11dez

Pular corda emagrece? Confira algumas Dicas e Benefícios (com vídeo explicativo)

Pular corda emagrece Confira algumas dicas e benefícios Benefícios de Pular Corda Dicas de como pular cordas

Pular corda é um exercício que muita gente traz da infância e também muito praticado nos treinos hoje em dia. Mas será que pular corda emagrece?

Quando foi a última vez que você pulou corda?

Embora pareça uma atividade simples, a complexidade oculta no exercício de pular corda faz deste um exercício quase completo.

A brincadeira de pular corda, o antigo hábito de criança, pode trazer inúmeros benefícios para sua saúde.

É um aliado na hora de melhorar o desempenho e a resistência física, proporciona uma melhora significativa da saúde, auxilia na hora de definir o corpo e além de tudo é capaz de ajudar no emagrecimento saudável.

Mas não se engane. Pular corda não é apenas uma atividade de saltar com os pés.

A musculatura trabalhada durante o exercício, por exemplo, faz deste um exercício melhor do que a corrida.

Pode-se entender a prática de pular corda como uma maneira de adicionar tempero à rotina dos seus exercícios físicos.

Vamos entender como esse exercício pode auxiliar você a perder peso.

 

Pular corda emagrece? Entenda como funciona!

 

Pular corda é um exercício aeróbico!

Exercícios aeróbicos, diferentemente dos anaeróbicos, são de menor intensidade, mas por outro lada são de maior duração. Isso significa que seu organismo irá precisar gastar muito mais energia.

Pular corda emagrece Confira algumas dicas e benefíciosExercícios intensos e rápidos utilizam glicose como fonte de energia, enquanto exercícios moderados e de maior duração, como pular corda, utilizam ácidos graxos como principal fonte de energia.

Além disso, a prática de exercícios aeróbicos aumenta a taxa de metabolismo após o treino, ou seja, você consume calorias durante e após a prática do exercício.

É o que chamamos de recarga residual do exercício, que na maioria das vezes, é responsável por uma queima de calorias até maior que durante a prática do exercício.

 

Porquê pular corda emagrece?

 

Vamos entender melhor os resultados no nosso organismo.

Ela ocasiona alteração no metabolismo e adaptações bioquímicas no nosso organismo que levam ao aumento da capacidade oxidativa muscular aumentando a atividade de enzimas responsáveis pela quebra dos ácidos graxos.

O resultado é uma diminuição do peso, queima de gordura e um corpo mais definido.

 

Pular corda emagrece de maneira saudável?

 

Sim, sem dúvida alguma!

Quando o exercício de pular corda é feito de maneira correta e com disciplina os benefícios vão bem além do emagrecimento, os efeitos podem ser percebidos no corpo como um todo.

Veja alguns benefícios que listamos logo abaixo:

Creatina em Pó HTProCreatina em Pó HTPro
  • Uma vida bem mais saudável: auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, na agilidade, flexibilidade, ritmo, e no condicionamento físico, além de auxiliar no combate a doenças cardiovasculares e diabetes;
  • Melhora do desempenho físico: pular corda possibilita uma melhora no desempenho cardiovascular e musculoesquelético, quando executado de modo adequado;
  • Queimando mais calorias: por ser um exercício aeróbico contribui para a queima de gorduras. O exercício de pular corda emagrece porque queima o triplo de calorias que seriam gastas durante uma corrida, por exemplo;
  • Disposição: um benefício comum relacionado a prática de pular corda rotineiramente é a liberação de hormônios que promovem as sensações de felicidade, disposição, aumentam a autoestima e diminuem os níveis de estresse do organismo.

Além destes benefícios ainda podemos somar todos os benefícios dos exercícios aeróbicos, como a melhora e fortalecimento dos músculos respiratórios e da circulação sanguínea.

Diferentemente do que se possa pensar, diferenças de gênero não levam, necessariamente, a uma diferença no desempenho nem nos resultados de homens e mulheres.

O que diferencia o rendimento no treino e os efeitos é o modo como o exercício é executado.

E isso depende do tamanho da corda utilizado, da duração e altura dos saltos e dos níveis de desenvolvimento motor e das sessões.

 

Conhecendo o Rope Skipping

 

Fora do Brasil existe uma modalidade de pular cordas bastante comum e popular. É o chamado Rope Skipping, ou corda acrobática.

O nome diz muito. É uma prática para aqueles que procuram um pouco mais de adrenalina nos exercícios.

Ele consiste em realizar acrobacias enquanto se pula corda. Isso torna o esporte mais dinâmico e menos enfadonho, além de aumentar a atividade muscular e a queima de calorias.

  Embora seja considerado um exercício leve, é uma atividade de alto impacto, e pode ser praticada tanto individualmente (Single Rope), como em dupla (Double Rope) ou em pequenos grupos (Roda Chinesa).

 

Pular corda emagrece?
Sim, mas somente quando praticado corretamente!

 

Existem diferentes práticas e técnicas que potencializam a eficácia desse exercício e a queima de calorias que auxiliam no emagrecimento.

O primeiro ponto a saber é: você precisará aliar a prática de pular cordas com outras atividades físicas.

O segundo ponto é o jeito que você pula corda.

Há quem pule com os dois pés, e há quem pule com um pé só. São os chamados padrões motores.

Segundo estudo realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia, os dois padrões exercem diferentes impactos no gasto energético durante a prática da atividade física.

Na prática, pular corda com apoio simultâneo dos pés garante uma maior altura do salto, trabalhando mais a musculatura na impulsão, o que ocasiona um maior gasto energético.

Leia também:

15 dicas para você destruir nos Treinos de Musculação

Conheça o Maior erro de quem executa Abdominais no Solo

Quando se pula corda tendo como apoio um único pé a intensidade é menor e o gasto de energia também.

É interessante que durante a prática do exercício você não se prenda ao jeito padrão de pular corda. Alterne entre os padrões, isso favorece um leve descanso para sua musculatura e garante que a sua sessão dure um pouco mais.

Se você é iniciante, no vídeo abaixo o Professor Aurélio Alfieri traz algumas dicas úteis de como tirar o máximo proveito do seu exercício e emagrecer de forma saudável. Confira:

 

 

Embora pular corda se pareça bastante com a atividade de corrida e trabalhe músculos semelhantes, o impacto sobre a musculatura e a frequência do exercício são diferentes.

Se compararmos o pular corda com a corrida, por exemplo, veremos que a pressão exercida sobre os quadris, os joelhos e as costas é menor enquanto você pula corda.

Isso significa que essa atividade apresenta menor impacto negativo para sua coluna e para seus joelhos.

Não fique frustrado caso você pule corda e se canse facilmente. O segredo é realizar pequenas séries e pequenos intervalos.

 

Referências

Associação Portuguesa de Rope Skipping. Benefícios da prática de Rope Skipping

CASA DO LAGO. Rope skipping – corda acrobática

MARTINS, M. Pular corda: benefícios

MOREIRA et al. Efeitos do exercício aeróbico e anaeróbico em variáveis de risco cardíaco em adultos com sobrepeso. Arq Bras Cardiol. 2008

SILVA, H.S.; PELLEGRINI, A.M. características cinemáticas de padrões motores no pula corda. Rev Brasi Cineantropm Desempenho Hum. 2009

 



Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.