A pessoa que Treina:
- Realiza todas (ou a esmagadora maioria) das séries até a falha concêntrica com segurança e destreza;
- Tem uma técnica de execução muito bem apurada. Digo apurada e não perfeita, por que se a pessoa treina sempre até a falha muscular, pequenos erros podem provocar grande fadiga, mas a pessoa está totalmente estruturada para lidar com isso com extrema segurança;
- A pessoa é especialista em esgotar a musculatura alvo, não em carregar peso, feito um guindaste;
- Bem, acredito que essa definição já poderia excluir uns 90% dos matriculados em uma academia convencional… Fazer o que, é a triste realidade.. Para quem não treina, ou seja, apenas malha (aquela musculação recreativa), na minha opinião, o dia de descanso é desnecessário.
Resumindo… DIA DE DESCANSO É PARA QUEM PODE, NÃO PARA QUEM QUER. A importância do dia de descanso já se justificaria apenas com a célebre frase: “É no descanso que crescemos”. O bombeamento ‘pumping’ provocado pelo treino ainda faz a maioria dos praticantes pensarem que estão crescendo durante a sessão. Durante o treino você não cresce! Você se desgasta! Você se consome! Você usa! É no descanso apropriado que tudo é reposto e então a musculatura usada durante os treinos, se recompõem e aumentam de tamanho! Um fenômeno já tão bem documentado ainda é negligenciado por pura teimosia.
Bem, uma justificativa que ouço bastante para pularem o dia de descanso é que se sentem bem para treinar continuamente. Bem, nesse caso tem duas coisas:
- A pessoa faz um treino tão submáximo (fraco) que poucos dias dão e sobram para se recuperar totalmente. Segundo, agora já é para quem treina e quer manter evoluções permanentes. Ai estamos falando de superar a estagnação. Essa ‘evolução contínua’ não se percebe de uma semana para outra, e sim a longo prazo;
- Quando treinamos intensamente um determinado grupo muscular, para voltarmos a treinar este, não basta apenas recuperar totalmente. É NECESSÁRIO RECUPERAR TOTALMENTE E UM POUCO MAIS! Isso para que consigamos evoluir continuamente. Então, não basta se sentir bem para treinar novamente.
Para que se entenda: quando nos recuperamos totalmente, estamos em nosso 100% de recuperação. Isso não serve! Isso apenas mantém nossa performance! Precisamos passar disso.
Estaremos prontos para treinar mais intensamente e evoluir, quando estamos 110% recuperados. Ou seja, quando você está quase totalmente recuperado, aproximadamente entre 80-100% recuperado, ainda não é hora de treinar, mas você se sente bem para treinar.
Para quem treina, os dias de descanso programados, permitem uma recuperação plena, que é peça chave para superar as barreiras de treinamento.
“Dia de descanso só serve para quem Treina de Verdade”
Salvar
Salvar
Mauricio tem como você dar o exemplo da sua rotina de treino? Ótimo texto!
Excelente texto.