10dez

Treinamento em circuito usado na preparação física


circuito
O método em circuito consiste em realizar várias estações em determinado tempo, podendo ser também por número de repetições (BOSSI, 2001). Segundo Dantas (1998), ele se caracteriza por ser um circuito misto devido ao fato que ele pode ser de caráter aeróbico ou anaeróbico. Já Sousa (2008), diz que pode ser usado para trabalhar qualquer sistema energético. Dantas (1998) ainda cita que os circuitos com foco anaeróbico deve ser de alta intensidade e pouco volume, ou seja, realizar o determinado exercício com esforço máximo em pouco tempo; Já os circuitos com foco aeróbico deve ter intensidades baixas, porém longa duração.

O circuito é muito eficiente pelo fato que as estações podem e devem conter movimentos específicos do esporte, por exemplo pode se colocar para um lutador de MMA: 1º estação – entrada de queda com elástico, 2º estação – socar o saco de pancada e assim por diante, seguindo sempre o principio da especificidade. Como já foi dito pode ser usado com foco aeróbico, mas usar com foco anaeróbico é mais estimulante e indicado para os esporte acíclicos. Em esporte coletivos se torna muito prática sua utilização, pode se montar várias estações por onde um pequeno grupo de atletas vai passando. Assim, é possível treinar todo grupo no mesmo momento e ainda respeitar os limites individuais. Ainda que não seja o método ideal para se desenvolver uma única capacidade física ao máximo, a possibilidade de a desenvolver, torna o método muito útil principalmente quando há pouco tempo e precisa-se de resultados rápidos.

Dantas (1998), cita como vantagens:

BST - Whey Protein HTPro IIBST - Whey Protein HTPro II
  • Grande economia de tempo;
  • Possibilita o treinamento individualizado de vários atletas ao mesmo tempo;
  • Resultado a curto prazo;
  • Facilita a aplicação de sobrecarga.

 

Para montar o circuito pense em: movimentos específicos do esporte e grupos musculares usados. Faça de 6 a 15 estações.

 

Veja dois exemplos de circuito para Voleibol e MMA, na figura abaixo (clique sobre a imagem para ampliar):

circuito_exemplo MMA

 

As estações podem variar de acordo com o micro ciclo, podendo começar com exercícios mais gerais no início do meso ciclo e mais específicos, próximos as competições.

 

Referências Bibliográficas:

BOSSI, L.C.P. Ensinando Musculação: exercícios resistidos. 2ºed. São Paulo: Ícone, 2001;
DANTAS, E.H.M. A pratica da preparação física. 4ºEd. Rio de Janeiro: Shape 1998;
SOUSA, Maria do Socorro Cirilo. Treinamento físico individualizado (personal training): Abordagem nas diferentes idades, situações especiais e avaliação física. João Pessoa, 2008.

 

Salvar

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

7 comentários em “Treinamento em circuito usado na preparação física

    1. É possível fazer a musculação em circuito sim, não só é possível como também é bastante indicado para variar o estimulo de tensional para metabólico. A escolha vai depender do objetivo que se busca com o treino.

  1. Yago estou 10 kg acima do peso, comprei uma estação de musculação, pois tenho mais disciplina em casa do que na academia. E recentemente comecei a fazer um treino funcional 2º, 4º e 6º. Posso fazer musculação e funcional no mesmo dia, lógico que com uma carga menor???

    Abraços.

    Adriano Costa

    1. Não pode. O ideal é que você escolha funcional ou musculação. A OMS indica que se deve realizar no minimo duas seções de força por semana, sendo assim você pode escolher entre funcional ou musculação. Além disso você pode fazer exercícios aeróbicos como caminhar, correr ou pedalar, que também são indicados pela OMS sendo 150 minutos por semana, divididos em 3 dias de 50min ou 5 de 30min .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo

Copyright © 2017 Dicas de Treino.