15fev

Conheça algumas Técnicas para andar de Bicicleta / Bike

Técnicas andar Bicicleta BikeAndar de bike pode ser uma tarefa bastante simples e até bastante comum. As pessoas usam esses meios de transporte para muita coisa: ir para o trabalho, para escola, faculdade, para praticar esportes…enfim, as utilidades são várias. Você ainda cuida da saúde e também ajuda o meio ambiente, deixando o ar menos poluído.

Só que você percebe que pode andar mais rápido, que pode reduzir o seu tempo de chegar no trabalho, que pode ser mais eficiente, ou seja, pode produzir mais gastando menos. Traduzindo para a língua de quem anda de bike quer dizer, percorrer grandes distâncias em menor tempo, gastando menos energia.

 

Controle a sua Respiração

 

Andar de bike exige fôlego, principalmente na hora de subir alguma ladeira, portanto, a sua respiração já deve estar treinada. Comece sempre com pequenas distâncias e vá aumentando o ritmo até começar a percorrer a sua primeira subida, que não deve ser muito íngreme.

Quando a subida for muito longa, ainda que a ladeira não seja muito inclinada, a dica é respirar fundo, ou seja, inspire profundamente, até encher quase que completamente os pulmões e solte devagar. A palavra-chave aqui é treinar.

 

Ao Andar de Bike mantenha a Postura

 

Ter boa postura é essencial em qualquer momento e lugar, mas durante os exercícios deve ser uma regra. No início você pode ficar incomodado já que não está acostumado a sentar com a coluna reta, mas depois de um tempo você irá agradecer. A postura correta evita dores na coluna com o passar do tempo.

Alguns ciclistas pedalam em pé, só que isso é para aqueles que são mais experientes. Pedalar em pé com certeza faz o trajeto ser mais rápido, porém é mais cansativo, especialmente para quem tem o a região abdominal fraca ou sente dor nas costas.

 

Movimento dos Pés

 

Quando os pés estiverem indo para baixo, eles devem fazer um movimento como se você estivesse limpando os seus pés num tapete. Assim, uma perna acaba impulsionando a outra. Isso economiza esforço e faz com que você fique menos cansado durante o trajeto.

 

Posição do Corpo

 

Quanto mais o seu corpo estiver inclinado para frente, melhor será o seu desempenho. Pode até passar despercebido, mas o ar acaba se tornando uma força de atrito em relação ao seu corpo. A inclinação do corpo para frente melhora a aerodinâmica do conjunto corpo + bike, deixando-o mais rápido durante o trajeto.

 

Evitando Lesões

 

Mantenha sempre os braços relaxados e não trave os cotovelos como muitos fazem. Além de reduzir a sua mobilidade, isso também pode trazer dores e lesões com o passar do tempo já que absorve melhor os impactos nas ruas causados por buracos e lombadas.

 

Roupas

 

A roupa, na hora de pedalar, deve ser a mais confortável possível. Tecidos muito grossos ou que não esticam não são uma boa opção para essa modalidade. Peças assim limitam a amplitude de movimento dos membros inferiores fazendo você ir mais devagar.

 

Dicas básicas para Pedalar

 

Tenha sempre um vaso de água em mãos. O melhor mesmo é que a sua bike tenha o suporte apropriado para colocar o vaso de água, mas tenha sempre uma garrafa cheia por perto. Use sempre protetor solar, mesmo em dias frios já que os raios UV não deixam de atravessar a atmosfera. E por fim, mas não menos importante, ande sempre com equipamento de segurança.

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *