Os treinamentos de musculação e os treinamentos de força mudam profundamente seu corpo e sua vida para melhor. Claro que para isso você deve ser orientado para que a execução seja eficaz. Infelizmente verificamos erros muito comuns, do início ao fim, de um programa de treinamento. Algumas orientações básicas podem ajudar a um maior aproveitamento no seu treinamento para que você tenha mais chances de sucesso na sua perda de gordura. Então vamos a elas:
A primeira coisa a se pensar é a DIETA. Não existe mistério nem segredo quanto a isso. Você precisa fazer com que seu corpo consuma mais calorias do que acumule. Treinamentos com características a gerar um distúrbio metabólico irão fazer com que você construa músculos e mantenha um nível acelerado no seu metabolismo durante o pós treino. Para tal, a dieta se faz importante para manutenção da massa muscular. Uma dieta bem estruturada e a combinação perfeita de alimentos necessários para a reposição dos nutrientes “queimados” no treino, farão com que você se sinta saciado o dia todo, sem que passe fome.
Siga o PLANEJAMENTO. Mantenha-se na linha, tenha força de vontade e acima de tudo, seja paciente. As pessoas mais bem sucedidas são aquelas que utilizam o tempo com sabedoria. Por isso, seja paciente!
No quesito TREINAMENTO, deixe de lado os exercícios aeróbicos prolongados. Esse tipo de exercício é uma má escolha, a não ser que você não tenha outra. Além de não ser interessante para suas articulações, ele faz com que seu corpo desperdice massa magra (processo a ser explicado em outro artigo), com isso você queima menos calorias durante seu dia. De forma geral, você pode treinar pelo menos 4 vezes por semana, com cargas moderadas e volume relativamente alto, com descanso reduzido. Básico né?!
Seria interessante manter seus treinos em torno de 1 hora. Muito mais que isso faz com que seu corpo produza muito cortisol, o que não é favorável a perda de gordura. O descanso reduzido, por aumentar bastante a intensidade do seu treino, resultam em uma grande queima de gordura pós treino. O problema é manter o ritmo com intervalos curtos, pois a intensidade deverá cair se seu condicionamento físico não estiver em um nível decente. Para isso, você pode aos poucos ir reduzindo até chegar a 10 ou 5 segundos de descanso (até mesmo diminuir a zero), dependendo da configuração do seu treinamento, por isso converse com seu treinador.
A grande falha é errar ao falhar. Explico… Você deve adequar a carga do seu exercício para que a última repetição (realmente a última) seja a falha. Se você chegar na última repetição e ainda tiver a sensação de que poderia fazer mais 1, 2, 10 repetições, significa que você precisa aumentar o peso e está treinando de forma submáxima. A falha acontece quando nenhuma repetição extra pode ser executada sem ajuda.
Sprints, HIIT, intervalado, tabata, podem ser incorporados no seu treinamento, porém faça-os em dias ou horários diferentes do seu treino de força. Estímulos diferentes devem ser dados em horários ou dias diferentes, assim poderá atingir o pico de intensidade e promover o estímulo e recuperação adequados. Porém, certifique-se de que esse alto volume de treino não faz da sua vida um estresse, já que o estresse é contra produtivo.
Um fator muito negligenciado – e acredito que este seja um dos fatores mais importantes – é a RECUPERAÇÃO. Ela é um componente essencial de qualquer programa de treinamento, incluindo a redução da gordura. Um dos principais objetivos de um programa de perda de gordura é o de produzir uma grande resposta hormonal metabólica, especialmente o hormônio do crescimento (GH). De noite, durante o sono profundo, é onde acontece sua maior liberação. Se você tem um sono conturbado e não consegue dormir bem, o cortisol será elevado, as adaptações serão comprometidas e a perda de gordura irá reduzir ou até parar.
Terapias de recuperação, como meditação, relaxamentos, massagens, etc, fazem com que se estimule a remoção do lactato e melhore sua função imune. Além disso, alguns tipos de massagens estimulam os receptores da pele e diminuem a sensação de dor.
Sua recuperação, dieta e redução do estresse tem um impacto muitas vezes subestimado no sucesso do seu treinamento. Você vai melhorar radicalmente seus resultados mudando hábitos da sua vida que promovam uma melhoria nesses fatores.
Referência:
POLIQUIN, Charles. Top Five Tips For Designing Successful Fat Loss Workouts. 21/08/2014
Olá! Gostei muito deste post, excelentes dicas para emagrecer com saúde e qualidade.
Dica para acrescentar.: Pessoal deve tomar cuidado com postura na hora de executar os exercícios e a carga adicionada, bom senso no peso. Não exagere!!!
Forte Abraço
Eduardo
Gostaria de saber se há problema em fazer agachamento todos os dias?
Dayana, acreditamos que o post Abdominais Todos os Dias… Pode ou não pode??? pode te ajudar, esse post foca no Abdominal porém ele é valido para qualquer grupo muscular.
Abraço e boa leitura!
Exato! ;)
Sou Personal Trainer! Curti muito a publicação… Parabéns!
Legal!