21jul

A importância do Sono para elevar aos Níveis de Testosterona em seu Corpo

A relação do Sono com os Níveis de TestosteronaEstava lendo os meus e-mails e me deparei com uma anamnese de um novo aluno de consultoria, que tinha uma péssima qualidade de sono, chegando a dormir apenas 4 horas por noite. Isto me preocupou, pois poderia vir a prejudicar os resultados desejados. Então, eu fui buscar em meu acervo particular que consta de exemplares de revistas e livros que datam desde a década de 60 até os dias atuais alguns artigos sobre a importância do sono e me deparei, com algumas pesquisas bastante recentes sobre a correlação dos níveis de testosterona e a quantidade de sono em homens. Busquei fazer um post correlacionando estes artigos, numa pequena revisão de literatura que quero compartilhar com vocês.

 

Sono Vs. Testosterona

 

Cerca de 99% das pessoas acreditam que a melhor maneira de aumentar a testosterona é o exercício de alta intensidade. Isso é verdade. Mas o exercício é apenas uma parte da equação. Estudos revelam que o sono é mais importante para a produção de testosterona do que se pensava.

Dois estudos recentes correlacionaram os níveis de testosterona com a quantidade de sono em homens. Alguns pesquisadores têm especulado que o uso da Internet ou televisão até tarde da noite, têm comprometido os ritmos normais de sono de muitos jovens no mundo. As pessoas estão dormindo menos do que as 8 horas mínimas recomendadas por noite.

BI 01BI 01

Pesquisadores da China recolheram o sangue de 531 homens asiáticos entre as idades de 29 e 70. Os homens também completaram um questionário sobre seus hábitos de sono. Os pesquisadores descobriram que muitos homens acima de 50 anos de idade estavam dormindo menos de 6 horas por noite, em comparação com os homens de 40 anos.

Os pesquisadores descobriram que os homens que dormiam menos, tinham menores taxas de testosterona no sangue. Houve uma correlação direta entre os níveis de sono e a testosterona. O achado foi independente da idade, a gordura corporal total e a intensidade de exercícios.

Isso dá credibilidade à sugestão de que os homens que dormem menos de seis horas por noite, têm níveis mais baixos de testosterona e testosterona livre, em comparação com aqueles que dormem mais de 6 horas.

Um sono adequado à noite é um componente chave do processo de recuperação após um dia de trabalho. Esse processo de recuperação é o mecanismo para a regeneração total necessária para as capacidades funcionais, cognitivas e físicas.

Neste estudo, observou-se que a testosterona total e testosterona biodisponível foram mais elevados em homens que dormiam entre 6 a 8 horas, ou mais. Estes resultados corroboram um estudo anterior que constatou que a duração do sono ideal é a de cerca de 8 horas.

Por isso, sempre gosto de dormir após meus treinos pelo menos 1 hora e cerca de 8 a 9 horas por noite. E uma dica importante é faço uso da Melatonina antes de ir para a cama.

 

Esperamos que o post tenha ajudado você a sanar suas dúvidas!
Passe essas informações adiante, compartilhe!

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

6 comentários em “A importância do Sono para elevar aos Níveis de Testosterona em seu Corpo

  1. Belo artigo.

    Realmente quando eu passei a ter um sono melhor e mais duradouro, eu tive um crescimento muscular significativo, inclusive melhorou o libido e tudo mais.

    Acho mais de 8 horas por dia um exagero, basta ter sono com qualidade.

    A recomendação da melatonina é valida, me ajudou muito a regular o meu sono, hoje nem uso mais.

    Infelizmente não é fácil achar, depois de muita procura achei um lojista.

    Não recomendo usar os suplementos pre treino ou emagrecedores poucas horas antes de dormir, mude o seu horario de treino, ninguem merece insonia e depender da melatonina

  2. Olá a todos,

    Muito bom o artigo, mas surgiu uma duvida, não durmo mal porem não tenho um horário correto para dormir devido a profissão isto pode atrapalhar?

    Agradeço deis de já a colaboração.

    1. Já trabalhei no período noturno, nesse período consegui ganhar massa, porém eu separava durante o dia meu horário de sono, meu foco era dormir durante 7 ou 8 horas sem interrupções..
      Sei que é complicado para quem trabalha a noite dormir durante o dia, pois a qualidade do sono não é a mesma.. Mas a sugestão que dou é que você defina um horário para dormir por varias horas sem interrupções.. Tente ter um tempo de sono prolongado, você precisa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.