26dez

O que é WHEY PROTEIN, para que serve, como e porque tomar?

o que é whey proteinA whey protein (soro do leite) é o subproduto parcial da fabricação de queijos, por coagulação da caseína, obtido pela adição de meios ácidos ou enzimas. Possui um alto valor nutricional conferido pela elevada concentração de aminoácidos essenciais presentes (Terada et al. 2009). Assim, o soro do leite é extraído, hidrolisado e sofre o processo onde vira pó.

 

Para que serve o Whey Protein

 

O whey protein pode servir para complementar as necessidades diárias de proteínas, aumentar a imunidade (imunoglobulinas), auxiliar na síntese proteica e outras funções. Em geral a whey protein veio para auxiliar a ingestão recomendada de proteínas diárias e minimizar o tempo perdido de uma ingestão de proteína sólida.

 

Benefícios do Whey Protein

 

Inúmeros são os benefícios do whey protein. De acordo com Terada e Colaboradores em seu estudo publicado na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva no ano de 2009,Banner Gif HTPro Whey três são os benefícios do whey protein em praticantes de exercícios com pesos. Uma maior facilidade para o ganho de massa muscular, favorecendo a recuperação e síntese proteica, redução da fadiga e aumento da lipólise (queima de gordura).

Além do mais os benefícios que o whey protein nós trazem no cotidiano são o maior controle de proteína por porção, praticidade e controle de tipo de digestão. O tempo de digestão se deve ao whey protein ser dividido em diferentes tipos de degradação e absorção. O whey protein concentrado (WPC) é um tipo de whey consituido de proteína do soro do leite + uma boa quantidade de carboidrato,seja ele simples ou complexo; O whey protein hidrolisado (WPH) é um whey que já passou por uma hidrólise (quebra) que facilita a absorção da proteína do soro do leite, por já ter sido quebrada por enzimas; e o whey proteín isolado (WPI) que não apresenta nenhum outro macronutriente a não ser a proteína.

 

Malefícios do Whey Protein

 

Tudo em excesso faz mal, com a proteína do soro do leite não é diferente. Em geral seguimos uma recomendação de ingestão de proteínas. Assim que o índivíduo ultrapassa a ingestão diária recomendada (IDR) começam a aparecer problemas. O grupo das proteínas é igual aos dos carboidratos e lipídeos em relação a conter átomos de carbono, hidrogênio e oxogênio, porém, diferem-se pela presença de nitrogênio (16%) junto com enxofre, P e Fe (Biesek et al.2010). O excesso de nitrogênio quando não é filtrado por completo nos rins no ciclo da ureia, dificultam a excreção da amônia, que pode trazer desconforto abdominal, cálculos renais e outros problemas.

 

Ingestão do Whey Protein 

 

A quantidade de proteína que é recomendada varia de acordo com o ritmo que os indivíduos se exercitam regularmente. Indivíduos sedentários devem consumir em média 0,8g/Kg. Atletas que praticam semanalmente exercícios entre 60 minutos de 5-6 vezes por semana tem uma recomendação de 1,2 – 1,4g/Kg de proteína. Quando atletas são submetidos a esforços maiores que 60 minutos pela mesma frequência de 5-6 vezes por semana já se aumenta para 1,6g/Kg a quantidade de proteína. Para quem começa um treinamento de força rigoroso a ingesta aumenta ainda mais, dessa vez 1,8g/Kg (Biesek et al.2010)..

Leia também:

O que é BCAA, para que serve, como e porque tomar?

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O whey protein aumenta a massa magra? Sim, quando a ingestão de proteínasBanner Gif HTPro Whey é seguida de acordo com o recomendado por um nutricionista + treinamento físico acompanhado de um profissional de educação física, o aumento de massa magra é percebido. Em geral se aumenta a massa muscular, uma parte de massa gorda e outra massa magra.

O whey protein isolado é o melhor? Não, na verdade não passa de um sensacionalismo da indústria de suplementos alimentares. O whey protein isolado não é totalmente biodisponível no corpo, uma vez que o carboidrato precisa estar presente para liberar açúcar no sangue e a insulina ser ativada, aumentando a oferta de nutriente para os tecidos alvos. O ideal seria adicionar carboidrato no whey proteín isolado, se realmente quer ganhar massa muscular.

O whey protein concentrado é ruim por ser barato? Não, claro que não! Justamente pelo que expliquei na resposta acima, o whey protein assim como qualquer proteína precisa estar acompanhado de uma fonte energética, no caso o carboidrato. O whey protein concentrado traz uma boa quantidade de proteína + carboidrato. O que se leva em conta em relação a qualidade é que proteína está sendo utilizada, as derivadas de oleaginosas e cereais nem sempre são as melhores, apresentam aminoácidos limitantes dificultando a síntese proteica.

Recomendação Dicas de Treino: Para quem se interessou e gostaria de obter os Benefícios do Whey Protein, a Loja parceira HTPro possui o produto com qualidade e preço baixo, clique aqui e confira!

 

Referências Bibliográficas:

Biesek, S.; Alves, L. A.; Guerra, I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. 2 ed. rev. e ampl. Barueri-SP: Manole, Cap. 2, p. 19-43, 516, 2010.Terada, L. C.; Godoi, M. R.; Silva, T. C. V.; Monteiro, T;

L. Efeitos metabólicos da suplementação do whey protein em praticantes de exercícios com pesos. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 3. n. 16. p. 295-304. Julho/Agosto, 2009.

 

Esperamos que o post tenha ajudado você a sanar suas dúvidas!
Passe essas informações adiante, compartilhe! 

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

29 comentários em “O que é WHEY PROTEIN, para que serve, como e porque tomar?

  1. Eu malho 4 vezes na semana. E tomo o whey da seguinte forma: 3 colheres de sopa em um copo de 250 ml de leite. Pode me dizer se estou tomando corretamente? <3

    1. Oi Bruna, não tome o Whey com leite pois absorção do mesmo fica mais lenta, beba com água…
      Pense no seguinte… o Whey é um proteína extraída do soro do leite, eles tem um baita processo para fazer essa extração ai na hora de beber você vai lá e mistura tudo? Acredito que não vale a pena beber dessa forma.
      Com relação a quantidade, na embalagem é descrito a quantidade de acordo com o scoop que vem junto com ele.. Ou pelo menos o que deveria vir…
      Para mim, preciso usar dois scoops num copo de 200ml com água… Essa foi a recomendação da minha nutricionista que bate exatamente com a orientação da embalagem..

  2. Olá, malho a duas semana, mas ainda preciso perder uns 5kg…. eu tomo começar a tomar wehy pra ganhar mais massa pra não ficar tudo flácido….E posso tomar também o BCAA…? Pra dar mais animo?

  3. Só complementando, o whey protein também é um importante aliado para o emagrecimento, porque ele equilibra a proporção de proteínas no corpo em relação aos carboidratos e também aumenta a sensibilidade a insulina, ajudando na queima do açúcar do sangue. Excelente texto!

    1. Entendi que tal observação serve para pessoas que não tem intolerância a lactose ou seja, que podem tomar ambos. Agora para uma pessoa com intolerância lactose tem suas particularidades..

  4. Tenho 45 anos, malho todos os dias, mais com exercícios aeróbicos e três vezes por semana, na musculação. Quero começar a tomar whey protein. Não tomo leite, com qual whey eu posso começar? Obrigada!

  5. Olá, tenho 19 anos, estou bem a cima do peso e pretendo começar uma dieta devidamente indicada pelos nutricionistas juntamente com a academia. Gostaria de saber se, de alguma forma, o whey me auxiliaria à perder a massa gorda?

    1. O Whey Protein não tem o objetivo de fazer você baixar a massa gorda, o mesmo vai ajudar você a obter mais massa magra e a manter a que você já tem..

    1. O foco da ingestão é no pós treino pois ele vai te ajudar na recuperação e construção da massa muscular.
      Mas isso não quer dizer que ingestão não possa ser fito em outros horários, tudo depende do se objetivo e dieta.

  6. Venho malhando a quase um ano estava com 105kg e agora estou com 90, fiz uma consulta com o nutricionista e ele min passou que eu tomasse Whey Concentrado junto com uma dieta.

    1. Olá Said, o Whey Protein é um suplemento de proteína que vai ajudar na recuperação e construção de massa muscular do seu filho. Muitos adolescentes fazem o uso tranquilamente, mas sempre recomendamos o mesmo passar po um Nutricionista, pois ele é o profissional recomendado para estar fazendo essa indicação.

      Como ele esta numa fase bacana, onde vai crescer muito daqui para frente, o treino que ele esta fazendo aliado a uma dieta e suplementação recomendada por um nutricionista seria muito importante para ele adquirir bons resultados.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *