«

»

mar 26

Suplementos o que são e para que servem?

 

O que são Suplementos

 

Quem nunca ouviu falar que suplemento faz mal, engorda ou é coisa de “bombado”? Quem nunca se assustou ao ver um pote enorme de “Whey Protein” ou um monte de cápsulas que algum amigo toma por dia? Quem pode dizer que entende, realmente, para que serve cada suplemento que consome ou quem ainda não consome, apesar de alguém já ter indicado, por ter medo e não entender?

É para esclarecer, de uma vez por todas, essas dúvidas geradas na cabeça de quem está interessado em consumir ou de quem já consome e quer entender melhor do assunto, que resolvi abordar, o tema “Suplementos”. Vamos quebrar os mitos e tabus, conhecer as verdades, para fazermos as escolhas certas…

 

O que são Suplementos?

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) caracteriza suplementos vitamínicos ou minerais como alimentos que ajudam para complementar a dieta diária de uma pessoa saudável. Precisam conter no mínimo 25% e no máximo 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR).

Segundo o nutrólogo Mauro Fisberg e a nutricionista Patrícia Bertolucci, os suplementos são vendidos em cápsulas, pó, pastilhas, líquidos, granulados e tabletes, entre outros formatos.

Suplementos alimentares muitas vezes são confundidos com anabolizantes. Mas, enquanto os primeiros são indicados para pessoas saudáveis, com alguma carência de nutrientes, os esteroides são medicamentos que devem ser usados apenas com receita, em casos muito específicos. Como esses hormônios interferem na formação muscular, os anabolizantes são empregados indevidamente por quem quer ganhar massa.

Os Suplementos se dividem, conforme manda a legislação nas seguintes categorias: Hiperprotéicos, Hipercalóricos ou Compensadores, Repositores Energéticos, Repositores Hidroeletrolíticos, Aminoácidos, Vitamínico e Minerais.

 

Para que servem os Suplementos?

 

Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta. Eles são usados por praticantes de exercício físico, mais comum em praticantes de musculação, como aditivo para melhorar o desempenho e encurtar o tempo de recuperação muscular, proporcionando nutrientes essenciais como: vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de um indivíduo.

É importante lembrar que os suplementos não substituem a dieta normal, eles participam como coadjuvantes para suprir as necessidades nutricionais de atletas e esportistas que na maioria das vezes não conseguem suprir seus requerimentos diários de nutrientes. Portanto, não podem substituir refeições nem servir como dieta exclusiva.

Tais preparações podem ser consumidas para prevenir e tratar doenças e suprir a falta de apetite, restrições na dieta ou alimentação inadequada decorrente de estresse, correria ou maus hábitos.

Seu uso cresce no mercado e milhares de pessoas buscam esse tipo de produto, na esperança de mais saúde, beleza e rendimento. O uso de substâncias, para alcance de tais objetivos, é uma prática antiga no meio esportivo.

 

Nos próximos posts, irei detalhar cada tipo de suplemento, com suas opções e para que serve, um a um. Aguardem!!!

 

 

O post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

 

Enviado pela Atleta Bruna Bender Nunes

 

1 comentário

  1. Grace R V

    Muito bom… Os suplementos são muito comentados entre os praticantes de atividade física principalmente os iniciantes e junto surgem várias dúvidas. Nada de substituir e sim complementar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Current day month ye@r *