18dez

Tontura nos Treinos, porque ocorre e como evitar?

Tontura no TreinoDurante muitos anos, trabalhei exclusivamente com mulheres na Universidade de Brasília e isso me permitiu acumular muito conhecimento prático e teórico, não apenas de como sobreviver ao acompanhar centenas de mulheres ao mesmo, mas principalmente em como prescrever treinos seguros e eficientes, respeitando suas características fisiológicas.

Um exemplo disso é que, com certa frequência, reparamos a ocorrência das tonturas após determinados exercícios, especialmente o leg press 45 e o leg press vertical. Ao levantar dos exercícios,BST - Creatina HTPro II as mulheres normalmente têm dificuldade de ficar em pé e acabam sentindo enjoos e tontura, algumas vezes isso permanecia e até se agrava após horas.

BI 01BI 01

Ao buscar na literatura verificamos que, de fato, existem estudos indicando que mulheres têm maior dificuldade na tolerância ortostática que os homens. Parece que elas são mais sensíveis aos efeitos vasodilatadores do estradiol e não respondem com vasoconstrição após o exercício, de modo que o sangue pode não chegar adequadamente à cabeça. Ou seja, algumas mulheres, em determinadas fases do ciclo menstrual e/ou tomando hormônios (sejam anticoncepcionais, sejam os remédios de reposição hormonal) estarão mais propensas aos sintomas. Agora ficou mais claro porque elas apresentam enjoos e tonturas de vez em quando, né?!

O que o professor deve saber é que, imediatamente após realizar exercícios que promovam grande elevação da pressão arterial, como o leg press, haverá uma resposta hipotensora severa e, se a aluna for (ou estiver) sensível ela terá problemas ao se levantar rapidamente. A sugestão então é fazer uma transição lenta para a posição em pé, e usar estratégias como fazer contrações da panturrilha para que o retorno do sangue seja facilitado. Se o caso for grave, o melhor é evitar os exercícios que agravam os sintomas!

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

4 comentários em “Tontura nos Treinos, porque ocorre e como evitar?

  1. Olá! Achei muito interessante esse post. Sinto bastante tontura e enjoos na academia, principalmente quando faço leg press e agachamento livre até a falha. Tomo anticoncepcional, pode ser que seja por isso então, pensei em tomar um BCAA em pó durante o treino, porque achei que era falta de glicose no sangue o motivo de passar mal.

  2. Olá! gostei dessa matéria, sempre que fazia agachamento livre e leg machine, eu sentia tontura, foi aí que o instrutor me falou para não levantar de vez, esperar alguns segundos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.