11abr

Quanto tempo de Aeróbico devo fazer para Emagrecer, ganhar Resistência ou aumento de Força?

Tempo de Aeróbico para EmagrecerUma dúvida que assombra os frequentadores das academias é “qual o tempo ideal de treinamento aeróbico?”.

Primeiro de tudo devemos saber qual o objetivo para depois acrescentarmos corretamente o treinamento aeróbico, a intensidade e consequentemente o tempo. Abaixo vou citar três objetivos comuns entre os frequentadores de academia:

 

Aeróbico para Aumento de Resistência

 

Se o objetivo for o aumento da capacidade cardiopulmonar e resistência, o treinamento aeróbico deverá ser feito antes de qualquer outro, pois assim, teríamos todas nossas reservas de energia disponíveis para potencializar ao máximo este treino. O treino deve ser de intensidade moderada a alta, e o tempo pode variar de 20 a 40 minutos dependendo do condicionamento físico de quem está para executar.

 

Aeróbico para Aumento de Força e Massa Muscular

 

Se o objetivo do treinamento for aumento de força ou massa muscular, devemos realizar primeiramente o treino de musculação, por otimizar as reservas de energia para garantir um melhor rendimento nas contrações musculares. Após o término deste treinamento, pode-se iniciar a prática de atividades aeróbicas. Assim, utilizaremos o restante das reservas de carboidratos e as reservas de gorduras como combustível principal desta etapa. O ideal é realizar em baixa intensidade em média de 20 minutos.

 

Aeróbico para Emagrecimento

 

Se o objetivo é emagrecer (diminuir o percentual de gordura), também deve-se priorizar a prática do treinamento com pesos antes do treino aeróbico. Isto porque, ao iniciarmos o treinamento com pesos, consumimos as reservas de carboidratos,Banner Pre Treino HTPro em seguida as gorduras atuam como fonte principal de energia durante a atividade aeróbica. Se após o término do treino não ingerirmos calorias, consumiremos mais gordura nesse período de recuperação para ressintetizarmos as fontes de energia muscular gastas na atividade. O ideal nesse caso é de 20 a 30 minutos de atividades aeróbicas de baixa e média intensidade, podendo ser treinos intervalados ou até mesmo baixa intensidade por um tempo mais prolongado, tudo irá depender de como está condicionamento físico do atleta.

Espero ter ajudado um pouco, lembrando que esse texto é bem básico apenas para deixar vocês com um pensamento mais aberto, ou seja, pensar fora da caixinha. O corpo humano é uma máquina em constante descoberta. Não tem o certo e o errado, mas sim o que é ideal para seu organismo.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

15 comentários em “Quanto tempo de Aeróbico devo fazer para Emagrecer, ganhar Resistência ou aumento de Força?

  1. O professor da academia me passa aeróbico antes só treino, tipo 10 min apenas, no meio do treino e após o treino, está errado?

  2. adc este site e gostei muito, atualmente treino em casa em uma academia caseira e sempre procuro esta lendo e aprendendo sobre a pratica de exercícios e etc e mantendo a rotina diária de treinos, com certeza será de grande auxilio! Obg…

  3. Dei inicio há uma vida “fitness” há dois dias e preciso de um aumento no condicionamento físico e na resistência (sou sedentária), entretanto, também preciso perder peso. Nesse caso, é mais indicado atividades aeróbicas antes ou depois da musculação?

  4. Olá, adorei o artigo! Mas fiquei em duvida em relação aos termos usados com relação a intensidade do treino.
    Achei um tanto quanto relativo o uso de treino de intensidade alta, moderada ou baixa. Eu realmente gostaria de saber, por exemplo em uma esteira correndo ou com uma bicicleta, o quantos km/h seriam esses treinos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *