15fev

Como manter a segurança ao Pedalar nas Ruas

segurança ao Pedalar nas RuasPedalar tem várias vantagens: faz bem para a saúde, melhora o humor, você não precisa enfrentar um trânsito enorme e ainda por cima não polui o meio ambiente. Seria tudo uma maravilha se não fosse um pequeno problema: a segurança.

Muitos são os ciclistas que reclamam da falta de segurança no trânsito. Muitos motoristas e motociclistas não respeitam o ciclista, o que pode acabar levando a um acidente ou mesmo briga de trânsito. E como o melhor remédio é sempre a prevenção, o melhor que você pode fazer é providenciar andar com segurança e agir como um cidadão mesmo que em cima da bike.

  1. Sempre use o Capacete, ele é o principal item de segurança e o ideal é que você o utilize sempre que for andar de bike. Tem gente que acha que só ciclista profissional precisa usar capacete. É principalmente no centro urbano que ocorrem os acidentes. Portanto, cuide-se.
  1. Andar na Contramão, essa é uma das coisas que o ciclista não deve fazer de forma alguma, tanto pelo risco de ser atropelado quanto pelo risco de atropelar outras pessoas. Um carro entrando numa rua, só vai olhar para um lado e não verá uma bike vindo do outro. Uma pessoa quando atravessa a rua só vai olhar para um dos lados e um ciclista na contramão pode causar um grave acidente.
  1. Ande pela Direita, a pista da direita é para veículos de menor velocidade e nesse quesito a bike se enquadra muito bem. Porém, não ande muito colado ao meio-fio porque os carros se sentirão no direito de fazer a ultrapassagem sem os 1,5 m de distância que o código de trânsito obriga.
  1. Informe quando for virar, tudo bem, as bikes não possuem setas, mas para isso você tem os seus braços. Então, sempre que for dobrar em algum lugar ou mesmo parar faça uma indicação para quem está atrás de você.
  1. Calçada é para Pedestre, pois é, a calçada é para andar e não para pedalar. Segundo o nosso código de trânsito, quando um ciclista precisar subir numa calçada, ele deve desmontar da bicicleta e seguir andando com ela ao lado até poder montar novamente.
  1. Roupas Claras, vai pedalar à noite? Então toda precaução é pouco. Procure roupas que sejam florescentes e que os carros consigam te ver mesmo que distante. Isso pode evitar muitos acidentes.
  1. Ande afastado das portas, todos nós sabemos que é obrigação do motorista olhar pelo retrovisor do carro antes de abrir uma porta, mas e se ele não olhar? Se ele estiver com pressa e simplesmente abrir a porta com tudo? Então, a sua melhor opção é sempre andar afastado da porta dos carros, numa distância que ela possa ser aberta sem encostar em você.
  1. Iluminação, muitos não se preocupam com esse item de segurança ou acham que ele é apenas para os profissionais, mas é importante para todos. A regra é simples, luz branca na frente e vermelha atrás, como os carros. Desta forma os motoristas saberão se você está indo ou vindo.
  1. Luvas e Óculos, os motoristas têm o para-brisa e os motociclistas têm o capacete. E você, como bom ciclista tem os óculos. Eles são importantes para evitar que partículas de poeira e areia entrem nos olhos e atrapalhem o percurso. As luvas também são importantes, principalmente numa queda, quando a nossa primeira reação é nos proteger com as mãos.
  1. Use sempre a Ciclovia, se nas ruas da sua cidade tem ciclovia, então use-a. Elas foram feitas para os ciclistas e devem ser usadas por eles. Assim, você fica mais protegido e bem longe dos carros.

 

Pedalar? Só com segurança!

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *