29 jul

Suar no treino significa Queimar Gordura? Calorias? Suar é bom?

Suar no treino significa Queimar Gordura? Calorias? Suar é bom?

Não é incomum que as pessoas tenham dúvidas se suar no treino é o mesmo que queimar gorduras, ou seja, se o suor emagrece. Afinal, será que esse processo tão comum no nosso corpo realmente interfere nos resultados dos treinos? Será que treino sem suor significa que ele não está fazendo efeito?

Por esse motivo, separamos todas as informações sobre esse assunto tão importante. Vamos explicar qual a função do suor no organismo, como ele interfere na caminhada rumo ao objetivo e quais são os exercícios que mais podem fazer você suar. Confira!

 

O que é o suor? Entenda o que é suar no treino!

 

Antes de mais nada, você precisa entender para que serve o suor produzido pelo organismo. Basicamente, quando suamos, perdemos água e sais minerais, que são os responsáveis pela nossa hidratação. Suar no treino é absolutamente comum, afinal, esse é momento onde nosso corpo está mais quente – e por isso, precisa recuperar a temperatura normal.

Então, por que o suor é importante para o organismo? Simples: sem ele, nosso corpo se manteria mais quente do que deve e poderia sofrer com consequências graves, como desmaios ou mesmo paradas cardíacas. [1]

O suor serve para estabilizar a temperatura e garantir que possamos nos manter em pé mesmo em situações mais extremas – como é o caso de treinos de alta intensidade, por exemplo.

Leia também:

A importância da Água na Hipertrofia e Definição Muscular

Queimando calorias com água gelada e bebidas quentes

Como diminuir o Inchaço Abdominal: dicas para Acabar com esse Mal

De forma resumida, podemos dizer que suar é uma forma de proteção e não uma forma de gastar calorias. É a maneira que a natureza encontrou para que o metabolismo possa acelerar sem causar maiores problemas.

 

Quando suamos queimamos gorduras ou perdemos calorias?

 

Se o suor é apenas uma proteção do corpo para manter a temperatura corporal equilibrada, faz sentido que não seja ele o responsável pela perda de calorias ou gorduras. Mas, alguns pontos merecem ser esclarecidos para não restar dúvidas:

Às vezes, suar no treino emagrece! Se você se pesar depois de um treino muito intenso, pode notar que perdeu algumas gramas – ou até quilos. Mas, não fique muito animado: esse peso é recuperado assim que você ingerir líquidos. Isso porque o que foi perdido não eram gorduras ou calorias, e sim água e sais minerais. Para não restar dúvidas: não é o suor que emagrece!

Suar na academia é um bom sinal para quem quer perder peso. Mas não por causa do suor em si, mas porque é provável que você esteja em um exercício muito intenso – o que irá ajudar no seu processo de emagrecimento como um todo. Quanto mais intenso for o seu exercício, mais ele irá queimar gorduras.

Porém, embora o exercício intenso geralmente faça suar, essa não é uma regra. Existem pessoas que suam menos – e mesmo assim estão queimando gorduras. Além disso, a musculação, por exemplo, pode trazer menos sensação de calor e de suadouro, e a ainda ajudar a queimar calorias. Não devemos usar o suor como indicativo de perda de gorduras.

 

E não suar, é normal?

 

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Na contramão da maioria das pessoas, estão os que não suam ou que suam pouco durante os exercícios. No geral, não há com o que se preocupar. Segundo médicos e especialistas, suar mais ou menos depende de fatores hormonais e até de gênero – homens costumam ter o triplo de suor do que as mulheres.

Mas, não é normal não suar na academia, especialmente se você está em busca de perda de peso. Mesmo que seu corpo tenha a característica de produzir menos suor, o fato de não haver nenhum pode estar relacionado com a intensidade do seu exercício.

 

Então, é preciso suar a camisa?

 

A expressão suar a camisa é bastante utilizada quando falamos de treinos intensos. Explicamos mais acima que o suor não tem exatamente relação com a perda de gorduras e de peso, porém, trouxemos outro contraponto: se você não está suando nada, pode significar que o seu exercício não é intenso o bastante.

Então, o que isso tudo significa? Em resumo, podemos dizer que o suor em si não emagrece. Por isso, não adianta usar roupas mais quentes, ficar na sauna o dia todo ou mesmo correr no sol. Nada isso vai te ajudar a perder peso.

Mas, é óbvio que suar pode indicar se o seu exercício está ou não intenso o suficiente. Para conseguir medir isso, pense em alguns fatores:

  • Você está com uma roupa adequada para o treino? Lembre-se que suar por causa do calor externo não irá te ajudar em nada no processo de perda de peso.
  • O ambiente é favorável para o treino?

Se você disser sim para todas as respostas e não estiver suando ao treinar, pode ser que o seu exercício não seja de alta intensidade. Para tirar a dúvida, a melhor opção é medir seus batimentos cardíacos – se eles aumentarem, é possível que você produza menos suor que as outras pessoas – e mesmo assim esteja perdendo gorduras.

 

Exercícios para suar muito – Dicas para perder peso!

 

Agora que compreendemos a importância do suor para o organismo e como suar no treino pode ajudar a perder peso – desde que ele esteja relacionado com a intensidade do exercício – separamos algumas ideias de atividades que podem ser úteis nesse processo. Confira:

 

Jump

Aulas de jump são excelentes formas de suar a camisa de forma positiva. Altamente intensas, elas mesclam o aeróbico com o treino de força. O exercício consiste em pular em uma espécie de cama elástica pequena, geralmente no ritmo de músicas mais animadas. Vale a pena experimentar!

 

Treinos de Bicicleta

Para quem quer intensidade, os treinos de bicicleta são excelentes formas de suar e perder gorduras. O mais indicado é que eles unam passeios que envolvam subidas e descidas – dessa forma, o corpo passa a estimular o metabolismo e ganha mais força cardíaca.

 

Corrida

Outro excelente exercício aeróbico para suar muito é a corrida. Em geral, podemos dizer que ela é uma das atividades mais intensas e que mais traz bons resultados a curto, médio e longo prazo. A corrida, além de ajudar a queimar calorias, tonifica os músculos da perna e ainda define o abdômen. Vale a pena começar aos poucos – intercalando caminhada e corrida, até que o seu corpo consiga se acostumar.

 

Musculação

A própria musculação pode te fazer suar! Séries mais intensas e rápidas costumam ser excelentes para perder peso, porém, devem ser feitas com auxílio de um profissional por perto.

 

Para finalizar…

Suar nem sempre é sinônimo de perder gorduras, embora os treinos mais intensos tenham a característica de acelerarem o metabolismo e ajudarem o corpo a se aquecer rapidamente. Se o seu desejo é perder gordura, dar uma trincada no corpo, secar!? De uma conferida no post Construindo um Corpo Trincado (Treino para Secar).

Gostou das nossas dicas? Compartilhe nas redes sociais!

 

Referência

1. Rubens Sargaço, endocrinologista

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.