, mas pra quem já estava cansada, estafada e já vinha com dores, na terceira caixa eu travei literalmente, larguei a caixa no chão e comecei a grita por ajuda, porque não conseguia mais me mexer, era uma dor insuportável, chorava, ir de carro até o hospital foi um martírio, cheguei lá me deram um relaxante muscular e me mandaram procurar um ortopedista, foram dias de enrolação até marcar o ortopedista, e na época graças a Deus meu supervisor me deixou em casa pela conta dele mesmo, porque os médicos não queriam me dar atestado. Nos cinco primeiros dias desse travamento só conseguia dormir no chão, forrava um cobertor no chão e dormia, o ortopedista falou que não poderia mais fazer musculação e me mandou procurar outra atividade, fiz mais de 40 sessões de fisioterapia e fiquei 6 meses na hidroginástica e o médico nada de me liberar, eu com raiva, fazendo essa atividade que não gostava, pois porque quem é ferreiro não se contenta com pouco.

Como sai da empresa acabei ficando sem convênio, foi a deixa pra voltar pra academia, como frequento a mesma academia desde os dezoito, hoje tenho 26, já sou mais que conhecida, e lá todos sabem do meu problema, expliquei tudo para hoje meu grande mestre, o Prof. Jefferson Emiliano. Ele passou exercícios que não sobrecarregam as vértebras, minhas protusões são na L4-L5 L5-S1, ele me ensinou a encaixar o quadril, travar o abdômen e fazer as execuções corretas, e um ótimo trabalho com exercícios para abdômen, pois eu já treinava pernas e superiores e a parte do meio do corpo, onde é a sustentação, a lombar, ficava sem treino e desprotegido.

Depois que comecei a focar nos abdominais, retirar os exercícios que não posso fazer hoje quase não sinto dor. E o melhor nesse mês de acompanhamentos com meu nutricionista Israel e os treinos do Jefferson mantive a massa magra e consegui baixar 3,8% do bf. Quer dizer consegui emagrecer e com os exercícios corretos e mantive a massa magra.

Sinceridade de tudo o que passei, vejo que os médicos são contra a musculação, suplementação e etc. Parece que eles têm um tabu com isso, para a maioria você tem que fazer dieta e caminhada, puxar ferro é quase um crime, não estou aqui para julgar ninguém e nem pra falar “não escute o seu médico, largue tudo e volte”. Mas todos os médicos que passei me recriminavam e falavam que nunca mais poderia fazer musculação.
Mas no meu caso hoje estou 200% melhor com os treinos de musculação com foco na lombar, do que quando fazia hidroginástica.

Procure bons profissionais, tem vários professores na academia que são bons, eu mesma passei por uns 4 até chegar no Jefferson, sigo as orientações dele corretamente. Sei que nunca vou poder fazer agachamentos ou exercícios que o peso fique nos ombros e sobrecarregue a lombar, mas estou feliz porque mesmo sem esse exercício eu vejo resultados e isso é o que importa.

 

O que temos que ter é foco e força de vontade, sem esses dois não chegamos a lugar nenhum.

 

“A ÚNICA PESSOA QUE IMPEDE DE TER O FÍSICO QUE VOCÊ DESEJA É VOCÊ MESMO”

99 comentários em “Protusão Discal (hérnia de disco) X Musculação

  1. Muito bom seu texto, acredito que muitos médicos contra-indicam a musculação, para qualquer tipo de problema ortopédico, porque a maioria não confia em nós, profissionais da Educação Física. Mas como você mesmo disse, há profissionais competentes que estudam cada caso e gostam do que fazem, por isso são capazes de prescrever exercícios que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Para mim, manter a força muscular é imprescindível, e a melhor maneira para isso é com a musculação. Parabéns pela escolha! Parabéns ao seu prof Jefferson!

    1. Jaqueline

      É verdade, ainda tem um minto entre médicos e musculação, mas graças a Deus encontrei profissionais muito competentes no caminho, o que é básico né!!!!!!
      É verdade, a força muscular é tudo, por isso faço exercícios para a lombar e a região do core, porque se ela não estiver fortalecida o restante desanda, a postura fica feia e ai por diante!
      O Jefferson é um ótimo prof. espero que ele tenha muito sucesso na vida dele!!!!!

  2. Li seu depoimento e fiquei com medo, há meses venho sentindo muitas dores no joelho e na lombar e adiando a visita a um ortopedista, com medo que ele me proíba de praticar musculação. Treino pesado há 6 anos, hoje na academia também travei enquanto fazia um agachamento e vim embora para casa no meio do treino, mal estou conseguindo andar. Pensei em diminuir os pesos e montar um treino leve com mais repetições, mas sei nesses anos de treino que, para quem já foi muito magrinha, o que garante ganhos é realmente pegar pesado. O que você sugere? Não quero parar de malhar.

    1. Sinceridade, procura um médico, senão gostar da primeira opinião procura uma segunda, uma terceira.

      Porque por mais que os médicos não gostem quando pegamos pesado, pode ser alguma coisa que ainda não está séria, mas pode ficar, é melhor você ficar um tempo parada, se tratar, se recuperar e depois voltar a pegar pesado, do que Deus me livre acontece alguma coisa grave e você não pode mais treinar, ainda mais joelho que se desgasta bastante.
      E não fiquei com medo não, com bons profissionais você vai poder treinar normalmente, claro que se tiver alguma coisa, um bom professor irá tirar alguns exercícios, colocar outro, e olha é besteira isso de não deixar de fazer alguns exercícios, um exemplo eu não posso fazer agachamento de jeito nenhum, mas com dieta e treino certo esse mês aumentei 1 cm de glúteo, apenas com exercícios de máq. para ele, elevação pelvica, então não encana, procura um médico, se trata e depois simbóra crescer de novo!!!!!!
      Qualquer coisa me add no face, tenho blog e twitter tbm!!!!!!

    2. Mariana, sugiro mesmo que você pare imediatamente os exercícios (caso ainda esteja fazendo) e procure o ortopedista especialista em coluna. Já tive hérnia de disco fazendo remada baixa e sofri 3 meses para a recuperação, quando novamente acabei lesionando a mesma regiõa ao fazer agachamento….creio estar com o abdome fraco, pois tenho a lombar bem fortalecida. consultei na época com um doutor em cirurgia da coluna que me tratou com aniinflamatórios e preescreveu fisioterapia. Depois do tratamento voltei a malhar, mas sempre sentindo uma dorzinha na região lombar (onde ocorreu a hérnia). Este médico me sugeriu que voltasse a praticar exercícios, incluisive para a região lesionada, mas o que ocorre é que num descuido no agachamento, contraí quase nada o abdome…aí foi que ganhei o presente da nova lesão. vou fazer por um tempo o pilates para depois voltar a treinar em academia (que sou viciadão), mas deixo a dica de evitar pesos com sobrecargas…tente baixar seus pesos e treinar bem concentrado, pensando em cada repetição que fizer nos exercícios! Você verá que terá a mesma tonicidade muscular e estará prevenindo lesões! Espero ter ajudado, que Deus te abençoe, faça uma consulta e bons treinos!!

    3. Mariana, fui comtemplado com esse problema chamado hérnia de disco, tive uma crise braba que me deixou quase de cama, usei medicamentos pra dores nevrálgicas, fiz fisioterapia, hidroterapia, tudo com acompanhamento médico. Hoje vivo normalmente, faço caminhadas e estou pensando em fazer algo mais pesado como academia.Procure um ortopedista ou neurologista e se preciso faça fisioterapia. Na minha opinião as academias não dão muita importância aos exercícios de alongamento da coluna que poderiam prevenir problemas de hérnia e desgaste dos discos intravertebrais. Acho que focam muito na parte muscular e esquecem do corpo como um todo, pois, somos como uma máquina e se algum a peça vai mal, a engrenagem toda sofre as consequencias. Boa sorte!

    1. Olha como melhorar eu não sei, porque cada corpo é um corpo, como descrevi no meu relato, eu procurei mais de uma opinião, e mesmo os médicos mandando parar com musculação eu não parei pois é uma coisa que amo, dei a sorte de encontrar um mestre ultra competente que sabe os exercícios que não posso fazer, e os que devo fazer para fortalecer a região do core!
      Emagrecer está me ajudando muito, pois tira bastante a pressão da coluna, pois fica mais leve a sustentação, mas uma coisa é certa você não pode ficar sem é exercícios, pois quanto mais sedentário, mais fraco os músculos e mais peso sobre a coluna!!!!!
      Você já foi em algum ortopedista? O que te falaram? A quanto tempo você tem? Pratica atividade?
      Qualquer coisa estou a disposição, espero ter ajudado nem que for um pouquinho, qualquer outra dúvida só me perguntar!
      Bjux

      1. monica, minha hernia é lombar l4-s1. Estou saindo de uma crise agora de 50 dias… começando a caminhar 40, 50 minutos… Estou querendo fazer musculação de leve para fortalecer. Pode dar umas dicas de exercicios que não sobrecarreguem. vlw!

        1. Oiieeeeee

          Olha o que meu prof tirou e não faço mais é agachamento e nem panturrilha em pé na máq, e sempre fortalecendo a lombar com abdominais de todos os tipos e alongamento!

          Continua com calma que já já você estará treinando normalmente

          1. pincei o nervo novamente hj saindo de casa. Estou sofrendo muito com essa doença. Não consigo trabalhar, me locomover, ficar sentado, e as vezes fica dificil até para as necessidades mais basicas. Incapacitante.
            Não sei como será daqui para frente. O medico diz q não quer operar. Nem sei mais oq fazer.

            1. Olha só… Se o médico disse que não quer operar é um bom sinal, pois você pode melhorar com outras alternativas. Trabalho com herniados a mais de 7 anos, e você tem muitas possibilidades de melhoras, uma delas é fortalecer essa coluna e os abdominais. Tem jeito sim e a melhora é lenta mais progressiva. Confie!

          2. Roberto, não conseguir responder no seu cometário!!!!

            Vc faz algum exercício? Algum esporte?
            Ajuda bastante!
            Meu médico também não quis operar, é uma cirurgia muito delicada, corre o risco de não andar mais, e ele disse que sou muito nova pra correr esse risco!

            Aguardo resposta ;)

          3. pois é eu já convivo com isso ha mais de 10 anos. Não faço esporte pq não posso nem dobrar o meu corpo para frente sem pincar o nervo. O fato é que eu estava há mais de 5 anos sem machucar esse negocio. Agora machuquei novamente e ja se vão mais de 60 dias e nada ainda de recuperação.
            O medico diz que é possivel recuperar, e que não vai operar pq não é uma cirurgia pequena, tem que por protese etc… Mas oq adianta eu ficar da forma que estou?

            Não dobro o corpo para frente, alias ninguem quem tem hernia consegue em pé com as pernas esticadas dobrar o tronco para frete. Não consigo correr. Não posso pegar peso.

            Ele disse para eu fazer natação, mas só quando eu conseguir andar né? pq até agora eu mal consigo me locomover.

            tem 3 amigos que operaram e hj estão bem, e um deles joga até bola na praia. 2 deles tiveram que operar 3 vezes para ficar bom. mas hj é vida normal.
            Sinceramente estou pensando em procurar outros médicos, para avaliar outras opiniões, pq viver assim realmente não da. Fora que a dor é insuportavel.

  3. Li o seu relato, eu estou com o mesmo problema eu tenho 24 anos eu treino desde os meus 18 anos sem parar… e eu descobri ser dono de uma infeliz protusão discal no dia 20 de fevereiro eu estava fazendo agachamento.. estava usando cinturão de musculação, executando os movimentos certinhos, só que eu acho que a carga estava um pouco pesado pra mim 45 kg de cada lado e eu sempre fui de pegar 40 kg ou no maixmo 42kg de cada lado…. qndo eu senti a dor eu parei o treino . e vim pra casa morrendo de dor na coluna no dia seguinte eu mal conseguia andar com uma dor insuportavel, ai eu fiz uma ressonancia magnetica e deu esses resultados daqui

    -Alinhamento sagital posterior dos corpos vertebrais preservado

    -Protrusão discal posterior central em l4-l5, que comprime a face ventral do saco dural

    -Osteófitos marginais incipientes nos corpos vertebrais

    -Articulações interapofisárias integras

    -Sinais de discopatia degenerativa em l4-l5 l5-S1

    -Sinais de ruptura do ânulo fibroso em situação posterior em l4-l5

    -Canal vertebral tem amplitude normal

    -Sinais de estenose do canal vertebral em

    -Medula espinhal com espressura,morfologia e intesidade de sinal normais.

    -Cauda equina com morfologia preservada

    -Partes moles para vertebrais sem alterações

    Opnião
    -ESPONDILODISCOPATIA DEGENERATIVA LOMBAR

    -PROTRUSÃO DISCAL EM L4-L5..

    aí eu passei em vários médicos e todos falavam que eu só poderia fazer natação, hidroginastica, ou pilates..passei em uns 4 ou 5 medicos e todos falavam a mesma coisa, e me recomendaram fazer 10 sessões de fisio.. fiz todas as sessoes melhorou, a ortopetista falou para eu fazer todos os exercicios em casa, e ela falou que eu estava liberado a fazer a musculação.. ai passei em um fisiatra e ele disse a mesma coisa que eu estava liberado.. porem ele nao soube me explicar quais exercicios que eu poderia fazer ou não.. fui marcar uma avaliação fisica hj.. até semana q vem eu espero está voltando a puxar ferro.. a minha pergunta é será que rosca direta vou poder voltar a fazer? desenvolvimento frontal, press nuca, remada baixa ou até mesmo stiff?? e quais exercicios para os membros inferiores o seu personal liberou vc pra fazer???

    1. Oieee Marcos!

      Seu problema é bem parecido com o meu, se não for igual, mas como cada lesão é única, fica no parecido mesmo!
      Olha no começo eu tirei de vez o Stiff, agachamento, agachamento no carrinho, e todos os exercícios que fazia e sentia pegar a coluna, o Jeff passou exercícios para fortalecer a coluna, coisa que eu não fazia, abdominal fiz bastante para fortalecer a região do cuore e assim sentir menos!
      Olha hoje faço rosca direta na barra com uns 14 quilos (anilhas e barra), desenvolvimento frontal com halteres e barra também faço, esse press nuca não conheço, remada baixa também faço, e por incrível que pareça eu faço o stiff também, peso máximo que estou pegando 20 quilos (anilha e barra), membros inferiores o único que não faço é agachamento mesmo, por causa do peso acima do pescoço que comprime a coluna, ah panturrilha na máquina em pé também não faço!
      Mas Marcos o que posso te dizer é vai no sei ritmo, tenta fortalecer bastante o abdomên, pega leve no começo (sei que é horrível isso), mas você terá que fazer que nem eu, ir descobrindo seu corpo, no stiff eu estou descendo menos não vou até o chão e na subida não forço tanto jogando as costas lá trás como todas as pessoas fazem!
      E toda vez que for mudar de treino, fazer uma série nova ou incluir exercícios testa com pouco peso, vê como sua coluna reage, e sempre mas sempre que for fazer os exercícios contrai bem o abdômen (na rosca direta por exemplo) porque assim você não joga todo o peso na coluna, uma dica que posso te dar e ir devagar no começo, com todos os exercícios para seu corpo ir acostumando, hoje posso dizer que treino normalmente com suas restrições, percebi que aula de bike pega a coluna, mas jump já consigo fazer sem sentir, será tudo uma questão de descobrir, com calma para vc não ter que se afastar de novo! Esteira ainda doí por causa do impacto ai fico sempre no transport e assim vou indo.
      Você pode acompanhar um pouco mais a minha trajetória e evolução no meu blog http://www.mundodamonikinha.blogspot.com
      espero ter ajudado, qualquer coisa me add no email, face, tem o link ai na postagem, twitter, no blog, o que puder ajudar faço com o maior prazer!!!!! Bjuxxxx e mega boa sorte!

  4. Lí o discurso e revi o meu dia a dia em todo o seu texto, sou transportador de eletrodomésticos e com este trabalho ganhei uma hérnia na L5-S1 sendo que me está a incapacitar alguns movimentos, nos meus tempos livres eu praticava downhill e agora não tenho coragem de me sentar na minha bicicleta com medo que as dores piorem !

    Parei com o ginásio faz algum tempo porque as dores se prolongam pelas ancas e pernas e depois de um dia de trabalho cansativo não tenho a mesma disposição que tinha antes…

    Tou pensando em me inscrever na natação, não é coisa que eu goste muito mas dizem que é o melhor exercicio para quem tem hérnia discal !!!

    Felicitações para todos.

    1. Caramba, é muito complicado né!!!!!

      mas não desiste não!!!!!

      depois da recuperação, a única coisa que me ajuda são os exercícios!
      Se eu ficar sem treinar a dor volta!

      Tenta sim a natação, depois de recuperado vc consegue voltar aos seus treinos normais!!!!!
      To aqui torcendo por você!!!!!

  5. Meu camarda,
    Estou passando nesse exato momento por esses problemas que passou, seu relato me deu mais esperança e reacendeu a vontade de não parar de malhar, coisa que sempre gostei. Engordei 5 Kg em 2 meses e perdi muita massa magra, vou seguir sei conselho.

    Abração,

    1. Michael, seria minhA camarada heheheheheh!!!!!!!

      Que bom que pude te dar animo, volta sim a treinar!
      Fortalece a lombar, vai devagar e com o tempo você verá como ficará melhor e menos crises de dor!!!!!!

      Abraços!!!!!!!!!!

  6. Olá Monica, li seu depoimento que encontrei por acaso no google e fiquei admirada e empolgada tenho hérnia de disco nas mesmas vértebras que as suas e mais várias nas vértebras T, uma coleção, rsrsrs. Estou começando a me disciplinar pois peso 80 kg., preciso urgente perder peso para aliviar a coluna, começei musculação com aparelhos hidráulicos numa conhecida franquia de ginástica 3 dias por semana e intercalando caminhada, vou voltar também para osteopatia que já foi excelente para mim, você acha que com estas medidas consigo atingir meus objetivos de perder peso e fortalecer a musculatura? Abraços e obrigada pela atenção. Marcia.

    1. Marcia, que bom que você está se cuidando!!!!!

      Olha experiência própria que emagrecer alivia muito as dores!

      Com a sua dedicação você conseguirá sim seu objetivo, cuida da alimentação e foca nos exercícios, mas com todo cuidado para não lesionar, ou forçar mais!

      Lá onde você treina tem transport? Porque eu, particularmente, não consigo andar num ritmo mais acelerado de caminhada, nem na esteira, me doí mais a coluna o impacto, então no transport eu evito o impacto e consigo fazer um aero mais forte!!!!!!

      Bjussssss qualquer coisa me grita aqui, no meu blog, no face

      Ah isso vale pra qualquer um, pode me add lá que ajudo com o maior prazer!!!!!!!!

  7. mto bom seu texto.

    Passo por algo parecido,trabalho como repositor em uma loja de informática e no meio do dia sempre me dão dores nas costas,eles realmente NÃO te ensinam a agachar nem nada,vc fica detonadoo..
    ultimamente estou me agachando da melhor forma possível.. mas mesmo assim minhas costas doem e ardem.. mas se eu parar por 5 minutos para descançar,toda a dor some.
    Enfim quero mto malhar,tenho 1.76 se não me engano e 70kg. ja fui mtoo gordinho e agora tipo,emagreci mas ainda tenho uma barriguinha.. é ta hora de ir pra malhação rs enfim belo texto,gostei mto.
    te add no face,queria trocar experiencias contigo.

    fica com DEUS

  8. Oi Mônica,tenho protusões discais na T5 t6, t6 t7, t7 t8.Eu gosto de malhar mas sei que não posso mais fazer exercícios que sobrecarregam o ombro.Minha pergunta é a aseguinte:Você melhorou depois que vc fortaleceu o abdomem?

  9. Nossa Parabéns pelo seu esforço Monica, tambem tenho problemas na coluna, érnia de disco, ja passei em varios medicos, ja fiz fisioterapia a muito tempo, estou querendo entra numa academia, mas vc acha melhor consulta mas uma vez um ortopedista?
    bjos fk com Deus..add face.

    1. Sempre é bom consultar um especialista, pra ter uma idéia de como está e o que ele acha!

      Eu sou suspeita, porque de todos que eu fui, sempre falavam que não poderia nunca mais treinar, e acontece justo o contrario, se eu fico um tempo sem treinar, por gripe, sinusite que tenho e etc as dores voltam, então pelo menos pra mim quer dizer que faz bem!

      O que acontece é que nosso corpo é único, não adianta todas as pessoas que tem problema de hernia pararem a sua vida e ficar só na fisioterapia e hidroginastica, não é uma receita de bolo, mas acho que para muitos médicos é!!!!

      Vai com calma, fortalece com abdominal, alongamento, procura um bom prof na academia que vc for, explica tudo, se vc não ficar satisfeito com aquele prof não tenha vergonha de falar com outro e se for preciso até e se for possivel mude de academia, tente sempre e não desista nunca e o que sempre falo pra todo mundo

      NUNCA DEIXE NINGUÉM FALAR QUE VOCÊ NÃO PODE

      Você vai descobrir um caminho e conseguir, pode ter certeza!!!!!!!!!!!

  10. Roberto

    Pode ser que a natação faça a coluna relaxar mais! Ele pediu para você começar já ou esperar?

    Ah se você está querendo operar tenta outras opiniões então!
    Vai me contando como anda as coisas!!!

    Sei que dor é essa e imagino que a sua seja muito pior que a minha, devido ao avanço da sua protusão!

    Mas não desista nuncaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!

  11. eu tambem ja passei por esse mesmo poblema eu tenho 2 henias de disco na coluna fiquei enternada por 5 dias andei na cdeiera de roda mas era muito dificil porque a minha casa nao e adapitada pra usar cadeira de roda ai eu ficava mais deitada dependia dos outros pra tudo ai eu comecei a andar com o andador fui aprende andar de novo fiquei com sequela na perna esquerda ficou um pouco mas curta do que a outra mas agora eu tou andando bem mamco um pouco mas graças a deus eu to andado mas ainda eu sinto miuta dor tou fazendo hidro ginastica mas tou com medo porque tem dia que a dor e terrivel eu vou volta no meu medico que eu faço tratamemto e vou pergunto se eu posso continua fazendo hidro ginstica oo se ele vai me recomenda outro exercio

    1. Caramba, sua situação é bem complicada em!!!!!

      Mas tenha fé e paciência que você vai sair dessa!!!

      Sei quanto essa dor é horrível as vezes sinto ela e vc é bem mais, sua barra é bem mais pesada, mas sei que você é forte e vai conseguir, se não não estaria aqui agora contando sua luta e trajetória!!!!!

      Já passou por tudo isso porque é guerreira e sei que vai passar conseguir tudo o que quiser nessa vida!!!!
      vai me contando a evolução e se tiver face e se quiser me add estamos ai!!!!

      força guerreira

  12. Roberto, voce está em crise, portanto, exercícios nem pensar, peso, pior ainda. Voce tem que fazer o tratamento contra a crise: medicação adequada, infravermelho, aplicação de eletrodos, gelos etc.
    Uma dica: há 3 anos não tenha nova crise mas mantenho no frizer uma bolsa de gel (compra-se nas farmácias) para aplicar em caso de dor acentuada e aguda. Eu mal conseguia andar e hj faço caminhada e abdominais além de exercícios numa barra que tenho em casa, pois, trabalha a musculatura do tronco e alonga a coluna. Lembre-se: Vá ao médico mas não deixe de fazer a fisioterapia. Os exercícios ficam pra depois.

  13. Sobre a cirurgia, os médicos só aconselham em último caso. Antigamente esse era o primeiro tratamento quando não existia a mentalidade de uma cura mais natural e menos invasiva. A cirurgia na verdade retira a cartilagem do disco deixando-o vazio e é necessária uma protese. É mais fácil ter uma vida quase normal com fisioterapia que com cirurgia, pode crer. Eu senti as piores dores, achava que nunca mais iria correr e hj levo uma vida quase normal, digo quase porque temos que respeitar o problema, conviver com ele. Vc nunca mais poderá pegar peso mas poderá fazer exercícios adaptados.
    Outra coisa, quem faz a cirurgia precisa de ‘manutenção’ quase permanente que é a obrigatoriedade de comparecer à fisioterapia para atividades específicas, pode não dar certo e ainda limita os movimentos da pessoa.

  14. A musculação é uma excelente atividade física para quem tem problemas na coluna. São os músculos anteriores e posteriores do abdome que mantem a estrutura da nossa coluna desde a lombar à cervical e se fortalecemos esses músculos, com certeza a pressão sobre os discos será muito menor. Tenho uma aluna que reclamava de dores na lombar e me mostrou uma radiografia que acusava os problemas com os discos. Sem problemas, iniciei um trabalho de fortalecimento dos musculos Grande dorsais, Eretor da Espinha porção inferior e serrátil, na anterior musculos Reto do Abdome, oblíquos de modo que em pouco tempo a aluna que não podia nem fazer step passou a até correr. Hoje não sente mais dores na lombar. Os médicos não reconhecem a figura do Educador Físico, acham que é só bomba… Tem até alguns que prescrevem exercícios físicos. eu posso com isso.

    Educador Físico.

    1. Realmente é complicado, profissionais que deveriam se unir para uma melhora do paciente, não fazem!

      Se dependesse dos médicos que fui, nunca mais treinaria e nem pisaria numa academia, mas hoje estou muito bem!!!!!

      Bjuxxxx

    1. Treino de 5 a 6 vezes por semana.

      as dores passaram mais ou menos depois de 6 meses de treino, passaram as crises né, porque até hoje se fizer “alguma coisa errada” elas doem, tipo ficar muito tempo em pé parada, ou dormir de mal jeito e ficar sem treinar!

      Bjuxxxx

  15. precizo de ajudo

    gosto muito de malhar , mas tenho ernie de disco ja fiz tratamento mas nao adiantou muito , e ja machuquei algumas vezes na academia,agora mesmo estou 1 semana quase sem andar e nao consigo sentar , deitar ,e nem trabalhar ,queria saber o que posso fazer para fortalecer minha lombar, e qual exercicio nao posso fazer de jeito nenhum , queria muito voutar a malhar eu tenho 40 anos ….agradeco se poderem me ajudar…

    1. No meu caso o que resolveu foi bastante alongamento e fortalecimento com vários tipos de abdominais! Tudo supervisionado pelo mestre Jeff, ele retirou dos meu treinos agachamento, panturrilha na máq em pé, e exercícios que eleve o peso acima do tronco e consequentemente força mais ainda as vértebras “espremendo” os discos!

      Aconselho se você procurou apenas uma ajuda, tente outras, fisioterapia, hidroginástica, escutei a opinião de 4 médicos ;)

      Vai contando como anda as coisas!

      Mega boa sorte

  16. Monica, preciso de ajuda…Descobri que tenho uma Protrusao discal l5 s1 há 2 anos…Preciso fazer algo que fortalece meus musculos…fiquei encantada com o seu resultado!!!Eu pensei que nao poderia fazer musculaçao…
    Vc sabe se Pilates é bom?Preciso cuidar de mim

    1. Oie Glaucia!

      Pelos médicos não sei se estaria na musculação hehehehe

      mas treinando com meu mestre que tem todo o cuidado, sabendo desse problema estou indo bem!

      Então depende de cada corpo, eu mesma tentei pilates saí torta da aula, com dores, não sei se foi porque na época minha coluna não estava totalmente fortalecida, ou não deu certo mesmo!

      Mas só tentando pra saber, faz uma ou duas aulas experimental e vê como seu corpo reage!

      Já te aceitei no face ;)

      Bjuxxxxxxx

  17. MONICA PELA SUA EXPERIÊNCIA PELO SOFRIMENTO QUE VC PASSOU SERÀ QUE SÈ PODE ME AJUDAR .
    SOU TÈCNICA DE ENFERMAGEM tenho protusão l3-l4 me causa dor localizada lombar e formigamento perna . JÀ tém quase um ano que vivo a base de antiflamatório . TIVE LESÂO L4-l5 l5-s1 .ACHO QUE nem foi tanto o trabalho como foi o fato de fazer academia e ter me descuidado da região lombar . POÌS GOSTAVA MUÌTO DE CORRER e a corrida pode causar esse tipo de lesão . ENFIM A l4-l5 l5 -s1 centralizou POÌS GRAÇAS a deus a ultima rm não deu nada nesses segmentos . POSSO FAZER ABDOMINAIS para acabar com essas dores que me restam e esse formigamento das pernas quando acaba . VC CONSEGUÌ A VOLTAR A TRAB . MONICA SERÀ QUE VOU TER que mudar profissão . POR enquanto tó só caminhando 60 min .

    1. Ouuuuuuuuu desculpa não ter responder antes!!!!!

      Então, no começo eu tive que focar bem no abdominal, em todos os sentidos, frente, obliquos, lombar e bastante alongamento!

      Mas faça tudo com cautela, calma e tenha bastante paciência, essa é a palavra chave, porque até hoje se durmo muito as costas doem, se fico muito tempo em pé, sem em movimentar, por exemplo numa fila, não consigo, tenho que sentar ou andar!

      Na esteira corro um minuto e ando 2, mas saio com algumas dores tbm!!!!

      Mas vá fazendo com calma, e tenha bastante paciência, muita mesmo! e vai me contando em!!!!!

      Bjuxxx e desculpa de novo!

      1. È esse é o problema tém dias que parece que a gente tá 100% outro parece que voltou para o inicio . A gente fica insegura para tudo . O desafio é não se abater por que daí só piora o peso aumenta e as dificuldades só aumentam . Vamos vé .

        1. Verdadeee, você disse tudo, cada dia é único e só saberemos como será no dia não tem jeito!
          Mas força que o resto a gente aguenta, não sei a sua religião, mas uma coisa que me apego muito e na frase que “Deus da a cruz que cada um consegue carregar” e se fomos parar pra reclamar ainda somos injusto, pois tem gente com um câncer sem cura, gente sem um membro, com deficiência visual!
          O que é uma dor que podemos controlar apenas tomando cuidado e cuidando da saúde, pra mim ela passou a ser nada, apenas um detalhe para lembrar o quanto posso ser forte e o quanto tenho que me cuidar!

          Bjusss e vai me contando tudo!

  18. ola fiz uma cirurgia da lombar a 4 meses,coloquei 8 parafusos e so agora voltei pra academia ,mas com treino leve sem me exceder e estou me sentindo bem ate agora .

  19. EU DESIDI TENTAR FISIOTERAPIA TRADICIONAL , O QUE NÂO POSSO È FICAR PARADA SÒ ACABANDO ESTõmaGO COM REMEDIO COMEÇO HOJE . PENA QUE TODOS FALAM QUE È MAIS PALEATIVO DAI A GENTE JÀ COMEÇA DESMOTIVADA . MAS VOU VÈ .

    1. Começa sim, eu mesma fiz a fisioterapia umas 40 sessões, fiz quase um ano de hidro, comigo não resolveu, mas como sempre falo no meu blog, nosso corpo é único, então o que serviu pra mim, pode não servir pra você! Você pode responder super bem a fisio e depois voltar a treinar melhor do que eu voltei!

      Só não desiste, tente sempre, e se não der certo parta para o plano B o C, o alfabeto tem tantas letras, temos que tentar todas!!!!!

      Bjãoooooooooooo

      1. MONICA VC SABE ME DIZER se quem sofre de protusão discal pode correr na areia poís o impacto seria menor . O QUE SEU PROF FALA SOBRE ISSO . SEI VC GOSTA DA MUSCULAÇÂO NO MEU CASO GOSTO È DE CORRER .

        1. Olha se pode eu não sei, mas acho que depende de como está a lesão, porque no começo eu não conseguia fazer aero, nem aula, nem esteira, tudo doía, ficava só no transport, hoje depois de fortalecer bem a coluna eu faço aula de bike, corro na esteira….

          Então depende, tenta de leve, começa com uns minutos correndo, vê como você se sente e vai adaptando!!!!!!

          Bjuxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

  20. Ola tenho 20 anos ha 5 dias senti dores na parte de cima do gluteo esquerdo fui ao medico e ele disse q eu to com começo de hernia de disco bem fraca ..sera q melhoro com abdominais? passei em 2 medicos e eles disseram q posso continuar a malhar normalmente..sera q essa hernia ira aumentar sendo q eu vou malhar normalmente ainda sinto dores fraquinhas…bjao ha e vc fico gata comparando antes e depois =)

    1. HAhahahah obrigadaaaaa, adorei o elogio!!!!!

      Olha se você descobriu ela bem no começo se policia para não piorar, isso mesmo que você disse, foca nos abdominais, não esquece os alongamentos e lembra sempre dos movimentos, carregar objetos, tenta ver o que te “incomoda”.

      Eu por exemplo não posso ficar muito tempo em pé parada, andando tudo bem, mas parada tipo em fila ou em ônibus é de matar, então eu tento evitar e vai acompanhando pra ver se ela estabiliza!

      Bjuxxxxxxxxxxxxx

  21. Oi, Mônica! Talvez vc possa possa tirar a minha dúvida, quando faço repouso as dores aumentam muito mais. Com vc é a mesma coisa? tenho uma hérnia de disco na l5 s1, o medico me falou em cirurgia. Eu perguntei a ele se podia entrar na academia ele falou que não, aliás falou que eu não posso fazer nada . Estou me sentindo uma inútil. Eu não vou me entregar assim, vou procurar uma opção que me ajude a livrar destas dores terríveis, já que os remédios não estão adiantando nada. Mandei uma solicitação de amizade no face, espero que aceite. Meu nome é Erica Mantovani, tenho 32 anos, moro na cidade de Pará de Minas, sou casada , tenho 2 filhos , um de 15 anos e o outro de 13. Nossa fiquei encantada com sua força de vontade preciso perder 10 quilos, vc fez dieta também? Aguardo respostas, Beijos,

    1. Oieeeeeeeeeeeee

      Então se o seu médico já falou em cirurgia deve ser porque seu caso é mais grave, não tem como dizer!!!!!
      Você pode sim procurar alternativas, mas respeite seu corpo e seus limites para não agravar mais a situação!!!!!

      Fiz sim dieta, arrumei a alimentação né, cortando as as besteiras que sabemos que temos que cortar e comendo certo!!!!!

      Já fez fisioterapia ou hidro???? me ajudou bastante na fase de recuperação!

      Bjuxxxxxxxxxxxx

  22. olá gostaria de dicas para musculaçao descobri q tenho hernia cervical e nao sei c devo parar de malhar ou continuo minha vontade é de continuar fazem quatro meses que malho foi a melhor coisa q fiz tinha muitas dores na perna com os treinos isso me ajudou, agora apareçe esse problema na cervical vou continuar mais vou ter q dar uma diminuida nos pesos.

    1. Paulo o Thiago disse tudo no comentário abaixo!!!!!!

      Alongamento, concentração, foco e disciplina!!!!!

      E respeitando sempre o limite do seu corpo.

      Bjuxxxxxxxxxxxxxx

  23. Monica, muito bom seu relato e melhor ainda a troca de experiencias que ocorre aqui!

    Tenho 27 anos e também sou ferreiro, não consigo ficar sem treinar! Há quase 2 anos minha lombar travou subindo as escadas do meu prédio, resultado: 5 dias imóvel na cama. Depois de todos os exames fiquei sabendo que estava com hérnia na L4-L5 e L5-S1, e depois do choque inicial de pensar que nunca mais poderia fazer minhas atividades, fui em especialistas de coluna, ortopedistas e fisioterapeutas, mas encontrei meu refúgio e melhora num profissional de educação física! Minhas crises acontecem geralmente a cada 6 meses (fico uns 3 dias de cama, mas passa kkk) mas com disciplina dá pra levar a vida normalmente. Quem tem hérnia tem que entender suas limitações, conhecer seu corpo e seus limites.

    Minhas dicas são: muito alongamento, atividades com o menor impacto possível, exercícios feitos com a máxima concentração e atenção, e fisioterapia para hidratar os discos em perídios de crise… no mais… no pain, no gain!

    1. Disse tudo Thiago!!!!!!

      Eu tbm tenho as crises e é uma coisa que teremos que conviver para sempre né, te entendo!!!!

      Travar mesmo foi só uma vez! Mas as dores sempre aparece se fico sem treinar!!!!!

      É isso mesmo, dedicação, força de vontade, respeitar os limites e correr atrás

      Parabéns pelo seu comentário, adorei a sua força e sua vontade de vencer!!!!!

      Bjuxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

  24. Ei tudo bem? Obrigada pela atenção! Olha estou acabando de crer que meu caso é mais grave, já estou a quase um mês fazendo repouso, e as dores quase não melhoraram, que tipo de hérnia é a sua? Porque a minha é na l-5 s-1 extrusa comprimindo o nervo ciático da perna esquerda. Mesmo assim quero tentar outra coisa, não quero me operar, tenho receios entende? Eu prefiro acreditar que tudo vai passar. Um grande beijo prá vc! Por favor se alguém está na mesma situação do que eu e quer trocar idéias, Estou no face também.

  25. Olá gente!

    1 – Passo – Gente vamos procurar a Deus.
    2 – Passo – Como falaram anteriormente: NUNCA DEIXE NGM DIZER NÃO A VC.
    3 – Passo – Sejamos guerreiros sempre – ter CORAGEM é essencial.
    4 – Passo – Perca peso inicialmente com remédios naturais manipulados.
    5 – Passo – Fazer alogamentos e caminhadas de leve.
    6 – Passo – Fisoterapia e quiropraxia, esta última é mais recomendável ainda.
    7 – Passo – Procure comprar uma bolsa de gelo, uma infravermelho e um TENSE.
    8 – Passo – Faça natação ou hidroginástica tb
    9 – Passo – Não carregue mais do que 10 % do seu peso.
    10 – Passo – Entenda que vc não éo único a passar por isso.
    11 – Passo – Eis aqui alguém que sofreu disso (dores de hérnia) por longos anos, porém melhorei muito com todos estes investimentos e cuidados. Hj sou normal, sem dores!
    12 – Siga o que a colega Mônica falou – fortaleça a sua região pretendida, pois ela que dará conta da maior parte de sua sustentação.
    Um forte abraço a Todos!

  26. Lendo tudo isso me sinto mais calma…
    tenho 29 anos e há 7 meses descobri ser uma “feliz” portadora de hernia discal pro meu desespero!!! já fiz milhares de sessoes de fisioterapia, hidroterapia, acunpuntura e Nada!!! Optei por não tomar remédios, pois eram muito fortes e as dores continuavam… hoje faço natação 2x por semana e vou começar academia amanha, pois sinto meu corpo flacido em virtude desse tempo parada!! Confesso q as dores ainda existem, apenas aprendi a conviver com elas. Já reparei q se estou parada dói mais do que se eu estiver me exercitando, então decidi regassar as mangas e ir a luta. Mas meu receio é o mesmo de todos, quais exercícios posso fazer sem sofrer novamente? Como faço pra perder barriga? pq geralmente os exercícios pra essa região são restritos pra quem tem hérnia… Sou comissária de Vôo, preciso voltar a voar, não aguento mais ficar em casa, mas meu trabalho é muito pesado pq apesar de ficar parada as vezes no aviao, a própria pressurização, despressurização e impacto de pousos, já contribuem pra dor aparecer, além de carregar aquela mala pesada!!!
    Bjinhus galera e torçam por mim!!!

    1. É tenso né, eu também aprendi a conviver com a minha, as dores sempre vem e vão…

      Isso comigo também, se ficar sem treinar, as dores vem com toda a força, agora treinando elas quase não aparecem! Pode ser que você sofra no começo até aprender os limites do seu corpo, perder barriga não tem exercícios que façam milagre, é só dieta bem feita, os exercícios só irão auxiliar!

      Eu posso fazer todos os abdominais,, alias devo, pois fortalecendo a região do cuore é que vamos ter sustentação para melhorar ainda mais a sustentação da coluna.

      Eu não posso ficar em pé em filas, que doí, lavar roupa doí, agora carregar mochila é de boa, não tem jeito, fortalece tudo ai, treina e depois você vai descobrindo todos os seus limites!!!

      Bjuxxxx

  27. Olá, Fiquei muito feliz em encontra com pessoas com o problemas iguais aos meus (Protusões na L-4,L-5 e S1 + a famosa dor ciatica.Faz 3 anos já fui a Ortopedista e Neurologista, além da opinião varios amigos médicos, pois trabalho em um Hospital. Minha historia começou quando voltei dee uma caminhada de 4km que fazia todos os dias e pequei inadequadamete um garrafão de água de 20 litros, senti uma fisgada na coluna, porém não parei coloquei em cima de um balcão para lava-lo. No dia seguinte fui dá a minha caminha
    mal consegui, foi ai que começou as dores na lombar descendo para a perna fazendo toda a tragetóroa do nervo ciatico. Parei cmpletamente de caminhar, fui fazer RPG e depois pilates, porém alguma coisa não fucionou as dores as vezes aumentava ,diante das minhas enumeras reclamações a fisio me encaminhou para hidrofisioterapia, dias bem dias mal, fiquei depresiva, desanimada. E isso não é nada parecido comigo,pois eu me acha uma pessoa que jamais teria problema, porque nunca fui sedentaria nem gorda sou magra gostava de esportes radical é hojé só consigo fazer peltes de solo e alongamentos é isso me sentir incapaz e eu me dezespero não consigo controlar o meu emocional.Hojé procurando vê algo que me ajudasse encontrei você e adorei o seu depoimento bem como o de Thiago Pinheiro e Marcio Barbosa Carvalho. Gostaria de pedir a sua orientação, apezar do que ouvi não precisaria, mas o que eu quero mesmo é me torna sua amiga para trocar ideias, pois é bom saber que tem alguém que nos entende.bjs.

    1. Maruza e essa historia que com o tempo a hérnia de disco seca è papo de medico . Isso è horrível ficamos insegura para fazer qualquer coisa se protusâo já da esses sintomas todos imaginem a tal hérnia de disco . Mas tenha força com essa coisa de treino e academia agente vè muita gente jovem com problemas que deveriam ser de idosos concorda comigo. Infelizmente quando o assunto è coluna nada da garantia de ser 100%. Tem a tal nucleoplastia já ouviu falar?

    2. Força ai mulher que tudo vai dar certo!!!!!

      Essa semana, aliás quase duas semana estou em crises, a dores só não desceram pela perna, mas estão aqui, tive alguns problemas que me impediram de treinar e fazer a dieta certo, engordei 5 quilos e a dores começaram, agora é cuidar para tudo voltar ao normal!!!!!

      É tenso mesmo, não tem jeito, por mais que o problema seja igual, cada um sente de um jeito, supera de um jeito, cada um tem que achar o seu limite, o que ajuda e ver o que piora e tentar evitar!!!!!

      forçaaaaaaaaaaaaaaa

      Vamos trocar idéia sim, tem meu blog, segue lá que lá ando contando tudo o que acontece comigo

      http://www.mundodamonikinha.blogspot.com

      Bjãoooooooooooooooooo

  28. Monica você consegue trabalhar com esse problema na coluna? Ainda não consegui voltar isso que me chateia. Sobre comentário anterior me perdoe, mas só disse o que achei, quando a gente ta bem com a gente mesmo nada nos abate.

    1. Eu saí do serviço que fazia, em mercado, hoje trabalho sentada, mas não fico muito tempo sentada porque se não também doí, eu tenho que levantar, nas minhas pausas eu sempre to andando, dando umas voltas, sobre o comentário anterior sem problemas hehehehe, não sou eu que modero é o pessoal do site, muita gente me fala isso, que sou sortuda que emagreci e os seios ficaram, mas assim que conseguir emagrecer tudo quero ter um dim para fazer uma plástica, porque eles ficaram, mas não são 100% durinhos, também só milagre se fosse né kkkkkkkkkkkkkkkk

      Sem problemas, qualquer coisa me segue lá no meu blog ;)

      Bjuxxxxxxxxxxxxxxxx

  29. Oi Mônica, tmb tou passando por esse problema,igual ao seu,dores chatas,sou carteiro tou de férias mas parece pior do que quando tava trabalhando.Vejo vc falando q faz abdominal,mas como, com dor? Essa dor passa em um dia?

    1. Putz no seu caso o ruim é o peso que vc carrega que acaba “apertando” mais a protusão né!!!!!

      Sinceridade até hoje tenho essa dor, mas quando me cuido direitinho fico um bom tempo sem lembrar dela, até que dou uma descuidada e ela aparece!!!!!!

      Faço sim, oo abdominal, mas dentro do limite sabe, vejo até onde não está afetando a coluna, até porque o abdominal irá fortalecer a coluna e proteger o cuore, o que faz você sentir menos dor!!!!!

      Melhoras ai e aproveita as férias ;)

  30. Certa vez fui em um endocrinologista que disse que musculação e aeróbicos só servem pra dar mais fome.
    Depois desse dia, perdi a fé neles de vez.

    1. É tenso né, você vai em um médico e escuta uma asneira dessa…

      Você sente fome porque aquela dieta que eles passam de água e alface não sustenta ninguém, tem que ter uma alimentação balanceada, com todos os nutrientes, carbos, proteínas, gorduras boas, nas quantidades corretas para você não ter fome.

      E se você vem de uma alimentação errada claro qu no começo da correção da alimentação você vai sentir fome, vontade de comer, mas depois acostuma porque você está reeducando seu estomago!!!!!

      Tem médicos ótimos, mas tem uns….

      Beijãoooooo

  31. Olá Monica, ontem tive a triste noticia que tenho uma protusão discal em l4 e l5. Sempre fui de malha muito, mas percebi o ano passado que enquanto fazia caneleira sentia dores devido o peso , porém continue fazendo. Estou muito desmotiva , pois tenho medo do medico proibir a malhação . Quais são os exercício que realmente não devo fazer??? Quais são os que forcam a coluna lombar? Não gostaria de para de malhar definitivamente! Obrigada!

    1. Oieee Barbara!!!!!

      Pode ser que ele proíba por um tempo, tem que tratar, fazer as fisioterapias, ver como anda a protusão!!!!

      Eu dei a louca e voltei pra academia depois de tudo, fiz mais de 40 sessões de fisioterapia, fiz quase um ano de hidroginástica, ai sim me revoltei e voltei, como disse, coloquei minha conta em risco!

      Os que não faço porque doí é panturrilha na máquina em pé, agachamento livre, to conseguindo fazer agachamento no carrinho já, lavar roupa não consigo também e ficar muito tempo em pé sem me movimentar também, por exemplo uma fila que não anda e eu ficar parada!!!!!

      É o que falo pra todos, não tem como eu falar o que pode e o que não pode, cada organismo é único e você tem que ir tentando e testando com responsabilidade e testando seus limites, isso é até bom, a gente respeita mais nosso corpo em todos os sentidos sabia, pelo menos comigo está sendo assim, mais consciente com todos os movimentos que faço e posições que sento!!!

      Bjuxxxxxxxxxxxxxx

  32. Tem gente que se deixa levar pelo que os outros pensam, e não procuram ter uma experiência própria, perdendo às vezes as oportunidades que a vida oferece,vc aproveito a aportunidade parabéns…

    1. Diogo muito obrigada!!!!!

      É o que sempre falo, por mais que eu fale e conte, cada corpo é único e cada um tem que ver suas experiências e limites, não tem jeito!!!!!

      Obrigada mesmo!!!!!

  33. Pessoal quem tem este problema, primeiramente confie em Deuse e tenha muita força de vontade…
    Eu tive protusão na cervical c3 c3-c4… e ja tinha espondilose cervical e lombar, fora a malditas escoliose e sofro de dor miofascial! Enfim, nenhum médico do mundo queria deixar eu fazer musculação que é eu amo, eu não desisti, e esta aqui meu resultado http://uploaddeimagens.com.br/imagens/eita-_-_copia-jpg
    essas fotos ta um pouco antiga, hj tenho 74kg, esta semana infelizmente voltei a sentir dores, mas logo logo estou de volta a todo vapor, o segredo é NÃO DESISTA!!!!

  34. Gostei do depoimento eu também tenho hérnia de disco e estava mesmo querendo saber algo ,mas gostaria de deixar uma observação : que corpinho lindo você tem parabéns!

  35. Olá, vi e li alguns depoimentos e também preciso de você, trabalho numa multinacional e tenho muita dor e procurei um ortopedista e traumatologista onde ele me encaminhou para ressonância e descobri que tenho discopatia degenerativa L1 a L5, protrusão discal L5 S1, protusão discal L4 L5, e na L3 L4, o que faço não aguento mais de dor.
    Att. Patrick BH

    1. Oieeeeeeeee Patrick
      Tirando a dor tudo bom????

      Então, você precisa ver o que os médicos vão te orientar a fazer primeiro, já teve o retorno para levar os exames? Se sim eles já passaram algum tratamento?
      Vê direitinho, porque não posso te dizer faz isso ou faz aquilo, como contei na história, antes de me rebelar e voltar a academia, fiz mais de 40 sessões de fisioterapia e fiquei mais de 6 meses na hidro, quer dizer, deu uma boa recuperada na lesão antes de voltar!

      Se não voltou, vai no médico, vê o que ele fala e se não ficar satisfeito procura a opinião de um segundo, terceiro, quarto médico, trata primeiro a lesão e depois você como vai recuperando a vida normal!
      E vai contando aqui pra gente!

      Bjinhuns e mega melhoras pra ti!

  36. Monica, estou entrado aqui nesse seu espaço, para que eu possa me comunicar com o SERGIO FILHO Já que ele tem uma lesão parecida com a minha. E quanto a você, você foi meu incentivo para querer voltar a malhar, já que a minha médica queria que eu ficasse só na hidro, e ou pilates e infelizmente não rola, gosto mesmo é de musculação.
    Sérgio Filho você tem protusão discal na cevical? há quanto tempo você descobriu e há quanto tempo está malhando depois da descoberta? quais os exercícios que você pode fazer? e os que não pode Fazer?
    Meu nome é Rosilda, e descobri no mês de setembro de 2013, que estou com protusão discal na c5-c6 e amo malhar, quero saber dessas informações para em conjunto com um educador físico, montar um programa para mim. Desde já agradeço, as suas informações.

  37. Oi Mônica onde fica sua academia? Eu tenho hernia na L4-5 S1 e esses dias estou com crise, não sei se porque comecei fazer academia e lá não tem um Jefferson, a profa. não tem experiencia no que posso realmente fazer e me disse para evitar impactos, tenho policiado mas fiz umas duas vezes jump acho que me prejudicou demais, agora guenta dores homéricas. Preciso de um prof. Jefferson pra me ajudar pois quero e preciso continuar com exercícios, mas desde que não prejudique.
    Obrigada!

    1. É complicado mesmo, o profissional tem que saber muito bem o que está fazendo.
      Ele não fica na mesma unidade que eu treino, ele dá aula na unidade da Ricardo Jafet, a academia é a nível A
      No meu blog mundodamonikinha.blogspot.com tem link para o face dele, apesar dele entrar pouco, porque ele trabalha lá dá aula de personal e tá fazendo pós, então já viu a vida do menino né.

  38. Oieee Mônica, eu estava procurando sobre hérnia de disco e achei seu comentário nossa pra quem trabalha dobrando roupa o dia todo estou com muito dor nas costas sinto um choque um formigamento na parte perto do ombro nas costas, às vezes ate no braço… vou secar meu cabelo meu braço esta fraco fica parando toda hora, não sei que medico procurar… faço academia mais nem to indo por conta da dor, tem dia que da vontade de chorar, minha irmã faz massagem toda hora em mim pra ver se melhora.. aff que vida kkkkk bjsss

  39. Bom, há dois meses fui diagnosticado com ESPONDILOLISTESE L5-S1,o medico disse que preciso operar, pois estou perdendo sensibilidade na perna direita e quadril,logo vai passar para a perna esquerda, já fui em mais 2 médicos e os mesmos indicam a cirurgia como melhora do problema,estou com medo pois já me informei e essa cirurgia é delicada,venho pesquisando outros meios de aliviar a dor, e vejo a musculação acompanhada como melhora, fisioterapia e hidro..

  40. Até concordo com alguns aspectos deste post, mas pare e pense, o médico ortopedista quer o nosso bem… Posso até estar sendo infeliz nas minhas palavras mais coluna é uma coisa muito sério e devemos ter cuidado extremo com ela. Só pra concluir eu acredito sim que a postura correta na academia melhore a situação mais será que vai curar? Pensem nisso..

    1. Sim, concordo que os médicos estudaram para isso e como sempre falo cada caso é um caso! Mas a musculação me salvou, e se tivesse escutados os médicos não sei o que teria acontecido, posso não ter sarado, mas faz muito tempo que não sinto mais dor na coluna, pelo contrário, se ficar sem ir a academia minha coluna sente e já começam as dores pela falta de exercícios.

      Sei que os médicos estudam para isso, mas temos que ter mais de uma opinião sempre, pra você ter noção fui em uma endócrino que disse que mulher NÃO pode fazer musculação e que a academia que frequento deveria ser denunciada…. e que não pode tomar whey que é bomba e se eu não tinha visto as reportagens….

      Em uma outra endócrina que fui para ter opinião falou quase a mesma coisa, que whey é bomba que já deveria estar com câncer no fígado por ter feito o uso de whey e que eu deveria parar de tomar imediatamente….

      Complicado né!

      Beijos e obrigada pelo comentário e opinião!

  41. Olá, Mônica :)
    Nossa, fiquei super aliviada em encontrar alguém que treina mesmo com as mesmas lesões que tenho rs
    Enfim, gostaria de saber se você já tentou alguma vez o smith? Se sim, depois de quantos meses de treino? Pois pretendo tentar, mas ainda estou muito receosa..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current ye@r *