25set

SST – Guia sobre a Técnica Avançada de Treinamento + Exemplo de Treino

SST técnica avançada de treinamento com exemplo de treino

O SST, que é a sigla para Sarcoplasma Stimulating Training, ou, conforme a tradução para o português, treinamento para o estímulo do sarcoplasma, é um método que vem sendo muito utilizado por fisiculturistas na atualidade.

Não é nada fácil aplicá-lo aos treinamentos, as pessoas constantemente sentem vontade de desistir e se perguntam por que escolheram estar naquela situação, mas depois que notar como os músculos aumentaram de tamanho, elas percebem como valeu a pena ter seguido em frente apesar dos desafios.

Neste artigo separamos um guia com tudo o que você sempre quis saber sobre o SST, além de alguns exemplos de treino.

 

Como surgiu a técnica SST?

 

O método foi criado por Patrick Tuor, um dos maiores fisiculturistas de todos os tempos, e que, atualmente, é treinador de diversos atletas consagrados mundialmente.

Um de seus alunos famosos foi Dennis Wolf, que ganhou muita massa muscular ao adotar esta técnica em seus treinos, e foi finalista do Mr. Olympia e ganhador do Arnold Classic Champion em 2014.

Ao criar este método a intenção de Patrick era que os atletas pudessem ir além do ponto de estagnação, que é uma etapa em que profissionais muito avançados sentem que fazem pouco progresso no  ganho de massa muscular.

Depois de anos de experiência na área, ele teve a oportunidade de obter dados de diversos atletas para então poder criar o seu próprio método de treino.

Ele percebeu que o segredo para aumentar a massa muscular é através do estímulo do sarcoplasma, que é um liquido que flui entre as fibras musculares, e então elaborou o SST, que agrega menos descanso e mais tempo de tensão dos músculos.

Muitos atletas questionam o fato de Patrick Tuor dizer que criou o SST já que ela é uma junção de diversos métodos que já existem há muitos anos para a hipertrofia muscular (rest pause, drop set, etc), mas não dá pra tirar o mérito dele em ter criado uma forma tão eficiente de estimular os músculos.

 

Como funciona o método SST?

 

Patrick Tuor é um admirador de diversas técnicas para ganho de massa muscular, e o que ele fez para criar o SST foi uma junção dos métodos que ele considera mais efetivos em uma série.

O SST é útil para quebrar a estagnação, pois depois de treinar por algum tempo as pessoas precisam de um estímulo a mais que somente uma técnica muita avançada pode fornecer.

Metodo SST técnica avançada de treinamento exemplo de treinoO SST é muito flexível, pois você pode utilizá-lo em uma única série e ele vai durar entre 3 e 5 minutos, ou pode usá-lo durante todo o treinamento, com séries que vão alternando a maneira de emprega-lo.

O SST funciona basicamente de forma que você começa fazendo cerca de 6 a 10 repetições até a falha, depois dá uma pausa (cujo tempo pode variar dependendo da modalidade), e depois volta a fazer a sequência até a falha novamente, podendo haver uma diminuição de cerca de 20% da carga entre as séries.

Creatina em Pó HTProCreatina em Pó HTPro

É bem provável que ao utilizá-lo seu treino seja bem curto, e que você acabe ele em cerca de 30 a 40 minutos, o que é ideal para pessoas que não tem tanto tempo para se dedicar aos treinamentos.

 

Exemplos de execução do SST

 

Existem diversas variações do SST, vamos explicar algumas delas abaixo.

1) Variação de tempo

  • Primeiramente comece executando 6 a 10 repetições;
  • Dê um intervalo de 45 segundos;
  • Execute quantas repetições conseguir;
  • Descanse 30 segundos;
  • Faça novamente quantas repetições conseguir;
  • Intervalo de 15 segundos;
  • Execute novamente quantas repetições forem possíveis;
  • Dê um intervalo de 5 segundos;
  • Depois você deverá fazer o caminho contrário, ou seja, continuar com o exercício e aumentar progressivamente até chegar aos 45 segundos. [3]

Lembrando que no SST com a variação do tempo a carga continua a mesma em todas as séries.

 

2) Variação da carga

  • Comece fazendo 6 a 10 repetições até a falha;
  • Faça uma pausa de 10 segundos;
  • Continue seguindo estes mesmos passos até que seja possível fazer apenas uma repetição;
  • Depois que chegar até esta fase abaixe a carga em 20% e continue o treino da mesma forma até chegar em uma repetição novamente.
  • Depois disso, reduza a carga novamente em 20%, e faça o exercício da mesma forma que anteriormente.
  • Continue até que esteja com apenas 30% do peso original na barra. [3]

 

O SST é um método excelente, mas requer cuidados!

 

O primeiro cuidado que você deve tomar ao praticar o SST é estabelecer um prazo para colocar ele em prática, o ideal é que seja de no máximo 4 semanas, por conta da intensidade dele.

Ele é considerado um método tão pesado de treino que para recuperar seu corpo você precisa de pelo menos 4 dias, e, por isso, somente os atletas com muita experiência devem colocá-lo em prática.

Se não forem obedecidos estes prazos você pode vir a sofrer de overtraining, que pode resultar em dores nas articulações e baixa imunidade, além de outros sintomas.

Também é importante que você tenha bastante conhecimento dos movimentos, pois realizar uma execução correta nas séries é fundamental para que você não incorra em lesões.

Leia Também:

Conheça as vantagens de Treinar até a Falha

DROP SETS – Aprenda como fazer corretamente e tenha Resultados Insanos!

Além disso, vale a pena salientar que o SST não se adequa a qualquer pessoa, já que quando chegar ao final do exercício com a aplicação deste método você vai estar, praticamente, sem conseguir mais movimentar o músculo, e não é todo mundo que consegue chegar até este ponto.

Ainda não existem estudos que afirmem que esta técnica é realmente eficaz, por isso as pessoas de baseiam nos casos práticos de sucesso, como o que ocorreu com Dennis Wolf, por exemplo, para acreditar que ela realmente funciona.

Diante disso, o que é aconselhável para quem está querendo começar a praticar SST é buscar pela ajuda de um profissional qualificado para incorporar a técnica nos treinos, e ter consciência de que você está num nível adequado para iniciar treinamentos de tal intensidade.

 

Referência

Tuor, Patrick. Patrick Tuor explains the SST method.

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

2 comentários em “SST – Guia sobre a Técnica Avançada de Treinamento + Exemplo de Treino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.