Início AES - Anabolizantes Esteróides Tamoxifeno, para que serve, Benefícios, Colaterais e Ingestão

Tamoxifeno, para que serve, Benefícios, Colaterais e Ingestão

Tamoxifeno, também conhecido pelos nomes genéricos de Nolvadex-D, Taxofen, Estrocur, entre outros, é um fármaco indicado para tratamento de câncer de mama, porém, pode ser usado para TPC (Terapia pós Ciclo).

A reposição hormonal masculina vem se popularizando e ela é cabível em muitas situações, um dos exemplos é quando o homem chega na andropausa.

Um dos recursos para essa reversão de queda de testosterona é feita através do Citrato de Tamoxifeno.

Entretanto, o Citrato de Tamoxifeno também é usado para as reposições hormonais após ciclagens com esteroides, afinal, não é necessário uma dose alta de substância androgênicas para causar alguns problemas em homens após o uso dessas substâncias.

Cientificamente falando, esses problemas podem ser sutis, como queda de cabelo, mas também podem ser graves como a fibrose intersticial testicular ou atrofia testicular.

Neste texto vamos abordar para que serve, benefícios, função, excesso, efeitos colaterais e como tomar Nolvadex durante a TPC.

 

O que é Tamoxifeno?

 

O Tamoxifeno é um antiestrogênio (não esteroide) que encontrou aplicações bem-sucedidas para cada estágio do câncer de mama.

É uma droga com ação moduladora que seleciona receptores de estrogênio.

Ele é potente para estimular a secreção de FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante) nos homens.

Justamente por isso, é recomendado para estimular células que produzem o hormônio testosterona, ou seja, as células Leydig’s e assim, elevando a síntese desta hormona no organismo.

 

Para que serve o Tamoxifeno?

 

O Taxofen é prescrito para tratar mulheres, de qualquer idade, diagnosticadas com tumores nas mamas, considerados malignos.

O medicamento é parte das terapias sistêmicas e hormonioterapia para tratamento de categorias de câncer, lembrando que esse procedimento inclui a terapia hormonal, portanto, é um tratamento de prazo maior.

Isso significa ainda, que a droga avança no organismo de modo geral, atingindo células doentes de forma literal e impedindo o crescimento de novos tumores.

Para homens que desejarem utilizar após ingestão de anabolizantes, o Tamo serve para ajudar a evitar (forma localizada) o crescimento de tecido mamário

Ele, portanto, é considerado mais eficiente que outras drogas para a TPC, as quais garantem inibição da aromatase.

 

Quais os benefícios do Tamoxifeno?

 

Para homens, o Citrato de Tamoxifeno é eficiente para eliminar a incidência da ginecomastia.

Considerando que esse é um dos efeitos colaterais mais evidentes durante ciclos com esteroides, a substância deve ser usada logo após o final do ciclo.

Em mulheres, excepcionalmente a droga age como preventivo para evitar a reincidência do câncer mamário.

Além disso, mulheres com probabilidade proeminente de risco de câncer devido a históricos de família, entre eles as hiperplasias lobulares e atípicas, são grandemente beneficiadas com o uso da droga.

Estudos sobre o tema, como já foi publicado no Journal of American Medical Association (JAMA), destacam que:

    • Algumas drogas no contexto da hormonioterapia, entre elas o Tamoxifeno, como, promissoras para evitar neoplasias em mulheres predispostas.

 

Qual é a função do Tamoxifeno na TPC

 

Em síntese, serve para inibir efeitos colaterais induzidos pelo uso de esteroides em terapias para ganho de massa e hipertrofia.

Entre esses efeitos, estão a ginecomastia; o hipogonadismo; fadiga; queda de cabelo e problemas na libido.

Como o Citrato de Tamoxifeno estimula a produção de gonadotrofinas (LH e FSH), o eixo hormonal tende ser recuperado diminuindo os efeitos indesejados dos esteroides.

No entanto, a eficácia comprovada do fármaco e a baixa incidência de efeitos colaterais tornaram o medicamento um agente ideal para a TPC.

E assim como o Clomid, a disponibilidade no mercado é também um fator para aderir ao Tamo.

Veja também:

 

O que o excesso de Tamoxifeno pode causar no organismo?

 

Tomar essa droga aumenta o risco de obter coágulos sanguíneos na perna ou no pulmão.

Os coágulos sanguíneos podem ser prejudiciais. Se você tiver vermelhidão, inchaço, falta de ar ou tosse com sangue, procure atendimento médico imediatamente.

Ainda é possível desenvolver lesão na retina, anemia, dores musculares, perda de cabelos, diminuição no paladar, diminuição na libido, entre outros efeitos.

Embora a droga seja eficiente para tratar o câncer mamário, interações medicamentosas com antidepressivos, Varfarina e ASS (anticoagulantes) e determinados tipos de antibióticos podem inibir sua performance.

Sendo assim, é importante que o médico seja informado e acompanhe o paciente durante todo o tratamento.

 

Efeitos colaterais do Tamoxifeno

 

Não existe ausência de efeitos colaterais em drogas  potencialmente fortes para terapias pós ciclos com esteroides.

Indiferente da nomenclatura (Festone, Tamofen, Kessar, Taxofen ou Tecnotax) em mais de 10% dos usuários do Tamoxifeno,os seguinte efeitos colaterais são visíveis:

Náuseas: pode ser recorrente e se agravar quando não há cuidado com a dieta;

Ondas de calor;

Ressecamento da pele: reações na pele são prováveis com o uso dessa droga, entre elas, ressecamento, acne e espinhas;

Retenção e inchaço: esse efeito colateral gera uma sensação de aumento de peso durante o tratamento, no entanto, é devido a retenção de líquidos e não propriamente ganho de peso.

 

Como tomar Tamoxifeno?

 

A dose usual é de 20 mg uma vez ao dia – seja em dose única, seja em 2 vezes de 10 mg e pode ser estendida para até 21 dias.

Não é prejudicial se você falhar uma dose, porém, a partir de  semanas a dose deverá ser reduzida para 20 mg ao dia.

Nessa quantidade a TPC pode continuar por mais 21 dias (no máximo).

Entretanto, se esquecer de tomar a sua dose, tome-a assim que se lembrar. Porém, se estiver quase na hora da próxima dose, apenas tome a próxima na hora certa.

 

Atenção: não tome o dobro da dose (tão pouco duas) em menos de 12 horas de distância.

Enfim, essas são informações sobre Tamoxifeno que visam somente a educação de nossos leitores, portanto, não dispensam a consulta a um profissional especialista em TPC.

 

Tudo sobre Tamoxifeno

 

(Vídeo: Youtube po Leandro Twin)

 

Referências:

FACINA, Gil et al . Efeitos de diferentes doses de tamoxifeno sobre a proliferação celular do epitélio mamário. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, abr. 2003.

Ferreira RCS, Yoshimatsu GS, Duarte LF, Sato LV, Gonçalves RFF. Bulário explicativo de Medicamentos, São Paulo, ed. Rideel, 2013.

SILVA, B. B. et al . Efeitos do tamoxifeno e dos estrogênios conjugados no epitélio mamário de ratas em estro permanente. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, fev. 2000.

 

...VEJA TAMBÉM...



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile