Por Fernando Paiotti – 22 de junho de 2017

Antes de começarmos a discussão, acho importante deixar claro que temos dois exercícios bastante diferentes aqui, apesar de ambos serem agachamentos. Observe:
Por curiosidade, esta era a forma favorita de agachamento do querido Dorian Yates, o britânico 6 vezes campeão do Mr. Olympia e que foi um dos grandes expoentes do início da chamada Era Freaky do Bodybuilding. O motivo era justamente este, o de aumentar a solicitação de quadríceps.
É interessante comentar também que, se o leitor analisar o movimento, perceberá que temos uma ação muito semelhante à do exercício afundo, com a diferença de que este é feito unilateralmente (caso queira maiores informações sobre o tema, procure um texto meu sobre o erro de se utilizar o afundo para treinar glúteos, em minha seção de artigos aqui do site).
Na modalidade livre, por sua vez, o que vemos é um movimento humano natural de agachamento, com subidas e descidas que não obedecem uma trajetória toda retificada e guiada, permitindo uma solicitação mais harmônica de quadríceps, glúteos e posteriores de coxa, o que torna este movimento muito mais completo.
Observação! O agachamento livre o qual me refiro nesta comparação é, necessariamente, o mesmo da foto, que seria a maneira mais tradicional de execução. Caso ele seja feito com as pernas afastadas e a coluna reta, estilo a modalidade agachamento sumô, ele acabará caindo no caso da Smith, também perdendo bastante da ativação dos glúteos e aumentando a dos quadríceps, inviabilizando esta nossa comparação.
Bom, e agora, depois de toda essa discussão, ficou fácil entender quais as vantagens e desvantagens de cada um destes exercícios e o momento correto de usá-los, certo?
Se o seu objetivo é um desenvolvimento muscular harmônico e mais completo, sem destacar nenhum grupamento muscular em especial, o agachamento livre é a melhor pedida (respeitando o estilo de execução da foto).
Caso seus glúteos respondam mais ao treinamento com pesos do que o quadríceps, a utilização do agachamento Smith e do afundo são boas pedidas, a fim de corrigir assimetrias.
Leia também:
Se, por outro lado, são seus glúteos que não respondem muito bem ao programa, o jeito é focar no agachamento livre, quem sabe, até, aumentando a flexão do quadril, além, é claro, de usar e abusar de outros exercícios, como stiff e levantamento terra.
Para fecharmos, acho importante discutirmos a questão da segurança: quem sente dores nos joelhos, dependendo do tipo de lesão, poderá piorar bastante com a utilização do agachamento Smith, já que ela aumenta a compressão (da patela no fêmur) nesta articulação. Por outro lado, quem tem problemas de coluna, poderá encontrar benefícios no uso deste aparelho, uma vez que ele diminui a compressão nos discos intervertebrais.
Vimos, ao longo do artigo, que os dois tipos de agachamento aqui trabalhados geram resultados muito diferentes, sendo o agachamento livre uma boa estratégia para recrutar glúteos e quadríceps, enquanto que o agachamento Smith foca basicamente apenas nesse segundo grupo muscular.
Estas informações não necessariamente são ruins, pois tudo dependerá dos seus objetivos, sendo assim, enxerguem estas modificações como estratégias para alcançar mais facilmente os resultados que você procura.
Ficamos por aqui! Espero ter ajudado um bocado com este artigo no desenvolvimento do senso crítico de vocês! Não se deixem orientar por amadores e aventureiros: aceitem APENAS informações de profissionais altamente qualificados e atualizados, que sabem do que estão falando, pois estudam constantemente, conhecem a prática de trabalho e se baseiam em ciência, e não em achismos, lendas e tradições. Bons treinos e até a próxima!
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
O ovo é um dos alimentos preferidos de atletas e praticantes de musculação. Fácil de…
Renato Cariani é formado em química e educação física (CREF nº 027146-G/SP) e também atua…
A Trembolona ou 19-Nor é um anabolizante extremamente potente, utilizado para aumentar o peso do…
Hemogenin é o nome comercial de um medicamento muito conhecido chamado Oximetolona, da classe dos…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
O Durateston ou “dura”, é um dos anabolizantes a base de testosterona mais consumido no…
Veja quais as principais sobre a Oxandrolona para a mulher, se o esteroide emagrece, como…
Atualmente, vemos muitas pessoas usando o tadalafila como vasodilatador, uma estratégia diferente para conseguir melhores resultados…
Sabemos que para ganhar músculos precisamos de alimentos fonte de proteína como frango, ovos, carne…
A gordura no fígado é conhecida tecnicamente como esteatose hepática e tem se tornado um…
A Polícia Civil do Paraná desarticulou um grupo suspeito de movimentar milhões com o tráfico…
O Ciclo de Masteron ou drostanolona, é o tempo de aplicação deste esteroide que brilha…
O uso da Oxandrolona pelo Homem é muito procurado para ganhos em músculos, mais força…
A Baixa Testosterona é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres em todo o…
Vale Mais a Pena Comprar Ovos ou Albumina? Essa é uma dúvida muito comum, e…
Todos nós sabemos que existe uma quantidade de proteínas por dia para ingerirmos. E que…
É possível definir o corpo mais rápido? Ou definir o corpo 3x mais rápido e…
O acúmulo de água e outros fluídos no espaço que fica entre as células do…
Se você busca um corpo mais estético e em forma, certamente já se perguntou como…
COMENTÁRIOS
Cara! Você é muito bom nisso! Minuciosidade e clareza profissional são definitivamente o seu forte. Sou uma iniciante na área, muito pobre em volume de conhecimento, mas me sinto promissora em saber avaliar e escolher a quem devo ter como referência. Graaaaaaata!
Muito bom, não faço o livre e o smith eu tento evitar quando estou em crise de lombralgia.
Você quebra tudo que eu vejo na academia. Obrigado pelas dicas!
Esclareceu todas minhas duvidas, obrigada.
Goste muito do seu texto! Prefiro o agachamento livre, pois quando eu fazia o agachamento no smith sentia muitas dores no joelho e não via muitos resultados.