Início Alimentação para Emagrecer 3 super motivos para você Deixar de comer Margarina

3 super motivos para você Deixar de comer Margarina

A margarina se trata de uma gordura vegetal hidrogenada, que transforma óleos vegetais para a consciência que vemos nos mercados. A publicidade, principalmente, faz com que essa opção pareça favorável por ser mais barata e também não ser de origem animal.

Afinal, margarina faz mal???

Sim. Trata-se de um produto consumido em todas as regiões do país diariamente, mas que possui uma composição química desfavorável e causa uma série de malefícios ao seu corpo.

 

Composição Química da Margarina

 

A margarina surge de gorduras vegetais hidrogenadas e possui a presença de sebo animal e leite de vaca. Além disso, traz em sua composição: ácido sulfúrico, soda cáustica, ácido benzoico, ácido butil hidroxitolueno (BHT), galato propila, corante artificial, aromatizantes artificiais, antioxidantes artificiais, estabilizantes artificiais, vitamina A sintética ou acetato de vitamina.

 

Presença de BHT

 

BHT é um composto agente antioxidante usado como aditivo alimentar e conservante. Além de estar relacionado à carcinogenicidade, pode causar também disfunções hormonais no seu corpo quando combinados com outros componentes. Trata-se de um composto que até mesmo é explosivo.

Veja também:

A margarina não estraga, apodrece ou cria bolores se ficar exposta, já que possui uma grande quantidade de adjetivos exclusivos para a sua preservação. Nem mesmo as moscas passam por perto da margarina (faça o teste você mesmo). Com isso, não é difícil prever os danos causados no seu corpo.

 

Responsável por Problemas de Saúde

 

Comer margarina pode gerar doenças cardíacas, retenções intestinais e a redução da qualidade do leite materno das mulheres. A margarina diminui a resposta imunológica e aumenta o colesterol ruim. Seu consumo a longo prazo pode causar intoxicação da amígdala, do pulmão e problemas articulares. Além disso, aumenta o risco de câncer devido aos seus compostos químicos.

 

Como Substituir a Margarina?

 

Caso não se incomode por produtos de origem animal, opte pelo consumo moderado de manteiga. Patês de legumes ou até mesmo de abacates também são opções interessantes. Prefira maioneses caseiras, já que as comercializadas também não são muito saudáveis.

 

Margarina ou Manteiga Qual a Mais Saudável?

 

(Dr. Moacir Rosa via YouTube)

 

Benefícios da Manteiga

 

A partir da fermentação, a manteiga é um produto de origem do leite, geralmente de vaca. Trata-se de uma opção mais saudável para você consumir moderadamente, já que traz alguns benefícios ao seu corpo como listados abaixo:

# Rica em vitaminas solúveis em gordura: No caso, há a presença da Vitamina A, E, K2. A vitamina K2, por exemplo, traz benefícios ao metabolismo do cálcio e evita doenças cardiovasculares, câncer e osteoporose;

# Traz gorduras curtas e médias: Esses tipos de gordura melhoram a saciedade e até aumentam a queima de gordura do seu corpo;

# Fonte de Ácido Butírico ou Butanoico: Esse ácido possui um efeito anti inflamatório, além de proteger o sistema digestivo.

Veja também:

# Fonte de Ácido Linoleico Conjugado: Presente na manteiga, quando consumida em quantidades moderadas, pode reduzir as chances do desenvolvimento de câncer;

# Contém glicoesfingolipídeos: É um ácido graxo que está relacionado com a proteção de problemas gastrointestinais, já que evita o desenvolvimento de infecções bacterianas;

# Possui beta-caroteno: Contribui para pele saudável e protege a visão, já que retarda o aparecimento de cataratas;

# Rica em minerais essenciais: Dentre esses, estão manganês, zinco, cobre e selênio, que são responsáveis pela manutenção dos ossos e, consequentemente, pela prevenção da osteoporose e artrite.

 

Para Finalizar…

Como vimos acima, a margarina não proporciona nenhum beneficio para nossa saúde, a recomendação é: elimine a margarina das suas receitas ou do consumo diário. Se possível use a manteiga, claro que, com muita moderação. Seu organismo e sua saúde e sua dieta agradecem.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile