Conheça um pouco da história do Rugby, suas regras, pontuação e onde Jogar

Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth
Whey Protein Growth

história do Rugby regras onde Jogar

Uma das grandes novidades na edição dos Jogos Olímpicos do Rio com certeza foi o retorno do rugby masculino, modalidade que integrou o programa Olímpico nos Jogos de Paris (1900), Londres (1908), Antuérpia (1920) e Paris (1924). Nas quatro participações, França, Austrália e Estados Unidos (duas vezes) sagraram-se campeões olímpicos.

O rugby vem ganhando adeptos em todo o mundo e também pelo Brasil. Esse esporte virou a sensação dos gramados que antes só tinham espaço para futebol, fazendo muitos atletas organizarem grupos de iniciação e campeonatos por todo o país, aumentando ainda mais a visibilidade e o interesse pelo esporte.

 

História

 

Diz a lenda que, esse primo distante do futebol americano, surgiu por volta de 1823, durante um jogo escolar de futebol. Um jovem chamado William Webb Ellis, estudante da Rugby School na Grã-Bretanha, pegou a bola com as mãos e correu em direção ao gol dos adversários, dando início a essa modalidade. Alguns ainda dizem que o rugby remete a competições já disputadas nas civilizações mais antigas, como entre os romanos, por exemplo.

Dois séculos mais tarde, o rugby tornou-se um dos esportes mais populares do mundo, com milhões de pessoas jogando, assistindo e apreciando o jogo.

Durante os dos Jogos Olímpicos do Rio, no entanto, estará em disputa uma modalidade chamada de rúgbi de sete, com partidas mais velozes e dinâmicas. Essa versão, em que cada equipe joga com 7 atletas – anteriormente as equipes jogavam com 15 atletas – ainda conta com 5 reservas.

 

O Jogo

 

O rugby é um jogo que tem como objetivo levar a bola para além da linha de gol dos adversários e apoiá-la contra o solo para marcar pontos. Simples. Porém, algumas peculiaridades dão identidade peculiar ao jogo.

Embora se tenha que avançar com a bola, ela só pode ser passada para o lado e para trás. A bola também pode ser chutada para frente, mas os atletas da equipe que realizou o chute necessitam estar atrás da bola no momento em que ela é chutada. Essa aparente contradição cria a necessidade de um bom trabalho de equipe e uma enorme disciplina, uma vez que pouco resultado pode ser obtido por um atleta individualmente.

Somente trabalhando em equipe, os atletas conseguem mover a bola para frente na direção da linha de gol dos adversários e eventualmente vencer o jogo.

Os vencedores de um jogo de Rugby serão os atletas da equipe que conseguir se colocar no espaço criado e utilizá-lo com sabedoria, negando aos seus adversários tanto a posse da bola quanto o espaço para utilizar essa posse em um eventual contra ataque.

 

Regras Básicas e Pontuação do Rugby

 

A versão do rugby de quinze é realizada em dois tempos de 40 minutos, já o rugby de sete, em dois tempos de 7 minutos cada. As medidas do campo são as mesmas para ambos (100m x 70m).

A saída de jogo em cada meio tempo é iniciada com um chute no centro da linha de meio campo. A equipe que não chuta a bola tem que estar posicionada a 10 metros de onde o chute será efetuado, e a bola tem que percorrer pelo menos 10 metros em direção à linha do in-goal adversário (linhas de fundo ou dos aros em formato de Hs).

Como já foi dito antes, a bola só pode ser passada para TRÁS ou para os LADOS, e só pode lançada para frente através de um chute.

A ação de derrubar um adversário de chama TACKLE e deve ser realizado da linha do peito para baixo. Apenas o atleta com a posse de bola pode ser derrubado.

Quando o atleta passa as linhas de in-goal do adversário e apoia a bola no chão é realizado o TRY e são contabilizados 5 pontos para a equipe.

Sempre que uma equipe realiza um try ela tem direito a um chute em direção ao H adversário, valendo 2 pontos. Esse chute é chamado de CONVERSÃO. O mesmo procedimento é realizado em caso de uma falta grave, onde é cobrada a PENALIDADE no valor de 3 pontos. Ambos devem ser realizados com um apoio sob a bola.

Um DROP GOAL é um chute um pouco diferente da conversão e da penalidade. Batido de “bate-pronto” deve quicar o chão e passar pelo H da equipe adversária, e pode ser realizado a qualquer momento da partida.

Se a bola sair por uma das linhas laterais, é realizado o LINE-OUT onde duas linhas paralelas formadas por três jogadores se dispõem próximas ao lance formando um corredor. A bola é retomada ao jogo sendo lançada no meio desse corredor e um dos jogadores é levantado pelos dois outros de sua equipe para disputar a bola. Segurança é a principal preocupação aqui, qualquer atleta que esteja no ar deve ser seguro até que retorne ao solo.

Quando um atleta manuseia mal a bola, como por exemplo deixa-a cair ou rebater nas mãos e braços, e a bola toca o solo indo na direção do in-goal adversário, esta ação é denominada KNOCK-ON. Essa ação é punida com um scrum para os adversários e, dessa forma, ocorre uma mudança de posse.

Creatina Growth
Creatina Growth
Creatina Growth
creatina Growth

Um SCRUM é o meio de reiniciar o jogo após uma interrupção que tenha sido causada por uma infração leve (um passe para frente ou um knock-on). Esse momento é muito semelhante ao futebol americano, pois as equipes se amontoam em volta da bola formando um túnel. A bola é colocada em jogo no túnel, onde a equipe que não cometeu a infração tenta disputar a posse puxando a bola com os pés em direção aos seus companheiros de equipe.

 

O Esporte

 

O Rugby baseia-se em uma ética única que se manteve com o passar do tempo. O jogo não apenas é praticado de acordo com suas leis, mas também dentro do “espírito” delas. O trabalho em equipe e a disciplina desse esporte são suas características principais.

Os princípios do Rugby são elementos fundamentais sobre os quais o jogo se baseia e permitem que os participantes identifiquem imediatamente o caráter do jogo, e o porquê dele se distinguir como um esporte democrático, praticado por pessoas de todos os biotipos, idades e gêneros.

 

Onde Jogar?

 

O interesse por esse esporte vem crescendo entre atletas de todo o Brasil. No site Portal do Rugby você encontra o Mapa do Rugby Brasileiro, criado com o objetivo de ser fonte segura para encontrar clubes de Rugby espalhados por todo o Brasil.

 

ATENÇÃO

Rugby é um jogo com um nível elevado de contato físico. Para apreciá-lo ao máximo é necessário estar física e mentalmente preparado, e também, compreender como praticá-lo com segurança.

Pesquise e contate a Federação local mais próxima para mais detalhes sobre as técnicas e treinamentos

 

...VEJA TAMBÉM...



Whey Protein Growth Grupo DT

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui