Por Dicas de Treino – 11 de fevereiro de 2021
Quem vê os homens malhados com aquele peitoral avantajado ou homens com as mamas maiores, geralmente pensa: “Nossa, quanto peito!”.
Mas será que esse peito são os músculos ou a chamada Ginecomastia?
Muitas vezes não é porque o homem treina que ele vai ter Ginecomastia.
Além disso, se engana também que o excesso de gordura faz parte, muito pelo contrário, o crescimento de mamas de tamanho fora do normal nos homens deve-se ao excesso de tecido mamário.
“A ginecomastia é um problema mais comum do que se imagina.
Aliás, atinge praticamente a metade dos homens através de um crescimento mamário acima do normal.
Apesar de não prejudicar a saúde, pode trazer desconforto e, muitas vezes, afetar a autoestima”
Desta forma, para sanar as duvidas não só das pessoas, mas principalmente dos homens, vamos esclarecer tudo neste artigo, na qual falaremos sobre o que é a ginecomastia, como ela surge, quais os tipos, as maneiras de evitar, a forma de tratamento e quando é indicada a cirurgia.
A ginecomastia é um distúrbio que acontece nos homens, caracterizado pelo aumento das mamas, devido ao excesso de tecido glandular mamário.
No entanto, de acordo com alguns especialistas, em determinados casos, precisa-se analisar questões que possam estar por trás da ginecomastia, como por exemplo, assuntos hormonais, hepáticos, endócrinos, obesidade, dentre outros.
Veja:
Vale ressaltar também, que o crescimento ainda pode ser estimulado pelo uso de medicamentos ou de drogas, nas quais causam efeitos secundários, por isso se diz muito que os esteroides podem ser contribuintes para a ginecomastia.
Além disso, ela pode também estar unida a uma hipertrofia da glândula mamária.
Segue abaixo uma figura representativa da Ginecomastia:
Sem Ginecomastia / Com Ginecomastia
Porém, a notícia boa é que a Ginecomastia tem cura. Na puberdade mesmo ela normalmente ocorre transitoriamente, desaparecendo de maneira espontânea ou através do tratamento para eliminar a causa ou por meio de uma cirurgia plástica, em casos indicados.
Ela pode existir em pessoas de todas as idades. Nos recém-nascidos, por exemplo, a causa mais comum costuma ser devido a reação do contato do estrogênio da mãe durante o período da gestação.
Entretanto, esse fator pode ser resolvido facilmente.
Já nos adolescentes, o problema geralmente aparece a partir dos 14 anos, e a ginecomastia pode afetar ambas as mamas.
Na maioria dos casos, o aparecimento é devido ao aumento tardio na quantidade de testosterona em relação à quantidade de estrogênio, algo comum durante a fase da puberdade.
Ao contrário dos adolescentes, nos adultos mais velhos, a ginecomastia costuma estar diretamente relacionada à queda dos níveis de testosterona no organismo, a diminuição.
Além disso, o índice de testosterona também pode cair por conta de resultado de outras condições de saúde e situações.
Confira abaixo:
# Quimioterapia;
# Doença hepática crônica;
# Exposição a hormônios esteroides anabolizantes;
# Exposição ao estrogênio;
# Insuficiência renal;
# Falta de testosterona no organismo;
# Tratamento hormonal para câncer de próstata;
# Tratamento com radiação nos testículos;
# Efeitos colaterais de alguma medicação;
# Defeitos congênitos;
# Hipertireoidismo e Hipotireoidismo;
# Tumores;
# Câncer de mama (mesmo sendo raro em homens).
A ginecomastia é classificada em alguns tipos, que incluem:
É quando ocorre o aparecimento de uma massa de tecido glândulas mamário concentrado, como um botão em volta da aréola, sem o acumulo de pele ou gordura.
Ao contrário do grau 1, no grau 2, pode existir o acúmulo de gordura, pois a massa de tecido mamário encontra-se difusa.
Diferentemente dos dois graus acima, a ginecomastia de grau 3, denomina-se tanto pelo acumulo de pele como pelo de gordura, assim a massa de tecido mamário esta bastante difusa.
Portanto, devemos enfatizar que conforme o grau apresentado pelo homem, a cirurgia é muitas vezes a melhor maneira. Por isso, é precisa observar o quanto antes.
A ginecomastia não costuma causar tantos problemas além do aspecto feminino, já que as mamas ficam “maiores”. Mas os sinais e sintomas podem ser observados, caso o paciente esteja sentindo:
# Acúmulo de gordura região;
# Dores e sensibilidade nas mamas;
# Coceiras;
# Crescimento fora do comum nas mamas;
# Galactorreia (fluxo de leite) em alguns casos.
Contudo, o principal problema causado é no quesito autoestima, e somente a cirurgia pode melhor o quadro em 100%. Os medicamentos em geral, amenizarão o problema, ajuda reduzir a dor.
A ginecomastia acomete cerca de 30% dos homens. Porém, em situações raras as mulheres também podem ter. Alguns fatores podem desencadear a doença, como por exemplo:
Estima-se que 50% das pessoas que o utiliza apresentam algum tipo de disfunção hormonal.
Ela possui fitoestrogénos, substâncias que induzem o estrogênio no corpo.
Como já foi dito acima, certos fatores influenciam no aparecimento da ginecomastia. No entanto, não há muito como prever ou prevenir a condição, mas a notícia boa é que o problema tende a regredir de maneira espontânea, e assim, os hormônios vão se regularizando.
Desta forma, é preciso ficar atento em alguns pontos para “evitar” este tipo de problema.
Acompanhe abaixo:
Algumas condições de saúde podem ter a ginecomastia como efeito colateral. Portanto, é preciso ficar atento ao estado de saúde e iniciar o tratamento o quanto antes para prevenir o surgimento do aumento nas mamas.
Os exemplos de doenças que podem contribuir para a ginecomastia são: doenças sistêmicas de base, cirrose hepática, hipertireoidismo, hipogonasdismo e tumores (testículos, no fígado, pulmões e nas glândulas suprarrenais).
Assim como as doenças, certos medicamentos também podem aumentar o risco de ginecomastia, como é o caso de antibióticos, anti-hipertensivos e medicamentos que auxiliam no tratamento gastrite, insuficiência cardíaca e infertilidade masculina. Logo, evitar é a melhor maneira!
Ter uma alimentação saudável é à base de tudo, não só para evitar este tipo de problema, mas qualquer problema de saúde.
O consumo excessivo de gordura pode causar o aumento das mamas, devido ao acúmulo de tecido adiposo (provocando a ginecomastia “falsa”) e também a gordura no organismo pode aumentar a conversão dos andrógenos (hormônios masculinos) em estrogênio (hormônio feminino), o que resulta na ginecomastia propriamente dita.
O uso de drogas como heroína injetável, maconha, cocaína, pode induzir a ginecomastia por conta da redução dos andrógenos no organismo.
O uso de anabolizantes também faz com que a testosterona em excesso seja convertida em estrogênio, sem contar, da produção natural da testosterona no organismo.
Outro fator é a ingestão de álcool, que pode ocasionar doenças propensas a desenvolver a ginecomastia.
O aumento das mamas em homens pode ser constrangedor, principalmente na adolescência, quando estão na fase de crescimento. No entanto, o problema pode sim ser resolvido, feito com terapia hormonal, que tem capacidade de bloquear o efeito do estrogênio, como por meio de uma intervenção cirúrgica que reduz o tamanho da mama.
É preciso ressaltar também que observar os sinais é o primeiro passo. Se a mama do jovem ou adulto estiver um pouco maior do que o normal, e vier acompanhada de dor ou inchaço ou qualquer outro sintoma, o ideal é consultar um médico, para saber se realmente o problema é a ginecomastia.
Lista dos Top 10 Anabolizantes para Secar (emagrecer)
O que é Testosterona, para que serve, como e porque tomar
Conheça os melhores Alimentos que Aumentam a Testosterona
5 dicas para reduzir o acumulo de Gorduras nas Costas e nos Braços das Mulheres
Um exemplo de remédio muito usado para o tratamento da ginecomastia é o Tamoxifeno, um antiestrogênico que bloqueia os efeitos dos estrogênios, ou seja, os hormônios femininos.
Caso o remédio não tenha o efeito desejado, indica-se a cirurgia para redução das mamas.
Vale ressaltar, que citamos apenas um dos remédios utilizados neste tratamento.
A automedicação não deve ser feita, o uso dos remédios para tratar a ginecomastia só deve ser passado sob orientação médica, pois só um especialista irá dizer a dosagem, qual o melhor medicamento e duração do tratamento.
A cirurgia é bastante indicada, porque como dissemos no texto, muitos medicamentos às vezes não são eficazes, devido ao grau elevado da doença, como nos casos mais graves, quando o acumulo de gordura na mama, por exemplo.
Os pacientes que terão um bom retorno na cirurgia costumam ser:
# Possui um físico saudável e peso ideal;
# Possui expectativa realistas;
# Teve estabilização no desenvolvimento da mama;
# Sente incômodo com as mamas aumentadas;
# Pacientes que não se adaptam a métodos alternativos;
# Não tabagistas.
Todo procedimento cirúrgico exige uma série de exames, e na cirurgia de ginecomastia não é diferente, como segue abaixo:
Este exame vai investigar qual é a real causa da doença, se foi causada por medicamentos ou alguma patologia. É utilizada uma dosagem de hormônio e uma de coagulação do sangue.
No dia da operação, o paciente precisa estar em jejum, e há casos em que não é necessária a internação. Entretanto, em casos mais severos, como a ginecomastia de 3 grau/mista, a internação pré-operatória deve ser feita.
Depois da cirurgia recomenda-se uma ou duas semanas de repouso para atividades físicas. Porém, do restante é bastante tranquilo.
As cirurgias para sanar este problema vão variar de acordo com o caso. Então, o especialista pode solicitar uma das seguintes cirurgias:
é indicada nos casos em que há acumulo de gordura, utilizando-se este técnica junto com anestesia local tumenescente. A recuperação costuma ser rápida e sem sangramentos.
quando a glândula mamária tem um aumento anormal, a lipoaspiração não é suficiente para reduzir o tamanho. Desta maneira, é preciso fazer um corte na mama para retirar a glândula. Logo, em alguns casos, utiliza-se o conjunto (lipo+cirurgia).
Esta técnica é utilizada nos casos mais graves. Além da remoção de gordura e glândula, reduz também a pele que está sobrando.
Para finalizar…
Como discutimos neste texto, a ginecomastia é um problema causado por vários fatores e prioritariamente atinge os homens, podendo afetar desde os jovens até os adultos.
O aumento nas mamas faz com que a autoestima do homem caia e torna-se algo constrangedor a ele, desconfortável.
Então, se perceber que tem algo de errado com as mamas, é preciso procurar um especialista, principalmente aqueles que fazem o uso de anabolizantes, porque a ginecomastia torna-se mais propicia.
Esse distúrbio pode ser caracterizado em três tipos, sendo um mais “grave”.
No entanto, há tratamento através de remédios e até mesmo procedimento cirúrgico de acordo com o caso.
Portanto, homens, fiquem atentos com as causas, sintomas, porque este problema pode sim ser evitado, com uma alimentação saudável, não ingerir certos medicamentos, tomar cuidado com esteroides, bebida alcoólica, ou seja, o melhor remédio é a prevenção.
O consumo de suplementos proteicos é um hábito muito comum entre atletas ou praticantes de…
Não basta apenas tomar um suplemento proteico, se existe essa necessidade é preciso saber quais…
Não só a maioria das pessoas que treinam musculação, mas também os fisiculturistas, geralmente deixam…
Whey Protein, Creatina, Glutamina são alguns dos suplementos mais utilizados e conhecidos por aqueles que…
O que comer antes do treino para ganhar massa é algo que todos que buscam…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Os glúteos são uma parte do corpo que chama muito a atenção, tanto nas mulheres…
O fisiculturista vencedor sete vezes do Mr. Olympia chamava bastante a atenção, principalmente por ter…
Devido à correria do dia a dia muitas vezes fica difícil desligar completamente na hora…
Os praticantes de Jiu Jitsu necessitam de uma alimentação equilibrada tanto para os treinos quanto…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
O Potenay, é um preparado químico, contendo complexos vitamínicos (tônico reconstituinte e estimulante). Originalmente desenvolvido…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
Os efeitos colaterais do Masteron muitas vezes são ignorados e por isso trazem prejuízos a…
Escolher muito bem os Alimentos para comer no Café da Manhã é um diferencial para…
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, escolher os alimentos para comer no pré-treino é…