Início Artigos Juliana Pansardi Conheça os benefícios do leite vegetal

Conheça os benefícios do leite vegetal

Uma boa opção para quem deseja reduzir ou eliminar o consumo de lactose, são os leites vegetais, que são frescos, saborosos e super nutritivos. Além de não sofrer por carência de nutrientes, com o consumo dos leites vegetais podemos inclusive ganhar fibras, minerais e muita saúde.

Os leites vegetais podem ser consumidos puros ou em preparo de bebidas, como vitaminas. Não é indicado que seja fervido, somente aquecido, sendo o uso da canela indicada quando este precisar ser aquecido.  Os grãos que sobrarem após a coagem podem ser utilizados em outras preparações. Lave sempre bem os grãos antes de iniciar o processo de retirada do leite.

 

Vamos ver um pouco dos benefícios de cada leite vegetal:

 

Leite de linhaça: entre os benefícios do consumo de linhaça está o fortalecimento da imunidade, por fornecer substâncias bioativas capazes de prevenir e tratar doenças. É um potente anti-inflamatório, pois atua na redução dos níveis de gordura sanguínea (triglicerídeos e colesterol), reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Outro papel fundamental da linhaça é atuar no bom funcionamento intestinal.

Leite de castanha de caju: sua função mais importante é fortalecer a circulação sanguínea, protegendo os vasos. Além de fornecer proteínas, atua na redução da hipercolesterolemia.

Leite de amendoim: atua como antioxidante, protegendo o organismo da ação dos radicais livres. O leite de amendoim é o que mais deixa resíduos.

Leite de nozes: o papel fundamental das nozes é a proteção do sistema respiratório. Enquanto sua aparência enrugada lembra o cérebro humano, as nozes atuam tonificando nosso sistema nervoso. A gordura das nozes é facilmente metabolizada pelo organismo.

Leite de quinoa: pode ser comparado com o leite materno, devido sua composição, rica em proteínas e segundo pesquisas, o alimento mais rico em aminoácidos e vitaminas.

Leite de semente de abóbora: excelente fonte de ferro, fósforo e cálcio, atua no combate à anemia, auxiliando na formação dos glóbulos vermelhos, oxigenação dos órgãos e na formação de músculos, ossos e cérebro. Auxilia no funcionamento do intestino e na colonização de bactérias benéficas.

Leite de aveia: possui fibras solúveis que atuam no controle da glicemia, importante para diabéticos. Atua na proteção do coração e circulação contra aterosclerose. Importante fonte de cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e fibras, atuando no  regulamento da função intestinal.

Leite de gergelim: excelente para o funcionamento dos músculos e do cérebro, o gergelim é fonte de proteína, cálcio e ácido fólico, essencial para a formação das células sanguíneas.

Leite de castanhas: excelente fonte de Selênio, as castanhas atuam como antioxidantes que atuam eliminando as impurezas do organismo. Seu teor de vitamina E e vitamina B1, exercem papel importante no fornecimento de energia e no metabolismo das proteínas.

Leite de girassol: fonte de proteínas, fósforo, cobre, ferro, zinco  e vitaminas B6, K e E, sua principal propriedade é a de poderoso antioxidante, protegendo o organismo do envelhecimento precoce, estresse e poluição.

Leite de arroz integral: é um poderoso desintoxicante do organismo. Suas proteínas, vitamina B1 e niacina, possuem a função de transformação das proteínas e carboidratos em energia no organismo. O leite de arroz contém mais carboidratos que o leite de vaca, porém, não contém colesterol nem lactose, tornando-o mais saudável ao coração e seguro para os intolerantes à lactose. Uma xícara de leite de arroz contém aproximadamente 140 calorias, comparado ao leite de vaca que possui 185 calorias.

 

A produção do leite vegetal é simples, independente do ingrediente escolhido, uma super dica, é que os leites vegetais podem ser preparados em casa, aprenda como fazer:

 

LEITE DE AMÊNDOAS

Ingredientes: 1 copo de amêndoas descascadas e lavadas, 2 copos de água filtrada.

Modo de preparo: Deixe as amêndoas de molho na água filtrada durante uma noite, no dia seguinte, descarte a água. Bater no liquidificador as amêndoas com mais 2 copos de água filtrada. Essa mistura deve ser coada de três a quatro vezes. Depois de preparado é só conservar em geladeira.

 

LEITE DE ARROZ

Ingredientes: 1 litro água, 150g arroz integral.

Modo de Preparo: Cozinhar o arroz. Retirar o arroz e reservar a água. Bater o arroz no liquidificador. Volte a ferver a água e adicione 4 colheres de sopa do creme de arroz .

 

Espero que tenham gostado, um grande abraço e até a próxima!

 

Salvar

...VEJA TAMBÉM...



4 COMENTÁRIOS

  1. Olá!
    Agradeço a Drª Juliana pelas informações dadas neste site, muito obrigada!
    Gostaria de saber se a senhora pode fornecer uma tabela com os valores nutricionais dos leites vegetais. Dentre as informações fornecidas, o que mais me chamou a atenção foi o leite de semente de abóbora, aliás, participei de um seminário vegano, onde falaram que a o leite da referida semente é capaz de até mesmo produzir neurônios, isto é mesmo verdade?
    Mais uma vez agradeço pela informações que a senhora trouxe até nós.

  2. Olá!

    Também estou interessada em consultar semelhante tabela! Tenho feito leite de amêndoas e de aveia e ambos me agradam. Gostaria, no entanto, de experimentar leite de amendoim mas preocupa-me que possa conter muita gordura. Será que nos pode esclarecer, sff?

    Obrigada!

  3. Olá! Gostaria de saber,ao certo, se, visando mais as propriedades nutricionais do que omodo de consumir o alimento, a ingestao do alimento na sua forma original seria mais vantajosa do que a ingestao do leite do tal. Em outras palavras, gostaria de saber se é melhor a ingestao da aveia isolada do que o leite da tal em funçao de suas propriedades, por exemplo. Desde ja agradeço!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile