15jan

Técnicas para Corrida, conheça algumas delas!

Técnicas para CorridaAs técnicas para aplicação na corrida são muito importantes para potencializar o exercício. A primeira dica é referente à postura. A indicação é que o olhar busque o horizonte, com a mandíbula relaxada. As dicas têm função de potencializar a prática para pessoas que costumam aplicar rodagens suaves e ocasionalmente correm rapidamente.

Para avançar na corrida é preciso iniciar séries pelo menos uma vez semanalmente. O ritmo seguido se resume em minuto a minuto e meio para cada quilômetro com mais velocidade do que o ritmo natural de rodagem.

A forma adotada para essa corrida mais veloz influencia a corrida normal. Alguns aspectos são importantes a considerar, por exemplo, a mandíbula deve permanecer relaxada, ao contrário da forma inadequada de deixar músculos pelo rosto tensos na corrida. O olhar deve focar o horizonte, e não o chão, com coluna na posição vertical, a mais eficiente para o exercício.

Em relação aos ombros, a indicação é deixá-los soltos. É corriqueiro para atletas deixar ombros elevados, o músculo trapézio tenso, mas a maneira ideal na corrida é deixar o ombro na linha horizontal, sem oscilar para baixo ou para cima nas passadas. A posição deve ser simétrica, sem a disparidade pela corrida.

Já a movimentação dos braços, é entre a cintura e parte inferior do peito e os cotovelos, com flexão a 90°. É preciso evitar as mãos por baixo do quadril ou por cima do peito, durante a movimentação. A posição recomendada para as mãos é em posição semifechada, sem a tensão.

Os punhos não podem ser fechados de forma total e o mesmo, para mãos abertas por completo. Em relação às munhecas, o indicado é manter sem tensão. As movimentações estranhas com as mãos devem ser eliminadas, sendo inadequadas.

Quando é notada a passada silenciosa é sinal de que a corrida está sendo executada da maneira adequada. Os pés não produzem barulho na aterrissagem de cada passada. São dicas importantes para potencializar a corrida com os melhores resultados. Nesse excelente exercício, as técnicas consideradas essenciais.

A martelada pelo solo deve ser substituída pelo movimento dos pés tocando o chão, iniciando com a parte de fora do calcanhar e então girando sobre o eixo longitudinal, até o apoio da planta inteira, com separação do chão através do uso do antepé e dos dedos, no momento da impulsão.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

4 comentários em “Técnicas para Corrida, conheça algumas delas!

  1. Olá, Estou com um sério problema.. Quando vou começar meu treino de corrida.. Minhas duas tíbias começam a ficar doloridas! Isso vêm acontecendo em todos os começos de Treinos!
    O que poderia ser?

    1. Isso aconteceu comigo também, no meu caso era o Tênis.. O mesmo não era apropriado para corrida..
      Hoje uso um tênis para corridas e não tenho esse problema..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *