Por Paulo Gentil – 25 de janeiro de 2017
Para tentar responder essa pergunta, pesquisadores da Universidade de Brasília – mais especificamente o grupo do Martim Bottaro, um dos maiores pesquisadores de Treinamento Resistido do mundo – avaliou as respostas de recuperação em homens treinados (média de 4 anos de treino) fazendo 8 séries de supino reto na barra, na Smith e com halteres.
Na dissertação de mestrado do Diogo Ferreira, os participantes foram avaliados para o pico de torque e trabalho total na articulação do ombro e cotovelo ao longo de 4 dias, para ver se havia diferença na recuperação da força máxima e da capacidade de produzir trabalho.
O primeiro ponto observado foi que a curva de fadiga foi praticamente idêntica, ou seja, a queda na performance ao longo do treino foi a mesma para os três tipos de supino testados. E, respondendo à questão central, foi verificado que a recuperação da força e do trabalho tanto na articulação do ombro quanto do cotovelo foi a mesma entre o supino reto com barra, smith ou halteres. Sabe o que isso significa? Que em termos de estresse na musculatura alvo, os três são a mesma coisa!
Agora alguém me pergunta, então por que variar? Variar os exercícios é importante por questões práticas. Se você estiver pretendendo fazer um treino tensional caprichado e tiver alguém para te ajudar, você pode usar a barra. Por outro lado, se você estiver treinando sozinho, o supino com halteres vai facilitar sua vida. Já no caso de um drop-set as máquinas são mais interessantes. Sacou?
Referência Bibliográfica:
Ferreira DV, Ferreira-Júnior JB, Soares SR, Cadore EL, Izquierdo M, Brown LE, Bottaro M. Chest Press Exercises With Different Stability Requirements Result In Similar Muscle Damage Recovery In Resistance Trained Men. J Strength Cond Res. 2016 Apr 19.
Não só a maioria das pessoas que treinam musculação, mas também os fisiculturistas, geralmente deixam…
Whey Protein, Creatina, Glutamina são alguns dos suplementos mais utilizados e conhecidos por aqueles que…
O que comer antes do treino para ganhar massa é algo que todos que buscam…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Os glúteos são uma parte do corpo que chama muito a atenção, tanto nas mulheres…
O fisiculturista vencedor sete vezes do Mr. Olympia chamava bastante a atenção, principalmente por ter…
Devido à correria do dia a dia muitas vezes fica difícil desligar completamente na hora…
Os praticantes de Jiu Jitsu necessitam de uma alimentação equilibrada tanto para os treinos quanto…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
O Potenay, é um preparado químico, contendo complexos vitamínicos (tônico reconstituinte e estimulante). Originalmente desenvolvido…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
COMENTÁRIOS
Muito bom mesmo, sou antigo no ramo, mas temos sempre o que aprender.
É tudo de bom, parabéns aos idealizadores!
Começo com a barra, faço 8 em seguida pego os halteres e vou até a falha... Ir até a falha com a barra não dá (treino sem ajuda).
Boas dicas!