Início Conceitos O que é musculação? Para que serve, Benefícios e Indicação

O que é musculação? Para que serve, Benefícios e Indicação

Apesar de a musculação ser praticada há muito tempo, seu desenvolvimento mais científico vem sendo praticado recentemente.

Por isso, vamos relatar neste texto o que é musculação, para que serve este método, quais seus benefícios e para quais pessoas ela é indicada.

 

O que é musculação? Sua Origem e História

 

A musculação não tem uma origem certa, mas conforme relatos provam que desde os tempos antigos ela já era praticada pelos povos.

É impossível estabelecer exatamente quando, pela primeira vez, o homem aderiu ao levantamento de peso como competição ou simplesmente para o exercício. Os homens pré-históricos devem ter participado de competições entre si para saber quem levantava a pedra mais pesada. (LEIGHTON, 1986)

Desta forma, vemos que a musculação além de ser praticada nesta época, foi bastante usada na segunda guerra mundial, e serviu para os soldados manterem seu tônus muscular, fazerem o condicionamento físico e programas de reabilitação nas forças armadas. Isso, fez com que a musculação ganhasse destaque, passou a ser mais aceita e valorizada.

Leia também:

Corrida e Musculação “conheça as razões para unir as duas práticas”

Qual a melhor divisão de treino ABC ou ABCDE para Naturais e Hormonizados?

5 cuidados que devem ser tomados nos Treinos para evitar dores nos Joelhos

Hormônio do Sono (Melatonina): Benefícios em tomar para Dormir Melhor

O que é BCAA, para que serve, benefícios, função, efeitos colaterais e como tomar

Conforme os tempos foram passando, os treinos de musculação foram se desenvolvendo e o homem também passou a estudar com prioridade este tipo de esporte, onde descobriu novas técnicas, aprimoramentos e exercícios, até surgirem às barras, halteres, máquinas, por volta do século XX.

Desde então, a musculação é um fenômeno, pois gera saúde, qualidade de vida, e é capaz de promover a reabilitação de lesões e doenças.

 

Para que serve a musculação?

 

De acordo com Bittencourt (1984), há cinco diferentes aplicações para a prática da musculação:

Competitiva: visa preparar o indivíduo para competições de altos níveis (levantamento olímpico, levantamento básico e culturismo).

Profilática: visa educar o individuo sobre a importância de prevenir as anomalias físicas e cultivar a saúde.

Terapêutica: direcionada a fim de corrigir problemas acarretados ao longo da vida, tais como: desvios de coluna, assimetria da musculatura, etc.

Estética: dirigida as academias, clube e condomínios.

Preparação física: auxiliar no desenvolvimento das capacidades físicas necessárias a prática do desporto, desenvolver as capacidades físicas em busca de uma melhoria.

Portanto, segundo GODOY (1994), “a musculação pode ser conceituada como a atividade física desenvolvida, predominantemente, através de exercícios analíticos, utilizando resistências progressivas fornecidas por recursos materiais tais como: halteres, barras, anilhas, aglomerados, módulos, extensores, peças lastradas, o próprio corpo e/ou seus segmentos, etc”.

 

Quais os benefícios da musculação?

 

Muitos ainda acham que pela musculação ser baseada em “carga”, “peso”, “máquinas”, não vão trazer resultados e nem benefícios. Mas quem pensa assim, esta totalmente enganado, porque a musculação é uma das praticas esportivas que mais trazem benefícios a quem pratica.

Segue abaixo os benefícios da musculação:

 

Aumento do Metabolismo Basal

A musculação é um exercício anaeróbico e resistido, logo, ela atua diretamente sobre nosso metabolismo basal. Entretanto, emagrecer, se torna muito mais fácil, além de que com o metabolismo mais acelerado, temos uma melhora em todos os sentidos.

 

Melhora da Funcionalidade

Este é um dos principais benefícios da musculação, porque como a musculação vai trabalhar com aumento de massa muscular, melhoramento de força e resistência, teremos uma melhora em todos os elementos da funcionalidade.

 

Melhora do condicionamento Físico

Como a força é um dos pontos chaves para o condicionamento físico, a musculação vai atuar diretamente em sua melhora, trazendo excelentes resultados.

 

Melhora do Sistema Imunológico                 

Os treinos de musculação geram microlesões nas células musculares. Assim, o corpo vai buscar maneiras de cicatrizar essas lesões. Com isso, o nosso corpo aperfeiçoa de forma direta, mecanismos imunológicos. Portanto, com o treinamento em longo prazo, a imunidade aumenta.

 

Emagrecimento

A musculação é extremamente eficiente no emagrecimento, pois ela aumenta o metabolismo basal, aumenta a secreção de hormônios lipolíticos, e gera um gasto calórico maior e prolongado.

 

Prevenção de Doenças

Ela previne inúmeras doenças, como a diabetes, hipertensão arterial, asma, artrite e outras doenças ósseas ou articulares, entre outras milhares de doenças.

 

Prevenção de Lesões

Todas as lesões podem ser amenizadas ou prevenidas com a prática da musculação, já que ela faz com que as articulações sejam mais estáveis, e consequentemente, ficam menos propensas a lesões.

 

Estética

Essa pode não ser a principal finalidade da musculação, porém, conforme o tempo de treinamento for passando, os resultados forem surgindo, fica um tanto quanto difícil não pensar em estética. A musculação vai melhorar sua composição corporal, o tônus muscular, e a definição, desenho dos músculos.

 

A musculação é indicada para todos?

 

A musculação pode ser utilizada em todas as idades, tanto para crianças, como para idosos, sempre como objetivo proporcionar benefícios à saúde.

De acordo com Weineck (2003) “é difícil estabelecer uma idade correta para iniciar, pois na verdade o que se deve levar em consideração é idade cronológica, para determinar a sobrecarga que a criança pode suportar”.

Diante disso, o estágio de transição da infância – juventude – idade adulta, apresenta uma série de características de grande relevância para definir um treinamento.

A tolerância individual de ossos, cartilagens, tendões e ligamentos a estímulos (cargas) é um fator limitante na determinação de um treinamento, sobretudo de crianças e jovens em fase de crescimento, cujo “aparelho motor passivo” não tem a mesma tolerância do de um adulto. (WEINECK 2003)

Então, já os adultos e idosos podem realizar todos os tipos de treinamento, porém, sempre respeitando a individualidade e limites de cada um, sendo indivíduos que não apresentam doenças nas quais a musculação possa ser prejudicial à saúde ou até mesmo causar algum tipo de dano.

 

Conclusão

Concluímos que a musculação traz inúmeros benefícios para todas as pessoas, seja para crianças, adultos, idosos.

No entanto, não podemos esquecer que antes de dar inicio a qualquer pratica esportiva, devemos conversar com um profissional da área capacitado, que possa instruir, passar um treinamento especifico e ensinar a fazer os movimentos corretamente, para assim conquistar todos os benefícios que a musculação proporciona.

 

Referências Bibliográficas

SANTAREM, José Maria.  Hipertrofia Muscular. Disponível em: saudetotal.com.br/artigos/atividadefisica/hipertrofia.asp

SIMÓN Felipe Calderón. Técnicas de Musculação: Guia passo a passo, totalmente ilustrativo. São Paulo: Câmara Brasileira de Livros, 2007. 194 p.

 

Salvar

Salvar

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile