Início Suplementos Maca Peruana – Vantagens, Desvantagens e Colaterais

Maca Peruana – Vantagens, Desvantagens e Colaterais

Maca Peruana – O tubérculo é um alimento sagrado e simbólico para os andinos, entretanto, tem uma infinidade de benefícios para a saúde.

Há uma infinidade de nomes para a Maca, entre eles, ginseng peruano, quíchua, maca-maca, entre outros.

No entanto, cientificamente a herbácea comestível tem o nome de Lepidium Meyenii e pertence à família Brassicaceae.

Essa planta genuinamente andina, ou seja, que brotou e prosperou no Peru, faz parte da história deste país.

De fato, é um tubérculo conhecido pelas suas propriedades afrodisíacas, as quais lhe renderam o apelido de “viagra dos incas”.

O que sabemos é que essa planta está entre os andinos há milhares de anos, e que suas propriedades são bem interessantes para o organismo, pois é fonte de minerais, além de vitaminas e como fonte de proteínas e carboidrato complexo.

Enfim, temos muito o que falar sobre a maca peruana e faremos isso neste artigo.

Sendo assim, sirva-se de uma boa bebida e leia com atenção todo o texto!

 

O que é a Maca Peruana?

 

Vamos lá, antes de tudo a Maca é uma planta típica do Peru, especialmente com alta produção nos Andes.

Essa herbácea existe antes da criação do famoso Império Inca, ou seja, já estava nas primeiras civilizações locais, antes de Cristo.

Trata-se de uma planta que se adapta muito bem ao frio e a altitude. Dissemos isso porque ela se prolifera em altitudes acima de 3000 metros e com temperaturas congelantes que podem chegar a menos de 20 graus negativos.

Podemos descrever a Maca como sendo fisicamente parecida com um rabanete e às vezes como uma cenoura, porém, com coloração única, que mistura tons de marrom, bege e cinza.

O tubérculo está preso a folhas verdes, que exaltam um perfume típico, que ficam acima do solo como as folhas de cenoura, e no máximo chegam a 20 cm de altura.

Então, quando a planta atinge a maturidade, por volta dos 8 meses, ela é colhida, higienizada e então vai para a secagem. Lembrando ser somente a parte da raiz que aproveitamos da Maca Peruana.

No entanto, após transformada em pó, a Maca dura por muito tempo, sem perder suas propriedades nutricionais e curativas.

Em síntese, o pó de Maca oferece uma série de vitaminas, por exemplo, C, B1, B2, E e B12. Além disso, tem boa quantidade de fibras e minerais, entre eles, ferro, cálcio, magnésio e zinco.

 

Para que serve a Maca Peruana?

 

Por muito tempo, a Maca era restrita para processamento no Peru. De fato, ela tem um simbolismo relevante no país.

Entretanto, hoje, na China, por exemplo, há grandes plantações de Maca e de lá ela é enviada processada para várias partes do mundo.

Muitos estudos foram e ainda estão sendo feitos para compreender outros benefícios da Maca, além dos mais proeminentes que estão relacionados com a sexualidade.

Até mesmo uma lenda local diz que ela é extremamente poderosa para aumentar substancialmente a força. Afinal, dizem que os soldados do Império Inca recebiam porções extras de Maca, além do que era adicionado na dieta, como se fosse um prêmio.

Mas a maior fama da Lepidium meyenii é, de fato, sua ação efetiva para turbinar a libido em homens, melhorando a potência, o tempo de ereção e tornando-os, inclusive, mais férteis.

Isso porque ela promove o aumento de líquido seminal e, em simultâneo, incrementa o fluxo de sangue em zonas erógenas pélvicas, uma das razões que torna a Maca em um estimulante natural da libido.

Entretanto, ela também serve para aumentar a testosterona. Sendo assim, trazendo benefícios mais redundantes e globalizados, tanto para homens como para mulheres.

Você pode ler mais sobre libido neste texto aqui:

Libido em Baixa (conheça suas causas, sintomas e como tratar)

 

Quais os benefícios da Maca Peruana?

 

Certamente podemos citar pelo menos três benefícios comprovados da Maca. Confira:

 

1 – Aumenta o Desejo Sexual e reduz a Disfunção Erétil

De fato, a maca se destaca como estimulante sexual natural. A própria Universidad Peruana Cayetano Heredia comprovou isso em estudos de campo.

Entretanto, os convidados no estudo, também relataram o aumento tanto na motilidade espermática como no volume de sêmen, o que foi comprovado mediante exames.

Além disso, o tubérculo também age no aparelho sexual do homem, trazendo melhorias para aqueles que sofrem de disfunção erétil, como outro estudo publicado no Journal of Andrology.

 

2 – Auxiliar para Perda de Peso

A Maca Peruana tem boa quantidade de fibras solúveis (em torno de 5%) e carboidratos complexos (em torno de 42%) a cada 100 gramas.

São elementos e níveis que atuam simultaneamente para pelo menos 3 ações positivas e que ajudam no emagrecimento. São elas:

  • Redução da fome;
  • Aumento da saciedade;
  • Melhorias no trânsito intestinal.

Se você precisa saber mais sobre produtos naturais para emagrecer, leia também:

Benefícios da Noz da Índia para o Emagrecimento (uso e cuidados)

 

3 – Melhora o Sistema Imunológico

De fato, a propriedade adaptógena, ou seja, de planta resistente, presente na maca, nos traz um benefício único para melhorar nossa imunidade.

Lembrando que plantas com essas propriedades são bases para tratamentos na Medicina Tradicional Chinesa, Ayurvédica, por promoverem o bem estar global.

Ela também é rica em minerais como cálcio 250mg; ferro 14,8 mg, potássio 2000mg e cobre 6m a cada 100 gramas.

E como sabemos, minerais são essenciais para a imunidade, além de ideais para prevenir a osteoporose.

No entanto, ainda temos que mencionar os compostos bioativos, entre eles,

fitoesteróis, os quais ajudam a controlar o colesterol ruim e melhorar o bom.

E é claro, os compostos fenólicos, providencialmente efetivos para proteção celular contra radicais livres, ou seja, ajudam a evitar doenças como Parkinson, Alzheimer, degeneração muscular, acidente vascular cerebral (AVC) e mesmo algumas categorias de câncer.

Além disso, a maca peruana ainda lhe trará os seguintes benefícios:

    • Maior resistência para treinos, pois ela de fato é um pré-treino;
    • Proteção de doenças cardíacas;
    • Auxílio para a memória;
    • Controla a glicose, portanto, ajuda no combate da diabetes;
    • Alivia os sintomas da menopausa.

Lembrando que mesmo sendo a Maca um precursor da testosterona ela não tem efeito redundante para ganho de massa, neste caso, outros suplementos são mais notáveis, como, por exemplo, pode ler neste texto aqui:

Os 3 melhores Suplementos Proteicos para Ganho de Massa Muscular

 

Quais os Efeitos Colaterais da Maca Peruana?

 

Assim como qualquer suplemento, a Maca não é recomendada para mulheres que estão tentando engravidar, estão grávidas ou que amamentam.

Em outras situações, onde há diagnóstico de câncer de colo do útero, mama e problemas como endometriose, também não se recomenda o uso da Maca.

Em relação aos efeitos colaterais, não há relatos de problemas graves decorrentes do uso. Entretanto, quando excessivo existe a probabilidade de descontrole hormonal.

 

Como tomar Maca Peruana?

 

Em síntese, a Maca é um fitoterápico que pode ser consumido por adultos em qualquer horário do dia.

Entretanto, se consumido na parte da manhã ele tem efeito ao longo do dia, especialmente para aumentar a energia.

Em relação à quantidade, 3000 mg é mais que o suficiente por dia.

Como normalmente é comercializada em pó, a Maca pode ser diluída em sucos de frutas, shakes, água ou mesmo em outros alimentos como iogurte.

No entanto, essa quantidade pode ser diluída 3 vezes ao dia, entretanto, o ideal é consumir consecutivamente por apenas 120 dias.

Enfim, vimos neste texto o que é a Maca Peruana, quais os seus benefícios, colaterais e como tomar.

 

Para Que Serve e Como Tomar

 

(Por Nutricionista Patricia Leite via YouTube)

 

Lembrando que mesmo sendo um suplemento fitoterápico é necessário que consulte um médico para usar a Maca. Principalmente para desconsiderar casos de alergia.

E se este conteúdo lhe ajudou de alguma forma, compartilhe na sua rede social preferida!

 

Referências

MACA (Lepidium meyenii Walp), UNA REVISIÓN SOBRE SUS PROPIEDADES BIOLÓGICAS – Gustavo F. Gonzales, Leonidas Villaorduña, Manuel Gasco, Julio Rubio, Carla Gonzales.

Effect of Lepidium meyenii (MACA) on sexual desire and its absent relationship with serum testosterone levels in adult healthy men – G. F. Gonzales, A. Co´rdova, K. Vega, A. Chung, A. Villena, C. Goñez and S. Castillo.

GONZALEZ Gustavo; VILLAORDUÑAS Leonidas et al. MACA (Lepidium meyenii Walp), UNA REVISIÓN SOBRE SUS PROPIEDADES BIOLÓGICAS . Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública. 31. 1; 100-110, 2014.

 

...VEJA TAMBÉM...



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile