Independente do motivo, sair de uma condição sedentária e começar a fazer exercício físico é sempre uma ótima escolha que pode mudar não só o ano, mas toda sua vida. O objetivo desse texto é mostrar tudo o que você precisa saber pra acabar o ano com algumas provas no currículo.
Veja que é mais fácil do que você pensa!
O que preciso para começar?
Primeiro de tudo é procurar um médico cardiologista. O mesmo será responsável por realizar exames que irão garantir a aptidão para o exercício físico, além de mapear seus ganhos e auxiliar no treinamento.
Para organizar todo o ano é importante um profissional de educação física que vai prescrever, tanto o treinamento como também formular a estratégia para as provas escolhidas. Há também as consultorias de corrida que além da prescrição de treinamento, também dão maiores suportes no dia-a-dia e em competições por um preço mais acessível.
Fechando a equipe, um nutricionista vai equilibrar sua alimentação podendo assim obter maiores benefícios aliando o treinamento à alimentação de qualidade.
E que competições escolher?
Para quem vai para o primeiro ano de corrida e nunca teve o hábito de correr grandes distâncias, o ideal é começar com provas menores de 5 km ou 10 km. São provas mais rápidas e curtas. Com o passar dos anos e maior evolução física, apostar em provas mais longas vale a pena.
Quantas provas correr no ano?
Vai depender muito de cada indivíduo e o ideal é buscar junto ao profissional de educação física traçar as metas. Para quem nunca correu nenhuma prova, duas de 5 km ou 10 km já seria um bom resultado para o ano.
Que tênis comprar?
Atualmente o mercado trás uma grande variedade de modelos e cores. Porém, isso não é o mais importante quando se vai comprar um calçado para correr. O ideal é que primeiro identifique qual seu tipo de pisada, ou seja, a forma do arco plantar; pode ser: normal, chato ou cavo. Para detecção é feito um teste conhecido como impressão plantar e muitas lojas especializada já oferecem sem custo.
O mais importante de tudo agora é a motivação, a vontade de fazer diferente e atingir as metas. Começar a correr não é tão complicado, mas exige dedicação. Outra dica importante é usar a tecnologia a seu favor. Hoje há vários aplicativos que calculam distância, velocidade, dentre outras variáveis.
Além disso, uma boa aquisição é um monitor cardíaco pra ajudar no treinamento, os mais modernos conseguem informar muito além da frequência cardíaca e alguns possuem conectividade com os celulares.
Salvar