Início Artigos Gustavo Barquilha Musculação na Adolescência é recomendável?

Musculação na Adolescência é recomendável?

musculacao-na-adolescenciaNa adolescência, é comum a busca pelo corpo ideal. Atualmente, os jovens buscam desenvolver músculos, por isso eles estão começando a praticar cada vez mais cedo, atividades físicas como a musculação. Mas, existem muitas dúvidas em torno do assunto. Um deles é se o levantamento de peso pode acabar prejudicando o crescimento natural do corpo, já que, nessa fase da vida, o organismo ainda está em pleno desenvolvimento. Para esclarecer essas dúvidas, sugerimos o fisiologista e preparador físico Gustavo Barquilha como fonte para uma possível matéria sobre o tema em questão. Ele pode responder perguntas, como as sugeridas abaixo, e ainda apontar dicas de como ter um bom rendimento físico nessa fase de puberdade.

Qual a idade mais indicada para iniciar a prática da musculação? Alguns estudos demonstram que crianças a partir de 7 a 8 anos já podem começar a fazer a musculação. Entretanto, várias academias liberam a prática de musculação para crianças acima de 13 anos.

Quais cuidados é preciso tomar nessa fase em que o corpo ainda está passando por transformações? É fundamental que uma criança só faça musculação com supervisão de um profissional de educação física. Os principais cuidados são com o excesso de treinamento, que aliado a uma má alimentação pode prejudicar o crescimento dessa criança. Exercícios feitos de maneira errada também pode lesionar crianças e adolescentes.

O que a prática de musculação pode resultar ao desenvolvimento físico de um adolescente? Principalmente no desenvolvimento da força muscular, importante para o dia-a-dia de qualquer pessoa, inclusive crianças e jovens. A parte estética também pode ser desenvolvida, ocorrendo um melhor controle de peso corporal e aumento de massa muscular, o que pode ajudar na auto estima especialmente de um adolescente.

Existe orientação médica para a prática de musculação nessa fase da vida? Toda atividade física deve ser orientada por um médico. Essa orientação, na verdade, são exames médicos que atestam a saúde da criança ou adolescente, liberando ela para prática esportiva.

Em quais casos a musculação é indicada para adolescentes? Especialmente em casos de deficiência de crescimento, pois a musculação estimula os hormônios anabólicos, importantes para o crescimento muscular. Outra finalidade da musculação muito utilizada por crianças e adolescentes é a melhora da autoestima ou mesmo depressão.

A maior procura concentra-se no público feminino ou masculino? Atualmente não existe muita diferença entre os gêneros.

Existe algum risco no excesso de levantamento de peso, sobretudo, na faixa etária dos 12 aos 18 anos? Em qualquer esporte, é cada vez maior o nível técnico e físico de crianças e adolescentes. Se for feito de maneira segura, através de um processo adaptativo de meses e anos (aumento gradual do peso levantado), qualquer criança ou adolescente pode levantar grandes pesos. O problema é quando uma criança sem acompanhamento quer levantar um peso maior do que o que ela suporta, sem uma estrutura física compatível com aquele peso. Isso sim pode gerar lesões e deficiências no crescimento.

O exagero na musculação pode acarretar algum tipo de problema? Quais? Sim, lesões e deficiências no crescimento muscular.

Qual a quantidade de peso adequada para um adolescente que tem o desejo de começar a malhar? As cargas (pesos) devem ser leves no começo e conforme esse adolescente for treinando, os pesos irão aumentando. Isso se chama progressão de cargas.  No início do treinamento, nosso corpo está se acostumando com os exercícios, sendo uma fase de adaptação.

O peso e a estatura influenciam na capacidade de peso que um adolescente consegue levantar? Todos devem levantar pesos leves no começo, e ir aumentando progressivamente. De uma maneira geral, o adolescente mais pesado possui mais força muscular que um adolescente mais leve. Entretanto, nem sempre um adolescente mais pesado vai levantar mais peso do que um mais leve. Inclusive, em algumas competições de Powerlifting (levantamento de peso), usa-se a força relativa (peso levantado versus peso corporal do atleta) como forma de julgamento.

Quais as expectativas das meninas adolescentes em relação ao ‘corpo da moda’ – cheio de curvas e músculos? A mulher possui uma maior dificuldade para aumentar a massa muscular, pela menor produção de testosterona (um dos hormônios responsáveis pelo aumento de massa muscular). Ela pode conseguir o corpo desejado, mas para as mulheres é um processo mais longo do que para os homens.

Cite as principais dicas para o adolescente que deseja iniciar um treino de musculação. Qual o melhor caminho? Exercícios de simples execução de movimentos e dinâmicos são os mais recomendados. Praticar musculação com um parceiro de treino é mais motivacional, especialmente para um adolescente. E por último, ter paciência. O aumento de carga nos exercícios e de massa muscular virá com o tempo. Acelerar esse processo pode ter um efeito inverso, lesionando o adolescente e até mesmo desmotivando a prática da musculação na fase adulta!

A partir de qual idade, é permitido fazer uso de suplementos? É recomendável para adolescentes? Não existe uma idade recomendada, mas sim alguma necessidade existente dentro da dieta do adolescente. O ideal é passar por uma nutricionista.

 

Salvar

Salvar

Artigo anteriorCelulite X Nutrição
Próximo artigoLEG PRESS – Conheça seus Modelos e Variações!
Gustavo é Bacharel em Educação Física, Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente é Consultor Técnico da Integralmédica Suplementos Alimentares, preparador físico da 011 MMA TEAM, fisiologista na academia XGym e Professor Convidado de cursos de Extensão e Pós-graduação. Também colabora na preparação física de vários atletas de alto rendimento em esportes de endurance e combate,atuando também como consultor de diversas revistas na área Fitness e esportes. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento de Força e Preparação Fisica, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação, Prescrição e Monitoramento do Treinamento Desportivo.

1 COMENTÁRIO

  1. Exercícios que exercem pressão sobre os ossos podem prejudicar a glândula na epífise proximal do osso como por exemplo, leg press que pressiona a tíbia a fíbula e o fêmur?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile