Para tentar responder essa pergunta, pesquisadores da Universidade de Brasília – mais especificamente o grupo do Martim Bottaro, um dos maiores pesquisadores de Treinamento Resistido do mundo – avaliou as respostas de recuperação em homens treinados (média de 4 anos de treino) fazendo 8 séries de supino reto na barra, na Smith e com halteres.
Na dissertação de mestrado do Diogo Ferreira, os participantes foram avaliados para o pico de torque e trabalho total na articulação do ombro e cotovelo ao longo de 4 dias, para ver se havia diferença na recuperação da força máxima e da capacidade de produzir trabalho.
O primeiro ponto observado foi que a curva de fadiga foi praticamente idêntica, ou seja, a queda na performance ao longo do treino foi a mesma para os três tipos de supino testados. E, respondendo à questão central, foi verificado que a recuperação da força e do trabalho tanto na articulação do ombro quanto do cotovelo foi a mesma entre o supino reto com barra, smith ou halteres. Sabe o que isso significa? Que em termos de estresse na musculatura alvo, os três são a mesma coisa!
Agora alguém me pergunta, então por que variar? Variar os exercícios é importante por questões práticas. Se você estiver pretendendo fazer um treino tensional caprichado e tiver alguém para te ajudar, você pode usar a barra. Por outro lado, se você estiver treinando sozinho, o supino com halteres vai facilitar sua vida. Já no caso de um drop-set as máquinas são mais interessantes. Sacou?
Quando falamos em diferentes execuções no Supino não existe invenção ou magia, simplesmente praticidade!
Referência Bibliográfica:
Ferreira DV, Ferreira-Júnior JB, Soares SR, Cadore EL, Izquierdo M, Brown LE, Bottaro M. Chest Press Exercises With Different Stability Requirements Result In Similar Muscle Damage Recovery In Resistance Trained Men. J Strength Cond Res. 2016 Apr 19.
Muito bom mesmo, sou antigo no ramo, mas temos sempre o que aprender.
É tudo de bom, parabéns aos idealizadores!
Começo com a barra, faço 8 em seguida pego os halteres e vou até a falha… Ir até a falha com a barra não dá (treino sem ajuda).
Boas dicas!