01set

Quais os diferentes métodos de Pilates

Quais os diferentes métodos de PilatesO método Pilates é conhecido no mundo inteiro e possui muitos adeptos. A quantidade de benefícios que os movimentos criados por Joseph Pilates trazem são vários, ainda maior qualidade de saúde do corpo e da mente. O método ficou tão famoso que serviu de base para criar novos movimentos e também, misturando outras modalidades de exercícios com o Pilates. Criando exercícios inovadores e que beneficiam ainda mais o nosso corpo, é possível encontrar algumas ramificações para o Pilates.

 

Principais Tipos

 

Existem 2 tipos básicos de Pilates: feito no solo ou em aparelhos. O Pilates em solo, também conhecido como Mat Pilates é baseado em exercícios feitos unicamente ao nível do chão, ou seja, nada de aparelhos. Esse método é bastante requisitado e grande parte das academias do país o adotam, pois, é possível fazer em grandes grupos e não são necessários altos investimentos, apenas uma esteira é o necessário, o restante do trabalho fica por conta do peso do corpo e da ação da gravidade.

 Veja abaixo os benefícios encontrados no Mat Pilates:

  • Aprimoramento da postura;
  • Desenvolve a consciência corporal;
  • Aumento da flexibilidade e força muscular;
  • Melhor coordenação motora e equilíbrio;
  • Reduz o estresse e a ansiedade;
  • Ativa a circulação sanguínea;

Já o Pilates com aparelhos ou Studio Pilates, são exercícios feitos com base em aparelhos como o Cadillac, Wunda Chair, Hight Chair, Ladder Barrel,Spine Corrector, Universal Reformer, Small Barrel, entre outros. A grande diferença entre esses dois métodos é o uso de molas que ajudam a graduar a intensidade e a dificuldade do movimento.

 

Power Pilates

 

Aqui não se brinca em serviço, não há intervalos e todos os exercícios são feitos um atrás do outro, sem descanso. A intensidade dos exercícios é elevada, sendo preciso muito fôlego para perder mais calorias. É possível queimar 7,5 calorias a cada minuto, sendo que uma aula de Pilates Power consegue eliminar 450 calorias em apenas uma hora, o mesmo que numa aula de Zumba. Os movimentos são realizados de maneira rápida e quanto maior o grau de dificuldade mais benefícios o seu corpo e a sua saúde vão receber.

 

Flow Pilates

 

A técnica inovadora foi criada pela academia Body Tech e para executar os movimentos, é necessário o uso de um carrinho acolchoado e munido de 4 rodinhas que possuem movimento em 360º. Nos movimentos é possível notar uma mistura de Pilates tradicional, com movimentos de dança, usando rolamentos e giros durante a prática. Ele é ideal para pessoas que possuem pouca elasticidade e flexibilidade corporal, também ajuda a fortalecer os músculos do core e melhora a postura. O Flow Pilates também deixa o corpo tonificado e a musculatura fortalecida e ainda de quebra, ajuda a queimar calorias. Uma hora de aula consegue detonar 245 Kcal.

 

Pilates na Água

 

Também é possível adaptar os movimentos do Pilates para o ambiente aquático. Apesar de não sentir tanto a ação da gravidade, a água consegue impor resistência durante os movimentos o que garante fortalecimento e definição muscular. Além do mais, com o uso de barras e argolas é possível aumentar consideravelmente a possibilidade de diferentes movimentos dentro da água. Essa modalidade é a mais indicada para quem sofre com problemas articulares ou problemas na coluna de maneira geral, especialmente, o portador de hérnia de disco, pois a água consegue reduzir o impacto nas regiões articulares, melhorando o movimento.

 

Quem pode fazer?

 

Qualquer pessoa, de qualquer idade pode aproveitar todos os benefícios que o Pilates tem para oferecer. Mas, é importante passar por uma avaliação médica primeiro, principalmente, se você vai iniciar o Mat Pilates ou Pilates Power que são modalidades que exigem muita força, um bom desempenho cardiorrespiratório e muito equilíbrio. É preciso saber se você sofre de problemas de coluna ou outros problemas articulares para evitar o desgaste e a progressão da doença.

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Um comentário em “Quais os diferentes métodos de Pilates

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *