Por Dicas de Treino – 05 de novembro de 2017
A reposição hormonal feminina revolucionou o modo de enxergar a sexualidade da mulher e principalmente aumentou a qualidade de vida. Você sabe porquê?
Tema de discussão, alvo de preconceitos, associações sem evidência científica, movimentaram a sociedade, principalmente as mulheres, quando se ouvia falar na reposição de hormônios.
Com certeza, você já deve ter ouvido, que restabelecer a taxa hormonal na mulher tem muitos efeitos colaterais, como aumento do peso, provoca câncer, etc.
Em relação a isso, é obrigação da equipe aqui do site, explicar, que de acordo com vários médicos, inclusive poderá acompanhar os depoimentos nos links abaixo, não existe nenhuma prova científica que legitime essas suposições.
A Terapia Hormonal (TH) começou a ser difundida na década de 60, como proposta para controlar o déficit de qualidade de vida, decorrente do período natural de transição da mulher até a menopausa (climatério).
Por muitos anos, foi aceita como forma de tratamento, no entanto em 2002, a pesquisa (Women´s Health Initiative) divulgada no Journal of the American Medical Association, iniciou um grande movimento de discussão sobre os efeitos (eventos negativos) que a reposição hormonal feminina poderia causar no organismo da mulher, entre eles a chance de câncer, derrames e infarto.
Aqui no Brasil, a Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e a Associação Brasileira de Climatério (Sobrac) se pronunciaram sobre o assunto.
Explicando como a pesquisa foi realizada e justificando que ela não serve como prova científica (pois o grupo estudado era de mulheres que já estavam a muito tempo no período da menopausa).
Controvérsias explicadas, a certeza de aderir ao tratamento está mais para:
No mais, não há motivo para pânico ou insegurança quando o médico cogitar a repor os hormônios.
Feito sob orientação médica, levando em conta fatores genéticos e o histórico de saúde, o tratamento pode trazer benefícios imensuráveis para o funcionamento do organismo feminino.
A diminuição natural da produção de progesterona e estrogênio (principais hormônios femininos) bem como da testosterona, pode trazer sintomas indesejáveis às mulheres de meia idade.
A Reposição Hormonal Feminina atua como atenuante desses sintomas, já que repõe os hormônios necessários para o bom funcionamento corporal e mental, ajudando a prevenir doenças típicas dessa fase da vida feminina.
O período ideal para o início da reposição hormonal feminina, segundo os especialistas, é quando os sintomas do climatério se manifestam.
O climatério é o período de transição entre o ciclo fértil e o não-fértil da mulher, e ele ocorre de forma variável, em geral, a partir dos 40 anos de idade.
Dentre os principais sintomas do climatério estão:
O período de duração do climatério também é variável, podendo se estender por anos, até a menopausa (última menstruação).
São duas as principais formas de fazer a reposição hormonal feminina: Por via oral ou, com a aplicação transdérmica, com o uso de gel, adesivos ou creme.
A segunda forma é mais indicada pois evita o surgimento de problemas hepáticos, mais comuns quando a reposição hormonal feminina é feita via oral.
No entanto, a proposta de reposição natural através de suplementos é muito válida, pois é sutil e gradual, sem causar nenhum desconforto as mulheres.
Em relação a forma de reposição química, a dosagem usada no tratamento é baixa e deve ser indicada por um endocrinologista, profissional responsável pelo tratamento.
Dentre os hormônios passíveis de reposição estão:
Segundo os especialistas da Associação Brasileira do Climatério, órgão responsável por informar e conscientizar as mulheres interessadas no procedimento, alguns quadros são claramente contraindicados, dentre eles doenças cardíacas e hepáticas crônicas e/ou severas, casos de câncer de mama na família e sangramentos vaginais anormais.
Já a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia atestam que:
“Excetuados os casos impeditivos já citados, todos os demais estão sujeitos à análise individual”
Além disso, são passíveis de realizar a reposição hormonal feminina, desde que devidamente acompanhados por um médico responsável.
Dentre as mulheres interessadas no tratamento de reposição hormonal existem algumas dúvidas recorrentes.
A principal delas diz respeito ao ganho de peso. Segundo os especialistas, não há uma relação direta entre o tratamento e o ganho de peso, como já mencionados acima.
O que ocorre é que com a diminuição do nível de hormônio, a mulher naturalmente tem suas formas modificadas, perdendo a silhueta e ganhando mais gordura na região abdominal.
Esse acúmulo pode trazer aumento no risco de infarto, e a reposição atua na melhoria geral do quadro.
Como Aumentar a Testosterona Naturalmente
É muito comum também que a aparência e o estado de humor sejam preocupações de quem se submete ao tratamento de reposição hormonal feminina.
Em ambos os casos há melhoria sensível do aspecto da pele, dos cabelos e das unhas. As variações de humor repentinas, tão comuns no climatério, também são atenuadas com a reposição.
Embora os benefícios da reposição hormonal feminina se estendam à estética e ao humor, os especialistas alertam que esses não devem ser os motivos da reposição, e sim a busca pela manutenção da saúde geral da mulher nessa fase da vida.
O aspecto social também tem feito cada vez mais mulheres buscarem a reposição hormonal feminina.
Pois cada vez mais é comum a maternidade tardia, a busca pelo desempenho sexual, no climatério e na menopausa.
Com o adequado acompanhamento médico e com a análise caso a caso é possível determinar a época certa e a melhor forma de fazer a reposição hormonal feminina, e assim, assegurar mais saúde e maior qualidade de vida.
Mulheres!!! Não dispensem o que a reposição hormonal feminina proporciona!
O consumo de suplementos proteicos é um hábito muito comum entre atletas ou praticantes de…
Não basta apenas tomar um suplemento proteico, se existe essa necessidade é preciso saber quais…
Não só a maioria das pessoas que treinam musculação, mas também os fisiculturistas, geralmente deixam…
Whey Protein, Creatina, Glutamina são alguns dos suplementos mais utilizados e conhecidos por aqueles que…
O que comer antes do treino para ganhar massa é algo que todos que buscam…
Na rotina de exercícios muitas vezes o foco acaba sendo os músculos do peitoral e…
Os glúteos são uma parte do corpo que chama muito a atenção, tanto nas mulheres…
O fisiculturista vencedor sete vezes do Mr. Olympia chamava bastante a atenção, principalmente por ter…
Devido à correria do dia a dia muitas vezes fica difícil desligar completamente na hora…
Os praticantes de Jiu Jitsu necessitam de uma alimentação equilibrada tanto para os treinos quanto…
Masteron é um dos nomes comerciais para o propionato de drostanolona e trata-se de um…
Anabolizantes para ganhar massa muscular existem vários, porém, não significa que todos são seguros. Desde…
O Potenay, é um preparado químico, contendo complexos vitamínicos (tônico reconstituinte e estimulante). Originalmente desenvolvido…
Anabolizantes para secar realmente funcionam? Tem efeitos colaterais? Quais os principais e como agem? Veja…
Os efeitos colaterais do Masteron muitas vezes são ignorados e por isso trazem prejuízos a…
Escolher muito bem os Alimentos para comer no Café da Manhã é um diferencial para…
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, escolher os alimentos para comer no pré-treino é…