11 jun

Treinar no Inverno: 10 super vantagens de manter o Treino no Frio!

Treinar no inverno antagens de manter o treino no frio

Treinar no inverno pode ser uma das coisas mais difíceis que fazemos, já que no frio temos a tendência de ficar em casa e comer muito – o que pode diminuir nossas chances de realizar os treinos de forma efetiva.

Mas, embora seja necessário realizar um esforço extra para conseguir abrir mão de ficar no quentinho de casa, o hábito de praticar exercícios no frio é excelente para a saúde e tem benefícios incríveis!

Por esse motivo, separamos 10 vantagens de treinar no inverno, além de informações sobre como fazer isso sem causar um esforço excessivo ao seu corpo – como os cuidados próprios para isso e os estímulos necessários. Confira!

 

 Benefícios da Atividade Física no Inverno

 

Há quem acredite que o treino no inverno não é necessário. Afinal, só queremos ficar com o corpo bacana no verão, quando há o desejo de ir à praia e usar roupas mais justas. Porém, quem tem uma certa disciplina há bastante tempo sabe que treinar no inverno é tão bom quanto em tempos de calor (é no inverno que construirmos o corpo do verão).

É claro que o desejo de ficar em casa pode acabar te vencendo na maioria dos dias – e isso é absolutamente normal. Mas, alguns benefícios são importantes de serem citados para te animar um pouco e deixar a preguiça de lado. Separamos dez deles mais abaixo!

 

Vantagens de Treinar no inverno

 

#1 – Te livra dos excessos cometidos em Dias Frios

No frio, comemos muito mais do que no calor – e isso acontece porque o nosso corpo precisa de mais energia para se manter aquecido. Quem não treina no inverno, pode engordar muito mais do que está com os exercícios em dia, já que eles compensam possíveis excessos.

Por isso, a nossa primeira vantagem para que você continue seu treino no frio, é pensar na quantidade de comida que costuma ingerir nessa época. Ter um equilíbrio é fundamental!

 

#2 – Gasta mais Calorias

Provavelmente, você já ouviu falar que treinar no frio gera um gasto calórico muito maior do que no calor. Isso acontece porque o nosso corpo precisa de energia para se manter aquecido, gastando calorias para isso. Quando aliamos esse gasto com os exercícios, ele pode ser infinitamente mais expressivo do que no calor, época onde não precisamos dessa energia toda para manter a temperatura corporal.[1]

Por isso, se você tinha dúvidas, saiba com toda certeza: treinar no inverno irá gastar mais calorias, embora haja sempre o risco de você estar consumindo mais na alimentação. Vale ficar de olho na dieta para garantir um resultado satisfatório.

 

#3 – Menos suor com o mesmo Resultado

Há quem pense que treinar no inverno não gere perda calórica porque o suor diminui ou quase some. Na verdade, suar não tem relação com perda de peso e nem mesmo com perda de calorias. O que perdemos ao suar são apenas líquidos – indicativos de que o corpo está tentando manter a temperatura corporal.

No inverno, por estar bem mais frio, o corpo dificilmente precisa do suor para se manter em uma boa temperatura, fazendo com que os treinos aparentem menos efetividade. Mas, na realidade, o que vai acontecer é que você irá realizar uma atividade, suar menos e ter o mesmo resultado – ou até mais do que teria.

Para quem se incomoda com o excesso de suor, treinar no frio é bem mais agradável e pode ser um incentivo a mais para não desistir.

 

#4 – Te livra do desânimo comum em Épocas Frias

Treinar no inverno tem um bônus, que é te livrar daquela sensação de preguiça e desânimo que os dias frios sempre trazem com eles. Há uma melhora da autoestima, mais chances de você se sentir animado e até diminuição de problemas como a depressão sazonal – que ocorre em indivíduos mais sensíveis às mudanças de temperatura.

Pode ser excelente para o seu bem-estar praticar exercícios nessa época e há boas chances de que o hábito se estenda até o verão.

 

#5 – Prepara seu Corpo para o Verão

Se você quer ter um corpo em forma no verão, treinar no frio é fundamental! São os seus esforços no inverno que farão com que o seu corpo esteja a todo vapor na época mais quente do ano e com os resultados que você colheu durante todos os meses anteriores.

Não é nem um pouco saudável começar uma dieta e uma rotina de exercícios pensando em ver os frutos dois meses depois. É preciso preparar o seu corpo e começar aos poucos – isso fará com que seus ganhos sejam mantidos por muito mais tempo!

 

#6 – Te faz Dormir Melhor

Treinar no inverno faz com que o seu sono se regule, assim como em qualquer época do ano. Ou seja, deixar os treinos só porque está frio é uma péssima ideia, já que sua qualidade de vida estará em jogo nesse processo.

Whey Protein GrowthWhey Protein Growth

Leia também:

Melatonina: Benefícios do Hormônio indutor do Sono para quem Treina

Pesquisadores[2] são enfáticos em dizer que 150 minutos de exercícios semanais são milagrosos em relação ao sono e podem fazer com que a qualidade dele se torne duas vezes melhor. E um sono melhor significa mais disposição, saúde e bem-estar – benefícios que podem ser refletidos no emagrecimento e na definição do seu corpo.

 

#7 – Protege sua Saúde

Sem dúvidas um dos maiores benefícios de treinar no inverno é manter a saúde em dia. O sedentarismo pode ser tão perigoso para o nosso corpo quanto o hábito de fumar e ingerir bebidas alcóolicas em excesso. Por isso, se você deseja de manter saudável, praticar exercícios o ano todo é fundamental!

Além de afugentar o sedentarismo, treinar no frio pode te deixar com o condicionamento físico sempre em dia, evitando que o verão seja uma época onde você precisará correr atrás do prejuízo.

 

#8 – Academias vazias significam Treinos Melhores

A academia no inverno é bem mais vazia do que nos meses de calor, onde as pessoas têm a tendência de se desesperarem para correr atrás do prejuízo ou encontrar motivação devido às altas temperaturas.

Por isso, fazer academia no frio é excelente não só pelos benefícios que citamos, mas também porque o treino será bem mais calmo, sossegado e melhor aproveitado. Os professores serão mais solícitos, os aparelhos ficarão disponíveis por mais tempo e o próprio ambiente se torna mais agradável.

É claro que não basta só treinar no inverno, mas começar nessa época pode ser também um bom ponto de partida para quem tem algum tipo de timidez relacionada à academia, por exemplo.

 

#9 – O Metabolismo Acelera

No inverno, nosso metabolismo pode ficar muito mais lento do que gostaríamos. Por isso, treinar no frio é tão importante: os treinos farão com que o seu metabolismo fica equilibrado e não passe por problemas para se recuperar quando o calor chegar.

Vale sempre pensar na sua saúde como um todo e não apenas no emagrecimento ou na definição corporal. Muita gente comete o erro de achar que os treinos são apenas para perder peso ou ganhar músculos quando, na verdade, eles são indispensáveis para o organismo como um todo.

 

#10 – Adeus, Efeito Sanfona!

Por fim, treinar no frio é excelente para dar adeus ao temido efeito sanfona. De nada adianta perder 10 quilos no verão e ganhar 20 no inverno, certo? Pense bem nos benefícios que os exercícios vão te trazer a longo prazo e como eles podem prevenir o emagrece-engorda, tão comum e não nocivo à saúde!

Uma boa dica é praticar Crossfit no inverno, que é um exercício excelente e que ajuda na queima calórica – além de ser ótimo para que o corpo esquente em poucos minutos.

Leia também:

Entenda o que é o CrossFit, sua história e como ele vem conquistando todo o mundo!

 

Estímulo para Treinar no Frio

 

Percebeu o quanto é importante treinar no inverno? Deixe a preguiça de lado e corra para a academia mais próxima. Como muitos profissionais dizem, o frio é um termogênico natural, ou seja, ele é capaz de esquentar o seu corpo e te ajudar a perder mais calorias com menos esforço. Por que não aproveitar?

Leia também:

10 Erros no Treino de Bíceps na Musculação (veja como evitar)

Desempenho na Musculação: 10 dicas para aumentar os Ganhos!

Se você não tem o estímulo para treinar no frio, pensa na sua saúde e dê o primeiro passo. Após os cinco minutos de aquecimento, seu corpo fará o resto por você. Além disso, os benefícios e o bem-estar vão te manter motivados!

 

E para finalizar…

Não esqueça de procurar um treinador físico para poder treinar no inverno sem problemas. Alguns exercícios exigem mais aquecimento do que outros – especialmente os realizados ao ar livre. Evite expor áreas como as mãos e a cabeça e tente sempre visitar seu médico para garantir que está tudo em ordem com a sua saúde!

 

Referências

1. Daniel Gusmão, treinador físico
2. Mental Health and Physical Activity

 




Posts Relacionados

Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

Todo o post publicado possui autorização expressa do autor. Não é autorizada a cópia total ou parcial de nenhum conteúdo disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



INSCREVA-SE para receber dicas de treino, nutrição e suplementação

Ir para o topo

Copyright© 2018 Dicas de Treino.