26dez

Tipos de Whey Protein e seus Benefícios

Tipos de Whey ProteinMeninos e meninas, resolvi escrever esse post de forma simples e direta, pois muitos me perguntam qual é a diferença entre os Whey Protein Concentrado, Isolado e Hidrolisado.

Resumindo, a Whey Protein é uma proteína que provém do soro do leite (considerado melhor fonte de proteínas), de alto valor biológico é a mais rica fonte de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA). Fornece ao corpo o nível perfeito de aminoácidos para a força, recuperação e construção celular.

Alguns efeitos da suplementação com Whey Protein:

  • Aumento de massa muscular magra;
  • Recuperação e reparo acelerado dos músculos;
  • Redução da ruptura muscular pós treino;
  • Aumenta a taxa metabólica.

 

Whey Protein Concentrado

 

Pode fornecer de 29 a 89% de proteína, dependendo do tipo de produto. Quanto menor o nível de proteína concentrada, maiores são os níveis de gordura e lactose, podendo conter grandes quantidades de imunoglobulinas e lactoferrinas. É mais utilizado como aditivo alimentar, devido seu baixo custo e processo de fabricação. Não é indicado para intolerantes à lactose. É a forma mais barata e rica em aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada, que permitem a liberação de componentes bioativos responsáveis pela aceleração do anabolismo e recuperação muscular.

 

Whey Protein Isolado

 

É a forma de Whey mais pura, contendo cerca de 90% ou mais de proteína em sua composição. Além disso, a maioria das Wheys Isoladas são isentas de gordura e com menos de 1% de lactose, sendo o mais indicado para os portadores de intolerância à lactose. Possui todas as vitaminas e mineras do leite, além de todos aminoácidos essenciais, não essenciais e condicionalmente essenciais. Sua digestão é considerada ótima.

 

Whey Protein Hidrolisado

 

Este tipo de Whey possui as cadeias de proteínas quebradas em menores segmentos, os peptídeos, tornando-o mais fácil e rápido de ser digerido. É um tipo de proteína que tem menores possibilidades de causar reações alérgicas. Pode conter traços de gordura, carboidratos, gordura e mineiras. Necessita de muitos litros de leite para ser confeccionado.

Fique sempre atento à composição (ingredientes) do seu Whey, a legislação exige que os ingredientes sejam colocados em ordem de maior quantidade, e por incrível que pareça, existem alguns contendo maltodextrina como primeiro ingrediente, então, atenção!! Vale também observar o tipo de adoçante presente, dando preferência sempre à sucralose e evitando os adoçados com aspartame, etc.

Espero que tenha ficado um pouco mais claro a diferença entre eles, mesmo sendo uma explicação breve fica um pouco mais fácil escolher o que mais se adapta a sua necessidade, fica aqui um grande abraço e até o próximo post!

 

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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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29 comentários em “Tipos de Whey Protein e seus Benefícios

  1. Ju,gostaria de saber se posso incluir dextrose após o treino com o whey,pois me sinto muito cansada,qdo não faço uso..ao mesmo tempo tenho medo de engordar,pois não treino tão forte e tenho 60 anos,faço meia hora de aeróbicos e meia de musculação nivel medio. Adoraria saber tua opinião inclusive quantidades…beijos grazi

    1. Dextrose é bom tomar com creatina alem de fornecer energia pos treino a creatina ajuda a idratar o seu muscolo levando facilmente os nutrientes necessários.

  2. Juliana, você como nutricionista, saberia indicar algo pra amenizar os efeitos colaterais de uma dieta hipercalórica, como acne, por exemplo?

    Obrigado, abraços!

  3. Tenho quase 16 anos e já treino há 1 anos e 7 meses e gostaria de saber se já posso começar a utilizar suplementos ou ainda sou novo para isso ou ainda, seria melhor passar por um nutricionista?

    1. Leonardo o ideal é que sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um profissional da área e sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um médico ou nutricionista.

      Abraço,

  4. Saudações.

    Há alguns meses, comecei a frequentar academia, e logo depois de um mes de treino, iniciei o acompanhamento com nutricionista, que ja me indicou o uso de whey juntamente com o BCAA. Entretanto, por trabalhar em contato com profissionais da área da saúde, obtive informações a respeito do uso prolongado de suplementações, mais exatamente referentes à malefícios sobre os rins (no caso do uso de creatina) e do fígado (a respeito do uso do whey). Até que ponto essas informações realmente procedem, e onde poderia confirmar essas informações a termos de artigos científicos?

    Grato.

    1. Faça a pergunta a pessoa que disse isso se ela ingeri álcool? Suplementos nada mais é que uma forma alimentar prática no pós treino, são alimentos dispostos em dose alta exemplo: whey protein proteína só soro do leite, leite faz mal ??? Creatina e a lenda que faz mal aos rins, a creatina está disponível em carne vermelha, carne vermelha faz mal?
      Agora faça a pergunta as pessoas que te disseram que faz mal suplementos se eles bebem bebida alcoólica Rodolpho?

  5. Poxa, adorei o post! Aprender é sempre bom :)
    Ainda não consumo suplementação para ganho de massa magra, mas já estou pesquisando sobre.
    Beijos e obrigada!
    Dayse

  6. Ótimo post Juliana!
    Gostaria de saber sobre a Proteína de carne (CARNIVOR), vale mesmo oque dizem?
    Da pra ter uma comparação com whey protein?
    Vlww

    1. Proteína da carne é uma proteína diferente do whey ela é de absorção lenta igual albumina e a caseína, serve pra colocar entre refeições ou antes de dormir. Mas importante nunca substitua as principais refeições por ela.

  7. Olá @Paulo Silas,

    Segue a resposta do nosso #INTEGRALEXPERT Rafael Bracca:

    “A grande diferença está na adição de TRI-FX, (COLOSTRO BOVINO) uma fonte natural PATENTEADA pela INTEGRALMEDICA de IGF-1, um potente fator de crescimento associado a ação anabólica da Whey. Este produto tem 80% de concentração proteica e é uma junção de diversas filtragens de matérias-primas da Nova Zelândia/EUA com excelência no processo de extração, filtração, armazenamento e preservação das frações e fatores de crescimento presentes no soro do leite, mantendo sua matriz protéica intacta e não desnaturada, não sendo advindos de pasteurização como fazem algumas matérias-primas.”

    Um forte abraço! Qualquer dúvida, estamos aqui para responder os comentários.

  8. Ótimo post. Parabéns. Porém, creio que poderia complementá-lo, falando um pouco da comparação do whey com o Carnivor. Qual é o melhor?

    Valeu! Abraços

    1. Proteína da carne é uma proteína diferente do whey ela é de absorção lenta igual albumina e a caseína, serve pra colocar entre refeições ou antes de dormir. Mais importante nunca substitua as principais refeições por ela.

  9. Ju,
    Acompanho seu trabalho pelo facebook e adoro as dicas que você passa, você é um exemplo de profissional a ser seguida que mostra em cada gesto o amor que tem pelo que faz.
    Parabéns
    Mais e mais sucesso

  10. A minha endocrinologista receitou whey protein hidrolisado,pois segundo ela é o melhor.
    Gostaria de saber se você concorda com ela e qual marca me indicaria. Obg!

    1. Eliane, por experiência própria posso dizer que o BCAA não fazem surgir espinhas, porém o whey protein fizeram a aparecer algumas espinhas.. Mas poucas, geralmente isso ocorria quando eu fazia troca de sabor ou de marca..
      Eram poucas e duravam uma médias de uma semana.. depois já ficava tudo normal novamente!

  11. Ótima explicação sobre os tipos de Whey que temos no mercado. Antes de iniciar o consumo, é interessante saber qual deles é o mais indicado para os seus objetivos.

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