23 jan

Conheça as Vantagens e Desvantagens do Treino em Dupla

Conheça as Vantagens e Desvantagens do Treino em Dupla

Treino em dupla resultados em dobro. Quem deseja começar uma rotina de treinos pode acabar se esbarrando em algumas dificuldades como a preguiça e a falta de motivação.

Quem já possui uma rotina de treinos pode receber um estímulo a mais para superar os limites, melhorar o rendimento e alcançar os objetivos.

Vez ou outra sempre bate aqueles pensamentos: “Poxa, ainda falta uma seção”, “vou pular essa”, e outros mais, bem parecidos. É nesse momento que a companhia pode se tornar um dos melhores incentivos.

A prática dos exercícios em dupla ou mesmo em pequenos grupos é uma oportunidade para aquelas pessoas que não conseguem manter uma prática de exercícios físicos regulares.

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Mas além disso, é também uma oportunidade de trabalhar o estresse do dia a dia, criar novos vínculos e fortalecer as amizades. No entanto, o treino em dupla possui também algumas desvantagens em relação ao treino individual.

Nesse post nós trazemos para você as principais vantagens e desvantagens desse tipo de treino. Vamos continuar!

 

As Vantagens do Treino em Dupla

 

#01 – O incentivo Mútuo

O treino em dupla se torna mais dinâmico, prazeroso, e proporciona uma melhor performance para ambos durante o treino.

Como assumimos um compromisso com o companheiro, é mais fácil manter a disciplina e a rotina diária e ficamos menos propensos a faltar ou demarcar um treino.

É uma maneira de nos tirar da nossa zona de conforto.

O trabalho em dupla é muito útil para recebermos os toques no dia a dia. Um segundo olhar pode enxergar nossas falhas e potencializar nosso bom desempenho.

O incentivo mútuo, no entanto, só será eficaz se ambos tiverem os mesmos objetivos, ou ao menos objetivos parecidos, e o treino respeitar a individualidade de cada parceiro.

 

#02 – O incentivo a Vencer a Timidez

Quando realizamos qualquer atividade com um bom amigo ao lado, ou menos com a namorada ou um familiar, tudo se torna motivo de descontração.

Com o treino em dupla fica mais fácil superar nossos limites. Sejam esses limites físicos ou mesmo psicológicos.

Quando estamos com vergonha de utilizar um equipamento na academia ou porque não queremos “ser vistos sozinhos”, a companhia acaba sendo útil.

Outro ponto que favorece é que o treino pode ser realizado não apenas na academia, mas também em casa ou mesmo no parque.

Seja qual for o local de escolha o incentivo é bem-vindo.

 

#03 – Uma Competição Saudável

A gente sempre tenta se superar um pouco mais, e também superar aqueles que estão à nossa volta.

O treino de dupla vai gerar uma competição saudável na busca de bons resultados e bom desempenho nos treinos. O que não acaba acontecendo com tanta intensidade quando realizamos os exercícios individualmente.

Muito pelo contrário, por vezes acabamos nos inibindo durante os treinos ou mesmo antes deles.

A competição também torna o treino mais leve e divertido.

 

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#04 – Juntos, mas “separados”

Algumas pessoas tornam-se resistentes aos treinos em dupla por pensarem que a dupla deve executar o mesmo plano de treino.

Bom, isso não é verdade!

Não é porque iremos realizar um treino em dupla que deveremos realizar as mesmas sequências e utilizar os mesmos aparelhos.

Alguns exercícios como a corrida, abdominais, revezamento, dentre outros podem ser realizados juntos.

Mas é a companhia que conta!

Embora alguns exercícios possam ser realizados em dupla em outros pode ser feita uma breve competição para intensificar e divertir o treino.

 

#05 – A boa Companhia

A quem deseje levar o namorado ou namorada para a academia. E há também quem possa ir com o pai ou com a mãe.

É constatado que ao realizar atividades em dupla, sejam elas relacionadas a treinos físicos ou não, adquirimos maior motivação, conseguimos vencer nossos limites e realizar atividades por um período de tempo maior do que se estivéssemos realizando tais atividades individualmente.

A boa companhia também se torna um olhar crítica sobre a execução dos exercícios para corrigir erros de postura, por exemplo.

É um reforço a nossa saúde psicológica, emocional, física e mental.

 

As Desvantagens do Treino em Dupla

 

#01 – Conversa demais e treino de Menos

Uma das desvantagens é perder o foco e a concentração durante o treino.

Muita afinidade entre a dupla também acaba gerando conversas excessivas e desvio de atenção durante o treino.

É preciso aproveitar o momento do treino, distrair-se, torna-lo legal e dinâmico, porém as conversas excessivas reduzem o rendimento e a qualidade dos exercícios e precisam ser evitadas.

 

#02 – Cada um evolui a seu Tempo

É comum exercitar-se com um amigo para juntos conseguirem um melhor desempenho e um melhor resultado.

Mas é imprescindível se lembrar de que cada um tem seu ritmo, seu metabolismo, sua particularidade.

O que significa que ambos irão evoluir de maneira diferente durante o treino em dupla.

É importante ater-se ao fato de que embora estejam evoluindo cada um a seu tempo, ambos precisam caminhar juntos, respeitando a individualidade.

Caso contrário, o melhor rendimento de um dos parceiros pode acabar por desmotivar o companheiro que se sente incapaz ou mesmo constrangido.

Quando isso acontece o treino em dupla acaba tendo o efeito contrário.

 

#03 – As diferenças

Como cada cabeça é um mundo, o treino em dupla e também em grupo pode gerar descontentamentos e alguns conflitos.

As variações de humor dentre os integrantes das duplas vão refletir o seu dia a dia e em alguns momentos isso pode ser um problema para o desempenho da dupla.

Embora seja um auxílio à motivação, esse tipo de treinamento pode gerar uma dependência até certo ponto.

 

#04 – Encontrar um Horário Adequado

Na correria do dia a dia nem sempre é fácil conciliar os horários para se treinar em dupla.

Na hora de encontrar uma dupla, organizar os horários e depois mantê-los será uma tarefa árdua.

Nesse ponto também surge um outro fator, que é o motivacional e a dependência.

Devido ao tempo e aos horários, quando um faltar, pode ser que o outro fique desmotivado e não compareça.

 




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Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um Nutricionista.

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