Por Dicas de Treino – 29 de maio de 2019
Embora as estrias sejam inofensivas para a saúde por serem superficiais, acabam sendo uma questão estética que gera preocupação para algumas pessoas, existem alguns recursos cosméticos e também podemos contar com alimentos para combater as estrias.
A prática regular de exercícios também é um aliado para evitar o aparecimento das estrias, porém isso não garantirá que elas não surgirão, pois há condições inevitáveis como a gravidez que contribuem para seu aparecimento.
Outra condição que pode desencadear o aparecimento das estrias é o crescimento, pois quando ocorre o desenvolvimento acelerado, isto poderá causar rupturas na pele e contribuir para o surgimento das estrias.
Nosso post hoje vai esclarecer o que são e as causas mais comuns das estrias, mostraremos também uma lista com alimentos para combater as estrias, então continue por aqui e aprenda mais sobre o assunto.
As estrias se formam quando ocorre um estiramento abrupto da pele e isso destrói fibras do tecido epitelial e o colágeno, que é a proteína responsável para dar firmeza à pele.
As estrias podem aparecer durante a gravidez,no início da fase de crescimento, quando acontece ganho acentuado de peso,fatores hormonais e genéticos, uso de anabolizantes, uso prolongado de corticoides.
As linhas que aparecem são pelo fato de a pele ficar muito fina. Em alguns casos as estrias podem coçar e dar uma certa ardência, mas geralmente não acontecem estes síntomas.
Alguns fatores como alimentação adequada ajuda a evitá-las e existem alguns tipos de alimentos para combater as estrias.
Podemos dividir as estrias em:
São as estrias mais recentes e são estas que podem causar coceira e ardência, são as mais fáceis de tratar porque ainda há circulação sanguinea no local.
São as estrias antigas, com o passar do tempo estas linhas perderam a cor porque a circulação sanguínea no local ficou inadequada, portanto estas são mais difíceis de tratar.
Exigem um tratamento mais invasivo que trate as estrias internamente.
Para evitar que se chegue a este ponto alguns cuidados precisam ser tomados e dentre eles está a inclusão dos alimentos para combater as estrias.
Existem muitos alimentos para combater as estrias, mas também existem aqueles que podem prejudicar e agravar o quadro.
Confira os alimentos que devem ser consumidos com muita moderação para evitar estrias:
Estes alimentos são ricos em gorduras e portanto favorecem processos inflamatórios que podem causar lesões na pele.
Em excesso favorece o ganho de peso que pode resultar no estiramento da pele e estrias.
Bbiscoitos, refrigerantes, sucos de caixinha, etc.. estes são exemplos de alimentos que podem causar ganho de peso e provocar inflamações.
São de rápida absorção, aumentando a fome e podendo levar ao ganho de peso.
Este cereal além de ajudar no bom funcionamento do intestino e de proporcionar saciedade contribuindo para o controle do peso, é também rico em silício, mineral essencial para a síntese de colágeno que é o responsável pela firmeza e fortalecimento da pele.
Estas frutas são ricas em água e ajudam na hidratação da pele, fazendo com que ela ganhe mais elasticidade.
Este mineral age evitando que a as fibras da pele se rompam.
São ricos em vitamina E, esta vitamina protege e regenera os tecidos da pele.
São ricas em vitamina C que participa diretamente da síntese de colágeno.
Nnozes, castanhas, amêndoas, amendoim, etc… são ricas em ácidos graxos essenciais e vitamina E, estes nutrientes nutrem a pele e ajudam a mantê-la elástica.
Farelo de trigo, granola, aveia, etc.. também são ricos em vitamina E, fundamental para restaurar a pele.
Tem vitamina A que é responsável pela renovação das células da pele, cabelo e unhas.
os benefícios estão relacionados a presença das vitaminas A e C que são antioxidantes e também por causa da vitamina E que protege e nutre a pele.
Rica em zinco, mineral que ajuda para a síntese de colágeno e também vitamina B6 que diminui o risco de desenvolver estrias.
Estes alimentos para combater as estrias devem ser inseridos na rotina alimentar para que façam o efeito desejado, mas também é necessário que eles estejam incluídos numa alimentação balanceada para que não haja ganho excessivo de peso que poderá desencadear o problema.
(PorPatricia Elias)
Existem tratamentos estéticos para amenizar as estrias, mas também devem ser incluídos os alimentos para combater as estrias, pois eles ajudarão a recompor a pele nas camadas profundas e também ajudarão a mantê-la nutrida e com elasticidade.
Esperamos que este artigo tenha trazido boas informações e esclarecido dúvidas sobre quais alimentos podem ajudar a diminuir e evitar as estrias.
Não esqueçam de compartilhar e comentar!
Até a próxima!
MILEWICZ, D. M.; URBÁN, Z.; BOYD, C. Genetic disorders of the elastic fi ber system. Matrix Biology, Amsterdam, v. 19, n. 6, p. 471-480, nov. 2000.
Não só a maioria das pessoas que treinam musculação, mas também os fisiculturistas, geralmente deixam…
Whey Protein, Creatina, Glutamina são alguns dos suplementos mais utilizados e conhecidos por aqueles que…
O que comer antes do treino para ganhar massa é algo que todos que buscam…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Os glúteos são uma parte do corpo que chama muito a atenção, tanto nas mulheres…
O fisiculturista vencedor sete vezes do Mr. Olympia chamava bastante a atenção, principalmente por ter…
Devido à correria do dia a dia muitas vezes fica difícil desligar completamente na hora…
Os praticantes de Jiu Jitsu necessitam de uma alimentação equilibrada tanto para os treinos quanto…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
O Potenay, é um preparado químico, contendo complexos vitamínicos (tônico reconstituinte e estimulante). Originalmente desenvolvido…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…