Início Artigos Cátia Portilho Estética ou Saúde? Eis a questão…

Estética ou Saúde? Eis a questão…

Para muitas pessoas, o inverno é a estação do ano mais esperada para dar uma chutada no balde da moderação e tomar aquele chocolate quente, ir àquela tão esperada noite de queijos e vinhos e, ainda melhor, muito bem vestida e escondendo tudo, pois as roupas de inverno são fantásticas para esse fim e, ainda possuem o dom de nos deixar mais chiques!

Exercícios e academia? Só quando chegar perto do verão, mas depois da consulta com aquele médico especial e milagroso que vai mandar fazer umas fórmulas que só de biquíni para explicar…

Infelizmente, é assim que a maioria das pessoas pensa e é por isso que o índice de doenças provocadas pelo sedentarismo cresce cada vez mais. A estética tomou conta da razão!

O peso na balança baixou. É isso que importa? Engano seu! Seu percentual de gordura, você sabe dele? E o de massa magra? Que isso? Nunca ouviu falar nessas coisas? Não se preocupe muita gente também não!

Peso na balança não significa nada, se for em músculos saudáveis e fortes. Isso se consegue com uma rotina de exercícios programados para você!

Percentual de gordura sim! É a sua condenação, pois visualmente pode estar com o peso bom na balança, mas estar com tanta gordura no corpo que está doente e não sabe.

Essa falsa verdade leva milhões de pessoas a desenvolverem a síndrome metabólica, que causa doenças graves e irreversíveis.

Segundo a Escola de Medicina da Universidade de Michigan, praticar exercícios físicos regularmente é uma prática que, além de saudável, traz diversos benefícios:

  • melhora o funcionamento e a resistência cardiovascular, já que um coração mais forte precisa trabalhar com menor intensidade para desempenhar sua função, o que previne infartos e derrames, entre outras patologias associadas ao coração;
  • o exercício físico melhora a circulação sanguínea, o que previne patologias como tromboses, varizes e acúmulo de substâncias na parede dos vasos;
  • aumenta o colesterol “bom”, o HDL, que ajuda a reduzir o colesterol total, desobstruir vasos e prevenir novos “entupimentos”;
  • diminui a pressão arterial;
  • melhora a função respiratória e, por isso, a disposição para as atividades diárias;
  • ajuda a aliviar o estresse;
  • proporciona maior força e flexibilidade dos músculos, ao mesmo tempo em que queima a gordura;
  • Melhora da autoestima.

 

Em resumo: a fórmula para a perda de gordura consiste na soma de três fatores: exercícios resistidos (musculação e ginástica localizada), exercícios aeróbios (na esteira, no transport, na bicicleta, no jump…) e dieta hipocalórica.

O exercício resistido, por propiciar o aumento da musculatura e gasto energético total modela as formas do seu corpo e, quando combinado a uma dieta adequada, resulta na grande diminuição do percentual de gordura corporal.

Então o que você está esperando para ir às academias mais próximas da sua residência ou trabalho e fazer uma visita. Mas vá no horário que pretende frequentar para ver como se sente. Converse com o professor (veja se foi com a “cara“ dele, não parece, mas a afinidade é importante… tire as suas dúvidas)! Se não gostou, visite outras academias… uma delas você vai gostar!

 

Um  FORTE abraço e até o próximo post!

 

Salvar

6 COMENTÁRIOS

  1. It isn’t very often that articles on this subject catch my eye, but yours has so much detail I couldn’t resist. This is some of the best work I’ve read.

    • Muito obrigada pelo apoio em meus artigos. Sou uma profissional de saúde e meu objetivo é informar e agregar conhecimento para obtenção da qualidade de vida.

  2. Whatever you’re doing, don’t stop. This is some of the best content I’ve read anywhere in a long time. You’ve really hit the nail on the head with this in my opinion. Keep it up.

  3. I simply want to mention I am just very new to blogging and really loved your website. More than likely I’m want to bookmark your website . You certainly come with good articles and reviews. Appreciate it for revealing your blog.

  4. I simply want to say I am all new to blogs and seriously enjoyed your page. Likely I’m likely to bookmark your site . You actually come with excellent articles and reviews. Thank you for revealing your web site.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile