08fev

Tomar BCAA antes ou depois do treino? Qual o melhor horário?

Tomar BCAA antes ou depois do treino Qual o melhor horário

Tomar BCAA antes ou depois do treino é uma questão que pode estar tirando o sono de muitos praticantes de Musculação / CrossFit entre várias outras modalidades.

Isso porque ainda não existem estudos específicos relacionando o consumo de BCAA com o melhor horário (pré-treino ou pós-treino) para se tomar.

O BCAA – Branched Chain Amino Acids– é um dos suplementos mais utilizados por atletas, justamente por conter em sua composição 3 importantes aminoácidos, que são: isoleucina, valina e leucina.

Quando associados, esses três elementos aumentam consideravelmente a performance muscular, protegendo-os para suportar cargas maiores.

A ciência já descobriu os benefícios que essa substância oferece em termos energéticos e a níveis anabólicos, especialmente antes e depois de um treino físico de alta intensidade.

Continue lendo o post de hoje para descobrir as vantagens de tomar BCAA antes ou depois do treino e escolha a opção que mais se adequada à sua realidade. Aproveite as dicas!

 

Tomar BCAA antes ou depois do treino: Anabolismo versus Catabolismo

 

Antes de verificarmos o que diz a ciência moderna sobre o uso de aminoácidos de cadeia ramificada, o BCAA, vamos entender como ele contribui para o processo de hipertrofia muscular.

Nosso organismo possui dois processos inversos que são os responsáveis pelo crescimento ou redução muscular. O anabolismo e o catabolismo.

O anabolismo é a parte do metabolismo que constrói. Ou seja, durante o anabolismo muscular, acontecem processos de crescimento de massa muscular, manutenção e regeneração de tecidos.

A alimentação correta que contempla vários nutrientes, noites de sono de qualidade e treinos dentro do padrão adequado, são processos anabólicos.

O catabolismo é exatamente o contrário. Durante esse processo, existe a quebra das proteínas para que se gere energia no corpo. É o que acontece quando você treina pesado em jejum ou sem se alimentar direito, por exemplo.

 

E onde o BCAA entra nesse processo?

Ora, o BCAA está no topo da lista de suplementos anti-catabólicos. Ou seja, ao consumi-lo, você está oferecendo ao seu corpo uma absorção rápida de energia, pois ele estimula a síntese de novas proteínas.

E os resultados são os melhores possíveis:

  • Reduz a dor muscular causada pelos exercícios mais intensos;
  • Estimula a produção de insulina, que atua ativamente no transporte de nutrientes para a célula. (Ajuda a repor rapidamente os nutrientes que você perdeu nos treinos mais intensos);
  • Adia o surgimento de fadiga muscular e permite a realização de sessões mais longas e intensas;
  • É perfeito para quem está buscando emagrecer, mas sem perdas de massa magra;
  • Tem influência para amenizar as crises de apetite, auxiliando assim também para o emagrecimento;
  • Auxilia na proteólise, melhorando ainda mais a dispersão de proteínas no organismo.

Entre outros benefícios.

O mercado oferece vários tipos de aminoácidos de cadeia ramificada, porém o BCAA HTPro Nutrition é formulado por métodos inteligentes, visando contribuir para a saúde de quem consome de forma segura e eficiente.

 

Tomar BCAA antes ou depois do treino: Benefícios do suplemento em ambos os casos

 

Como falamos lá em cima, a ciência moderna descobriu os benefícios de se tomar BCAA antes ou depois do treino, porém não realizou estudos conclusivos para determinar qual dos dois traria melhores resultados.

Creatina em Pó HTProCreatina em Pó HTPro

Em cada caso, a ingestão da fórmula causará diferentes resultados, que serão apresentados a seguir.

 

#Tomando BCAA antes do treino

Durante o treinamento, seu corpo libera o cortisol no sangue – hormônio do estresse – resultado do exercício físico. Esse hormônio por sua vez promove o catabolismo e torna mais difícil o ganho de massa muscular.

Portanto, ao ingerir sua dose de BCAA antes do treino, você irá ajudar seu corpo a regular os níveis desse hormônio, promovendo o equilíbrio entre catabolismo e anabolismo.

Além disso, o BCAA evita o aparecimento da fadiga e minimiza os efeitos da dor muscular tardia.

É válido ressaltar que pela manhã, seu corpo possui menos reserva de energia. Se você treina nesse período, a ingestão de BCAA significa uma suplementação necessária com aminoácidos de absorção rápida.

 

#Tomando BCAA depois do treino

Após várias séries intensas de exercício muscular, seu corpo agora cansado necessitará de uma reposição de nutrientes de emergência.

O BCAA se apresenta como uma ótima opção já que o pós-treino possui uma espécie de “janela de absorção”. A janela de absorção um curto espaço de tempo onde a entrada de nutrientes no organismo é facilitada.

Com essa janela aberta e um suplemento como o BCAA, seus músculos podem se recuperar mais rapidamente, repondo as perdas nutricionais e diminuindo as dores provenientes dos exercícios intensos.

Isso até torna possível exercitar-se novamente em menos tempo do que se você não ingerir a dose de BCAA pós-treino.

 

O que você sempre deve levar em conta

 

Dados os benefícios comprovados pelo uso de BCAA, o mais recomendado é que se tome uma dose de 6 a 10 gramas antes e outra depois do treino.

Assim, seu organismo se prepara para um treino de alta performance sem leva-lo à exaustão e após esse feito, o suplemento ainda atua na recuperação de seus músculos e na promoção da hipertrofia muscular.

Leia também:

O que é BCAA, para que serve, como e porque tomar?

BCAA engorda ou emagrece? Faz Mal? Como Tomar Corretamente?

Claro que, essa indicação é válida para quem não tem nenhuma restrição a esse consumo, como gestantes, nutrizes, doentes crônicos, e outros.

Para quem precisa optar por uma dose ou outra é importante analisar todas as variáveis (como o horário em que você treina, por exemplo) para escolher o que trará melhores resultados para você.

Acrescentamos ainda que, se precisar optar por um ou outro horário e seu treino não acontece em jejum (ou cedo da manhã), a opção de consumir ao final dos exercícios facilitará na reposição de seus nutrientes rapidamente.

Situação típica que corresponde a reposição que vai precisar urgentemente após um treino muito intenso, por exemplo.

 

Gostou das dicas? Entendeu tudo sobre tomar BCAA antes ou depois do treino? Conte para nós como você toma BCAA e compartilhe conosco como tem sido sua performance no treino e pós-treino!

Aproveite também para experimentar o BCAA da HTPro Nutrition, totalmente livre de conservantes e pronto para consumo!

 




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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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