01 jun

Suplementos Vitamínicos e Minerais: O que é, para que serve, benefícios, ingestão

Suplementos Vitamínicos e Minerais O que é, para que serve, benefícios, função, como tomar

Os suplementos vitamínicos e minerais são fundamentais pessoas que precisam de uma quantidade maior de nutrientes essenciais. No geral, para os amantes da academia, eles não precisam de recomendação médica – apenas indicação do nutricionista, que poderá avaliar e definir a quantidade certa. Já para os demais, é importante que um médico confirme a necessidade de minerais e vitaminas extras na dieta.

No texto de hoje, você vai entender de uma forma bem objetiva o que são os suplementos vitamínicos e minerais. Vamos explicar como eles funcionam, quais são as dosagens recomendadas, para que eles servem e se há efeitos negativos no seu consumo, como o aumento de peso. Confira mais abaixo o que separamos!

 

O que são os Suplementos Vitamínicos e Minerais?

 

O suplemento é um tipo de complemento vitamínico voltado para repor as vitaminas e minerais que o corpo perde em atividades de alta intensidade. Há inúmeros tipos de suplementos e com variadas composições, porém, a maioria deles traz uma série de vitaminas e de minerais, como Vitamina A, Vitaminas do Complexo B, Ferro, Manganês e outros que iremos citar mais abaixo.

Leia também:

O que é a Vitamina A, para que serve, benefícios, função, alimentos e suplementos

O que é a Vitamina B6, para que serve, benefícios, função, alimentos e suplementos

O que é a Vitamina B12, para que serve, benefícios, função, alimentos e suplementos

O que é importante entender sobre o suplemento vitamínico mineral é que sua composição é completa para garantir que o organismo se recupere completamente das mais variadas atividades e esteja sempre pronto para enfrentar o dia-a-dia.[1]

Eles não contêm gorduras ou valor energético considerável, logo, são apenas compostos de vitaminas e minerais em suas formas mais puras – o que garante que alérgicos a substâncias como glúten, por exemplo, possam consumir sem medo.

 

Composições dos Vitamínicos e Minerais

 

Na composição dos melhores complementos vitamínicos e minerais, é comum que você encontre diversos nutrientes essenciais, como:

Minerais importantes para a saúde: Cromo, ferro, magnésio, zinco, iodo, selênio, cobre, Molibdênio e Manganês são os mais comuns e os mais importantes para quem tem uma rotina pesada de treinamentos físicos.[2]

Vitaminas fundamentais: Vitamina A, Vitamina C, Vitamina D, Vitamina E são algumas que você encontrará no suplemento.

Vitaminas do complexo B: Essenciais para quem treina pesado, no suplemento você encontra Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B6 e Vitamina B12

Nutrientes essenciais: Além de todas as vitaminas citadas, no suplemento há também Niacina, Ácido Pantotênico, Biotina, Vitamina k e Ácido Fólico, que são fundamentais para a saúde de quem treina pesado.

 

Para que serve os Suplementos Vitamínicos e Minerais?

 

Para entendermos para que serve um suplemento vitamínico mineral, basta pensarmos na alimentação de forma geral. Cada alimento que ingerimos, possui uma quantidade de vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

O cálcio, por exemplo, é encontrado no leite, queijos e derivados da carne. Ele precisa ser consumido diariamente em uma quantidade de 2000 mg para que o corpo se mantenha saudável. Porém, há inúmeros casos de pessoas que possuem deficiência de cálcio, pois não dão conta de consumi-lo apenas na alimentação. E é aí que entra a suplementação do mineral prescrita por médicos.

Leia também:

O que é a Vitamina D, para que serve, função, carência, excesso, alimentos, suplementos

O que é o Ômega 3, para que serve, função, carência, excesso, alimentos e suplementos

Mas, vamos imaginar que uma pessoa tenha a dieta totalmente equilibrada e faça atividades físicas de alta intensidade diariamente. Mesmo que ela consuma todos os nutrientes essenciais, é muito provável que a atividade exija muito mais do corpo, sendo necessário o uso do suplemento vitamínico mineral.

Ele irá repor todos os minerais e todas as vitaminas que o exercício intenso fez com que o organismo gastasse e evitará inúmeros problemas, como fadiga muscular, por exemplo.

 

Suplemento Vitamínico e Mineral engorda?

 

Como explicamos ao longo desse texto, o suplemento vitamínico e mineral não contêm excesso do que chamamos de valor energético, ou seja, calorias. No geral, isso significa que ele não tem uma relação direta com o aumento do peso, especialmente se o atleta estiver em uma dieta voltada para o emagrecimento.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Obviamente, se a intenção é ganhar massa magra e não gorduras, o aumento do peso também não deve ser considerado. Afinal, o suplemento costuma ser excelente para hipertrofia, como explicaremos mais abaixo. Isso significa que ele pode gerar mais peso na balança, porém, não aumento de gordura.

 

Suplementos Vitamínicos e Minerais: para quem não é indicado?

 

Como estamos falando de suplemento vitamínico, que é um produto natural, com base em vitaminas e minerais, não há contraindicações muito severas em relação ao seu uso. Porém, temos sempre que lembrar: mulheres grávidas e lactantes não devem fazer nenhum tipo de suplementação sem a devida prescrição médica.

Outro ponto importante é entender que o suplemento multivitamínico e mineral é muito mais indicado para pessoas que treinam pesado. Isso porque são essas pessoas que precisam de mais vitaminas e minerais no corpo. Se você tem uma rotina sedentária, o excesso desses nutrientes é dispensável – a não se que o seu médico recomende por alguma razão específica.

Mesmo para atletas, indicamos que o uso seja sempre pensado nas atividades diárias e na quantidade de esforço que ele faz.

 

Como tomar Multivitamínico?

 

A indicação mais comum do suplemento multivitamínicos e minerais é de uma cápsula ao dia, sempre seguindo a orientação do fabricante.

Caso haja necessidade de mais cápsulas ao dia, a indicação geral é que esse aumento seja sempre assistido por um profissional da área. Pode haver essa demanda de alguma pessoa cujo organismo faz muito esforço diário, como no caso de praticantes de fisiculturismo.

Já quem faz musculação normalmente, com séries simples, uma cápsula costuma ser o suficiente – desde que ela esteja aliada à uma dieta balanceada e rica em verduras, legumes, frutas e carnes.

 

Melhor horário para tomar Multivitamínico?

 

Em geral, o horário em que será feita a suplementação não é a principal preocupação, sendo comum o uso antes dos treinos ou mesmo após a maior refeição do dia.

Caso haja necessidade de mais de uma cápsula no dia, seja porque sue médico recomendou ou porque o fabricante traz doses menores, a dica é consumir sempre de manhã e após o almoço. O uso noturno não é recomendado, embora não seja um risco de fato para quem pretende começar a suplementação.

Porém, acostumar o organismo a receber complexos de vitaminas sempre durante o dia e em horário regulares, faz com que os benefícios sejam mais centralizados.

 

Benefícios do Multivitamínico na Hipertrofia

 

Quem deseja ganhar massa muscular e alcançar a famosa hipertrofia, precisa apostar nas vitaminas e nos minerais. Apesar do que muita gente pensa, eles são fundamentais para o ganho de músculos e seus benefícios são incríveis, como:

Catalisador de energia: As vitaminas e os minerais atuam como verdadeiros formadores de energia. São eles que fazem com que as proteínas se quebrem e fiquem depositadas nos músculos. São eles também que dão ao corpo a força necessária para continuar um treino pesado. Sem os minerais e sem as vitaminas, os demais nutrientes perdem quase toda a sua capacidade.

Processar proteínas: Algumas vitaminas, como as do complexo B, têm ação direta nas proteínas. Sem elas, a proteína ingerida não vai aos músculos e simplesmente se perdem no organismo. Ou seja, elas deixam de ser processadas como deveriam. É por esse motivo que alguns suplementos de proteínas contêm vitaminas B.

Recuperar músculos: A vitamina A e a vitamina K auxiliam no processo de recuperação muscular, tornando muito mais fácil que as séries aumentem ou mesmo que a fadiga não ocorra. Sem algumas dessas vitaminas, nossos músculos iriam sofrer um processo negativo, que geraria dor e, consequentemente, dificuldade intensa em continuar os treinos.

Imunidade e saúde: Além de todos os benefícios nos músculos de forma direta, as vitaminas e os minerais atuam na saúde como um todo, evitando que o atleta se sinta fraco ou adoeça. Como estamos falando de pessoas que usam toda a capacidade vitamínica que a dieta oferece, repor esses nutrientes é essencial para a saúde de uma forma generaliza.[3]

 

Onde comprar Multivitamínico?

 

O suplemento multivitamínico e minerais é um complemento vitamínico muito procurado por atletas do mundo todo, praticantes de musculação e pessoas em busca de uma vida mais saudável. Por isso, é comum que ele esteja a venda em farmácias, academias e em diversos sites.

Uma boa dica é comprar direto com o fabricante. Isso garante que o seu produto seja original e além disso, por por comprar direto com o fabricante há o desconto de até 40%. Você encontra o Multivitamínico no site da Growth Supplements, clique aqui e confira!

 

Como falamos ao longo do texto, os multivitamínicos são fundamentais para quem está em busca de hipertrofia e capacidade de ganhar massa magra com maior facilidade. Por isso, vale lembrar que a procedência do seu produto fará toda a diferença nos seus resultados: procure um bom site de compras e exija o original!

Em caso de problemas, sintomas negativos ou qualquer alergia, procure um médico e relate o uso de suplementação. É bastante raro que ocorra reações a vitaminas, porém, se elas ocorrerem, o ideal é fazer exames para descobrir qual delas você tem intolerância.

 

Referências

1. Cristiane Perroni – Nutricionista
2. Ana Luísa Faller – Nutricionista
2. Flávio Delmanto – Educador físico

 




Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.