20ago

SUPLEMENTOS e ANABOLIZANTES será que você realmente precisa deles?

SUPLEMENTOS e ANABOLIZANTES será que você realmente precisa dissoAmigos, vamos bem do começo, ok? Eu comecei a treinar no início dos anos 90. Naquela época, ao menos em minha pacata cidade, não se tinha a didática que se tem hoje em relação à adaptação, técnica de execução, descanso apropriado, etc. Então, desde o início, sempre treinei muito intenso. Já usei suplementos? Sim. Bem no início, pois a informação de qualidade era quase zero e todos usavam.

Meu primeiro suplemento foi o Natubolic! Me lembro que na caixa dele estava assim escrito: “Nada mais estimulante ao crescimento do que o próprio exercício físico”. Sensacional, não? Não sei se existe hoje esta honestidade nas embalagens de suplementos, pois há mais de uma década que não pego numa caixa de suplemento.

Bem, voltando naquela época, por instinto eu resolvi parar de uma vez com todos os meus suplementos. Eu já percebia que tinha o biótipo favorável e sempre me alimentei bem. Então pensei: “vou parar de gastar dinheiro com isso!” E sem suplementos continuei desenvolvendo muito, mais até do que quando usava. Mais tarde quando ingressei na faculdade de educação física e na vida de estudos, tive a confirmação positiva de minha decisão. O mesmo vale para as drogas anabolizantes. Nunca usei porque no início tinha medo (pouca informação), e depois de me formar professor, apenas não uso por que não faz parte de meu estilo de vida, simples assim…

Aliás, não entendo a atitude de médicos e/ou farmacêuticos que vendem drogas anabolizantes ou assinam receitas para seu uso, para pessoas que sabidamente são para fins estéticos, ou para pessoas que, de alguma forma, estão longe de usufruir de seus benefícios por que estão anos luz de saberem o que é um TREINO DE VERDADE (aliás, por isso mesmo optam pelas drogas, achando que vão resolver alguma coisa… doce e ingênuo engano).

É por isso que vejo meninos e meninas inchadas, corpo cheio de espinhas, voz grossa (no caso delas), e corpo medíocre. De longe até parece legal, mas quando chega perto… DECEPÇÃO! Sabem o que é isso? RIOS DE DROGAS ANABOLIZANTES e ESTILO DE VIDA/TREINO MEDÍOCRE!

Por favor, médicos e farmacêuticos! Sei que vocês conseguem perceber o real motivo daquelas ampolas que vocês vendem. Por que “se queimar” por causa de trezentos reais por mês?? Vai te deixar mais rico?? Deixa esses remédios para quem realmente precisa, inclusive os atletas de verdade! Não para esse público que segue qualquer modinha fitness.

Bem, fica aqui meu apelo. Mas, professor, espera aí??! Então suplementos e drogas anabolizantes não servem para nada?? Lógico que servem! Jamais serei contra ao uso de suplementos e drogas anabolizantes de FORMA INTELIGENTE. Mas o que vejo e que me dá muita dó, são alunos se rendendo ao imediatismo, executando treinos horríveis e colocando toda sua esperança de mudança de corpo, nos suplementos e drogas anabolizantes. Esquecem-se totalmente do que é necessário para se construir um corpo musculoso: ESTILO DE VIDA ADEQUADO.

 

Vou tentar definir ESTILO DE VIDA adequado para este mundo fitness:

O TREINO INTENSO É O FATOR MAIS IMPORTANTE: eliminar erros de técnica, erros de divisão de treino, erros de volume e intensidade de treino, etc. Tudo gira em torno do treino. Manter uma regularidade, digamos assim, eterna.

  • INCORPORAR UMA DIETA compatível com o treino. A suplementação é em função do treino! E para muitos uma bala chita (sabe aquelas balinhas de banana) já basta para recuperar…
  • INCORPORAR uma rotina de vida que permita a plena recuperação física e mental (dias de descanso, sono, manter dieta, lazer, etc).
  • INCORPORAR UMA PERSONALIDADE compatível com as exigências anabólicas desse estilo de vida.

Tá pensando que é fácil? Tá pensando que isso está embalado em algum suplemento ou em alguma ampola? Pensa que não me dá trabalho me organizar em todos os parâmetros de minha vida?

E é este estilo de vida que me possibilita NÃO GASTAR DINHEIRO COM SUPLEMENTOS OU DROGAS, não por que eles não servem para nada, mas por que simplesmente não preciso. NÃO PRECISO POR CAUSA DE MEU ESTILO DE VIDA!

 

Não estou dizendo que essa minha filosofia é a VERDADE ABSOLUTA, mas PARA MIM:

Quando um nutricionista te enche de suplementos sem questionar seu ESTILO DE VIDA, PARA MIM ele tá pouco se F****** com sua saúde.

Quando um professor de musculação te recomenda suplementos sem questionar seu ESTILO DE VIDA, PARA MIM ele está pouco se F****** com sua saúde.

Quando um médico, farmacêutico ou seja lá quem for, lhe autoriza comprar drogas sem questionar seu ESTILO DE VIDA, ele tá pouco se F****** para sua saúde.

 

Abraço e até a próxima!

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

4 comentários em “SUPLEMENTOS e ANABOLIZANTES será que você realmente precisa deles?

  1. Ohhh, que post ótimo! Como Nutricionista escuto cada absurdo na academia e principalmente no consultório. A pessoa não consegue se organizar, comer 2 frutinhas por dia, diz que alimentação saudável custa caro mas consegue tomar 5 tipos de suplementos, que são caros e exigem horários específicos. Oi? Ahhh, esqueci é mais fácil, mais rápido. Manter-se regrado no treino e na alimentação é mais difícil. Ok.
    Boa sorte coleguinha!

  2. Concordo plenamente, sou professor de academia e sigo exatamente essas orientações..
    Quando um aluno chega em mim querendo suplementos ou mesmo anabolizantes, questiono toda a vida dele..
    Muito bom mesmo esse apelo.
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.